quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Bares e Blocos Encerrando às 8 no Carnaval é Igual Restaurante Fechando para o Almoço


Em 2016 – época da prefeita Belezinha – as autoridades da segurança pública, promotoria, judiciário e do executivo municipal decidiram fechar os bares de toda a cidade às 22 horas e concentrar toda a folia na Praça do Povo. Protestei. Agora representantes dos mesmos órgãos decidiram que os bares devem parar às 20 horas e todos os foliões encaminhados à confinação na área oficial. Inacreditável!!!  

Poderia usar mil argumentos jurídicos da falta de legalidade da medida, do injusto de impedir os ganhos do trabalho honesto dos donos de bares em período crucial para a atividade econômica deles, no absurdo do cerceamento de liberdade de quem gosta de brincar e manter uma das mais sensíveis tradições brasileiras, mas o meu receio é de que esteja em jogo algo muito mais profundo.

Por inspirações, motivações e razões de alguns é o próprio carnaval – que já foi um melhores e mais pacíficos do estado – quem corre risco de morte.

Não consigo imaginar que a prefeitura precise fechar bares para engrossar público do evento oficial que em tempo algum deixou de reunir multidões. Não, não deve ser essa a motivação.

Se o argumento principal for a garantia de segurança e nossas polícias não têm efetivo ou equipamentos (apesar dos concursos e da entrega de viaturas amplamente divulgados) receio que em 2019 a restrição caia para 18 horas até se vetar por completo o carnaval nas ruas de Chapadinha nos anos subsequentes.

Enquanto não ver a tal portaria ou as explicações das autoridades, prefiro levar a possibilidade de bar encerrando às 8 da noite em pleno carnaval com a mesma seriedade da piada do restaurante que fecha para o almoço. 

Imagem Ilustrativa

Nenhum comentário: