quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Hospital Carlos Macieira inicia projeto Ronda da Qualidade para melhoria do cuidado e atendimento dos pacientes


O Hospital Dr. Carlos Macieira iniciou, nesta quarta-feira (21), o projeto Rondas da Qualidade, de sensibilização das equipes da assistência, da área administrativa e de empresas terceirizadas que atuam na unidade, em prol da Acreditação Hospitalar. O projeto faz parte de um conjunto de ações executadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) que busca a padronização de processos, e melhoria do cuidado e atendimento seguro ao paciente.

Com o processo de Acreditação o HCM está buscando certificação da qualidade dos serviços de saúde. O gerente da Qualidade, Márcio Ramos, informou que a ronda vai continuar até o fim de março, sempre às quartas-feiras, orientando os colaboradores sobre a importância da iniciativa. 

“A ideia da ronda é sensibilizar e engajar todas as equipes nesse processo de acreditação, os fazendo entender o que é a acreditação, como cada um pode contribuir, quais os deveres deles e os ganhos que cada um vai ter com esse projeto”, destacou Márcio Ramos.

Janice Brito, secretária da Coordenação de Residência Médica (Coreme) elogiou a iniciativa. “Gostei bastante da realização dessas rondas, até para que todos consigam se sentir parte desse processo de acreditação, que é um resultado coletivo”. “A acreditação reforça a importância do trabalho em equipe”, completou o coordenador da Reabilitação, João Marcelo Lopes. 

A supervisora do Núcleo Interno de Regulação (NIR HCM), Marise Gaspar, destacou que participar de um projeto de acreditação é benéfico para todo o hospital. “Com a acreditação os setores passam a adotar a rotina adequada e a pôr em prática. É um ganho para o hospital e principalmente para o nosso paciente”, avaliou. “Essa ação é uma forma de todos os setores estarem integrados no processo de acreditação”, afirmou a farmacêutica bioquímica, Jordânia Mota, que atua no Banco de Sangue do HCM. 

As orientações do projeto Rondas da Qualidade foram apresentadas pelas enfermeiras Nathália Figueiredo, Christina de Carvalho e Camila Lucena.

Acreditação ONA 

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente. A ONA coordena o Sistema Brasileiro de Acreditação (SBA), que reúne organizações e serviços de saúde, entidades e instituições acreditadoras em prol da segurança do paciente e da melhoria do atendimento. O processo de acreditação no qual o Hospital Carlos Macieira está em busca tem um caráter eminentemente educativo.

Nenhum comentário: