terça-feira, 17 de abril de 2018

Belezinha no TRE: Vitória no Meio e Buraco Mais em Baixo



Não resta dúvida que o resultado favorável ao recurso que impetrou junto ao TRE foi uma importante e [diria] surpreendente vitória jurídica de Belezinha, mas com reflexos medianos para o jogo político de 2018 e totalmente incertos para 2020.

No campo jurídico a estranheza fica por conta da contundência das provas apresentadas durante a investigação eleitoral que teve gravação de áudio e vídeo, nota de entrega e apreensão do material de construção que embasaram a condenação da justiça eleitoral de Chapadinha por compra de votos. Até por isso, o placar de 5 votos contra 1 também surpreendeu.

Sobre como os juízes do TRE conseguiram desconsiderar tais provas, volto em outro texto quando tiver conhecimento do acórdão.

Ressaltando que a decisão mantém Belezinha com capacidade para disputar a eleição de 2018 e não há tempo para mudar essa condição até outubro, o processo segue para o TSE que dará a palavra final que não se vincula às decisões do TRE-MA. Como exemplo ainda vivo do caso do ex-prefeito Isaías, que em 2008 venceu em São Luís por 6 x 0 e perdeu em Brasília pelo mesmo placar, ficando fora da prefeitura, para 2020 a elegibilidade de Belezinha é duvidosa.

Na senda política a decisão do TRE surge tarde para o calendário deste ano. Belezinha não trabalhou a candidatura antes e em tal altura não encontrará base eleitoral fora de Chapadinha o que inibe ou encarece ao extremo a conquista do mandato.  

Pode ela insistir em candidatura para manter o nome com provável boa votação em Chapadinha e não passa disso. Belezinha pode repetir a filha de Isaías de 2010: mais votada em Chapadinha, mas sem votos fora e andando longe até das suplências.

É por isso que a conquista de Belezinha de hoje é vitória jurídica de meio de caminho e o triunfo político para 2018 é coisa que não passa da ladeira do Angelim e não vai além do bairro Mutirão. E para as próximas eleições de prefeito? Ah, 2020 vem depois e o buraco pode ser bem mais em baixo.      

Nenhum comentário: