Publicidade

Publicidade

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

É nesta quinta-feira (23) na Praça do Povo, sorteio de prêmios em comemoração ao aniversário do Deputado Levi Pontes

É nesta quinta-feira (23) na Praça do Povo, sorteio de prêmios em comemoração ao aniversário do Deputado Levi Pontes.

Após ter sido adiado por motivo de força maior, acontece nesta quinta-feira (23/02) na Praça do Povo em Chapadinha, a festa em comemoração ao aniversário do Deputado Estadual Levi Pontes, na ocasião o parlamentar irá presentear a população com alguns brindes que serão sorteados durante o evento.

E já em no clima de Carnaval teremos a Saveiro Black Pancadão tocando os ritmos que a galera gosta, Palloma Nunes e a Banda Farra Elétrica.

Os cupons para concorrer aos sorteios estão sendo entregues nas residências, basta você preencher corretamente e entregar nos locais indicados:

Papelaria Galvão
Salão do Filho - Terras Duras
Comercial do seu Riba - Vila Vitória
TV Farma - Terras duras
Posto Delta - Areal
Mercadinhos Lima e Azul - Campo Velho  
Comércio da Dona Marta - Areal
Mercado Cardoso – Areal
Posto Delta - Areal
Mercadinho Iana - Mil casas
Casa do ACS Jorge e Comércio do Domingo, Vila Isamara
E no evento antes do sorteio. 

Os brindes serão:
1º prêmio: 01 moto 0KM
2º prêmio: 01 Smartphone
3º prêmio: 01 TV
4º prêmio: 01 fogão
5º prêmio: 01 ventilador.

Compareça e já comece o aquecimento para o Carnaval 2017. 

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

São Luís: Casa de Apoio de Chapadinha Promove Café da Manhã e Apresenta Nova Equipe de Trabalho

Equipe da casa de apoio.
A direção da casa de apoio de saúde de Chapadinha, que fica localizada em São Luís, e recebe pacientes do município que precisam se deslocar até a Capital para tratamento de saúde, promoveu um café da manhã nesta terça-feira, 21 de fevereiro, para apresentar a equipe de trabalho aos pacientes, acompanhantes e demais internos da casa.

Governo garante esquema especial para segurança dos foliões no ‘Carnaval de Todos 2017’


Mais de mil policiais estarão distribuídos na Região Metropolitana de São Luís para garantir a segurança dos foliões durante a realização do ‘Carnaval de Todos 2017’, que será realizado entre os dias 24 e 28 de fevereiro. Um minucioso planejamento será colocado em prática nos cinco dias de folia na capital. Em parceria com a Prefeitura de São Luís, o Governo também definiu ações de apoio e os pontos de acesso aos circuitos oficiais foram previamente definidos.
O secretário de Estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino, explica que desde o ano passado houve um planejamento das ações em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), Secretaria de Estado da Saúde (SES) e com a Prefeitura de São Luís. O objetivo primordial foi garantir segurança e tranquilidade para a população durante o Carnaval.
“Nós teremos um reforço muito grande de policiais, contando também com apoio da Prefeitura através da Guarda Municipal, Blitz Urbana e SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Teremos, ainda, o Hospital do Exército instalado próximo à Passarela do Samba, para suporte em casos de emergência ocorridos na Passarela e no próprio circuito Madre Deus”, ressaltou o secretário Diego Galdino.
Segundo o comandante do Policiamento Metropolitano (Cepam I), coronel Pedro Ribeiro, está tudo preparado para os dias de festividade, todos os órgãos em conjunto estão alinhados para assegurar a tranquilidade da população e brincantes. “Assim como no Pré-carnaval, em que o resultado foi positivo, temos certeza que a união de esforços entre todos esses agentes garantirá que tudo saia a contento nos pontos onde serão realizadas as atrações do Carnaval”, disse.
Dentre os 1.160 policiais militares que irão trabalhar no período carnavalesco em São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, 360 destes estarão nos circuitos oficiais do Carnaval durante os dias de folia. Para o melhor conforto dos foliões, a Secretaria de Segurança Pública irá realizar revistas minuciosas em 11 barreiras disciplinadoras montadas nas ruas de acesso ao circuito da Madre Deus.
O reforço das ações será realizado com policiamento a pé, a cavalo, em viaturas e motocicletas e também contará com apoio do Centro Tático Aéreo, que fará o patrulhamento aéreo em toda região. Serão intensificadas as fiscalizações da Lei Seca e também os sons automotivos.
“Além de realizar a segurança em todos os circuitos oficiais, haverá efetivo também fora dos locais oficiais como Parque Vitória, São José de Ribamar, dentre outros. Haverá reforço policial também no Terminal de Integração da Praia Grande, nas unidades do Socorrão I e II e rondas nas unidades prisionais, evitando possíveis fugas”, esclareceu o coronel Pedro Ribeiro.
O objetivo é evitar qualquer tipo de violência com armas de fogo ou brancas e até mesmo consumo e vendas de drogas no local.  A revista será feita em homens e em mulheres. Para finalizar, o coronel informa que haverá policiamento também nos retiros religiosos que acontecem também no período carnavalesco.
Dicas de segurança
A Polícia Militar orienta os foliões a tomarem algumas medidas de segurança antes de cair na folia.
-Evitar sair com joias, relógios, celulares.
-Dar preferência em ir aos locais de folia de táxi ou carona para evitar estacionar longe dos circuitos e engarrafamentos.
-Ter cuidado com as crianças, não se afastar delas.
-Em situação de perigo, procurar um agente público e pedir ajuda.

-Sair com o espírito de paz para evitar brigas.

sábado, 18 de fevereiro de 2017

Levi Pontes Lamenta Morte de Cristiano Leal e Adia Festa de Aniversário


Após tomar conhecimento do falecimento do advogado Cristiano Leal, filho da secretária Joana Leal e membro de seu gabinete parlamentar na Assembleia Legislativa, o deputado Levi Pontes resolveu cancelar sua festa de aniversário que aconteceria hoje na Praça do Povo.  

Abalado com a notícia que o surpreendeu momentos antes de se deslocar para Chapadinha, o deputado Levi Pontes, preferiu permanecer em São Luís para prestar solidariedade a Joana e toda família.

De acordo com a Comissão Organizadora, a festa foi transferida para a próxima quinta-feira, 23 de fevereiro, no mesmo horário, local e com toda a programação mantida incluindo o sorteio de uma moto zero e vários outros prémios. 

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Morre o Ex-Vereador Ademir Cunha

 

O ex-vereador Ademir Cunha (foto) faleceu nas primeiras horas de hoje no Hospital do Servidor, em São Luís. Ademir Rodrigues Cunha foi vereador por duas legislaturas, líder do governo do ex-prefeito José Almeida e Presidente da Câmara Municipal de Chapadinha.

Mas próximas postagens informaremos sobre velório e sepultamento. 

Deputado Levi Comemora Aniversário na Praça do Povo

Deputado Levi Pontes aniversaria e quem ganha o presente é você.

Acontece neste sábado (18/02) na Praça do Povo em Chapadinha, a festa em comemoração ao aniversário do Deputado Estadual Levi Pontes, na ocasião o parlamentar irá presentear a população com alguns brindes que serão sorteados durante o evento.

A noite será animada por Palloma Nunes e Farra Elétrica.

Os brindes serão:
1º prêmio: 01 moto 0KM
2º prêmio: 01 Smartphone
3º prêmio: 01 TV
4º prêmio: 01 fogão
5º prêmio: 01 ventilador.

Compareça e já comece o aquecimento para o Carnaval 2017. 

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Mirante Acerta com Magno e Isola Belezinha


Em negociação encabeçada pelo vereador Nonato Baleco / PDT e pela secretária municipal de educação Danúbia Carneiro, o empresário Léo Castro definiu a volta do Sistema Mirante de Chapadinha ao grupo político do prefeito Magno Bacelar.

Pelo acordo, os radialistas da emissora – que até sexta-feira, dia 10 de fevereiro, faziam pesadas críticas a Magno e rasgados elogios a Belezinha – passarão por um período de transição até começarem a defender o novo governo pelos microfones da Mirante.

Valores e outros detalhes do acerto não foram revelados, mas uma das consequências já deve ser sentida durante essa semana: o veto a participação de Belezinha ou qualquer pessoa de seu grupo em programas jornalísticos das rádios AM e FM.

No meio político e na mídia (a exemplo da Rádio Cultura e da TV Band do apresentador Paulo Lima, já integrados ao grupo situacionista) o acordo entre Magno e Mirante foi encarado como sinal de que a nova gestão pretende ter todos os veículos trabalhando em sintonia com o governo, abrindo inclusive caminho para blogs como o Interligado do Antenor Ferreira e William Fernandes.   

Câmara: Presidente Vera Repudia Ataques e Defende Novos Vereadores


A vereadora Professora Vera (foto), presidente da Câmara Municipal de Chapadinha, procurou o blog para repudiar matéria do Blog Interligado que considerou ofensiva e injusta contra ela. “Fui surpreendida ontem com uma matéria tão confusa que começa dizendo que ignoro os colegas e quero administrar a Câmara sozinha e depois me acusa de ser manipulada por outro parlamentar, deixando claro que o objetivo da postagem é somente me atingir por algum motivo”, declarou a presidente.

Sobre insinuações de não ter preparo para o cargo por ser novata, Professora Vera lembrou que a maioria da câmara hoje é composta por vereadores de primeiro mandato e taxou de preconceituosa a avaliação do blogueiro. “Tirando os três reeleitos e um outro que retornou depois de mandato anterior, somos onze vereadores estreantes, mas aprovados pelo teste das urnas e todos com capacidade para representar bem o povo que nos elegeu”, disse. “Dizer que vereador de primeiro mandato não tem capacidade é preconceito contra a renovação política e desrespeito aos novos parlamentares”, completou a presidente Vera.

Professora Vera também taxou de maldosa a suposição de que seja manipulada por outros membros da câmara. “Tenho assessores como presidentes antes de mim tiveram e nunca vou deixar de ouvir e aceitar opiniões de todos os vereadores, mas me acusar de ser manipulada é coisa de quem não me conhece e não acompanhou minha trajetória como professora e nada sabe a respeito de minha atuação na política sindical ou partidária”, ressaltou a parlamentar.


A presidente Vera encerrou destacando a importância da imprensa como uma atividade que deve ser exercida com responsabilidade. “Sei que estou num cargo público, respeito os radialistas, os blogueiros e todos da comunicação e é por isso que espero ser tratada com o mesmo respeito e peço um pouco mais de responsabilidade quando for citada”, finalizou a presidente Professora Vera.

“Chapadinha Já se Livrou desta Senhora, Agora é a Vez da Justiça Colocá-la em seu Devido Lugar”, Diz Levi Pontes Sobre Belezinha e em Defesa do Juiz Simas


O deputado Dr. Levi Pontes (PCdoB) destacou, na sessão desta segunda-feira (13), a atuação do juiz da 42ª Zona Eleitoral de Chapadinha, Cristiano Simas, em relação ao processo eleitoral no município em 2016. De acordo com o parlamentar, “depois dos resultados da eleição municipal ocorrida em outubro, ele vem sendo alvo de insinuações levianas por determinado grupo político que, em hipótese alguma, aceita os resultados expressos pelos eleitores daquele município”.

Levi Pontes disse que nas eleições passadas o grupo político dele foi derrotado, “mas como uma demonstração de respeito ao povo e ao Poder Judiciário, em nenhum momento falamos ou colocamos em dúvida o resultado das eleições, sem politicagem ou ressentimento de quem foi derrotado”, enquanto, na época, a ex-prefeita Belezinha fazia elogios ao mesmo juiz.

“Agora, quando essa mesma pessoa perde a eleição, em vez de aceitar os resultados e fazer uma reflexão da mensagem contida pelos senhores eleitores, não! Se comporta de maneira antidemocrática, antirrepublicana. Agora em 2016, depois de ser massacrada nas urnas e rejeitada pelo voto popular, apeada do poder e não reeleita pela vontade livre e soberana deste povo, a senhora Ducilene Belezinha, virou motivo de piada em todo o estado do Maranhão ao atribuir a sua derrota aos hackers de computadores que segundo ela invadiram as urnas eletrônicas alterando o resultado”, alfinetou.

Segundo o parlamentar, a ex-prefeita tentou também “constranger os desembargadores e outros membros do TRE a decidir conforme seu interesse, lançando contra aquele colegiado as mais absurdas suspeitas”. “Desde que perdeu as eleições viu a Justiça Eleitoral confirmar a legalidade da candidatura de Magno Bacelar, em decisões na Zona Eleitoral de origem e mantida pela Corte Estadual. A ex-prefeita Belezinha agora pediu o afastamento do juiz Cristiano Simas, que antes ela elogiava, por julgamento de compra de votos que corre contra ela e contra seu companheiro que foi flagrado em áudio e vídeo oferecendo e ofertando entrega de materiais de construção em troca de votos, da forma mais escancarada possível”, afirmou.

Na avaliação do deputado, o juiz não precisa de defesa de advogados de Chapadinha ou de deputado, por conta do “conceito que tem junto aos servidores, aos seus colegas e superiores hierárquicos na magistratura e, principalmente, pela estima do povo chapadinhense, mas como representante desse mesmo povo não posso deixar de manifestar a minha solidariedade ao magistrado que ora está perseguido e lamentar a desfaçatez de alguém que deveria se envergonhar do crime que foi flagrada e tem a ousadia de caluniar um juiz como o doutor Cristiano Simas”. 

“A sociedade de Chapadinha já se livrou desta senhora, agora é a vez da justiça colocá-la em seu devido lugar”, finalizou o deputado Levi Pontes.        

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Belezinha Quer Afastar Juiz Simas de Mais Dois Processos

Processos que Belezinha Tenta Afastar Juiz Simas

Para a ex-prefeita Belezinha afastar o juiz Cristiano Simas de processos que correm contra ela passou a ser questão de vida ou morte. Depois de tentar afastar Simas do processo de compra de votos contra ela e Aluízio sem sucesso, Belezinha agora pede a saída do titular da 1ª Vara em outros dois processos.

Pela pesquisa do site do Tribunal de Justiça do Maranhão não é possível saber detalhes dos processos que Belezinha pretende afastar o Juiz Cristiano Simas, consta apenas que ambos tiveram início em 2014: um relacionado à Fazenda Pública, outro como Processo Cível.

Como consequência da pretensão de Belezinha em impedir o juiz Simas, os processos ficam parados até que o TJMA decida por afastar ou manter o magistrado a frente dos processos.

A página do Tribunal de Justiça não esclarece quais seriam os processos que Belezinha pede o afastamento de Cristiano Simas, mas o blog obteve a informação de que um deles é o processo que o professor Francejane Magalhães e o médico Charles Bacelar entraram contra Belezinha por danos morais nos fatos que culminaram com a saída dos dois das secretarias de educação e saúde no final de 2013. 

domingo, 12 de fevereiro de 2017

Emenda de Levi Pontes Garante Mais Duas Ambulâncias para Chapadinha

Sprinter Marcedes-Benz para Chapadinha 

Uma emenda parlamentar do deputado Levi Pontes / PC do B, no valor de R$ 320 mil reais em recursos do Governo do Estado, garantiu de forma imediata mais duas ambulâncias para servir ao povo de Chapadinha.

As ambulâncias resolverão problemas gerados pela administração da ex-prefeita Belezinha que, entre calote a uma empresa de aluguel e veículos quebrados por falta de manutenção, deixou o HAPA com apenas uma ambulância servindo à população.

De acordo com o deputado Levi Pontes as ambulâncias serão do tipo Sprinter Mercedes-Benz (igual à ilustração) e a primeira será entregue e entrará em operação já no próximo dia 20 de fevereiro.

“É um absurdo, seja lá por qual motivo for, que a gestão municipal anterior tenha deixado irresponsavelmente apenas uma ambulância atendendo à população e correndo risco de quebrar a qualquer momento. Diante disso não poderia ficar de braços cruzados e tratei de colocar, entre as emendas a que tenho direito, recursos para garantir mais duas novas ambulância em atividade em Chapadinha”, disse o deputado Levi.

Levi fez questão de agradecer ao governador Flávio Dino pela rapidez com que determinou a liberação dos recursos para aquisição das ambulâncias. “Mais uma vez o governador Flávio Dino nos prestigia demonstrando sensibilidade para o drama de Chapadinha e prontamente atende a mais uma reivindicação nossa”, finalizou o deputado Levi Pontes.   

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Precatórios: Magno Bacelar Negocia Dívidas de Belezinha e Evita Novo Bloqueio nas Contas do Município

Prefeito Magno Renegociando Precatórios com Juiz José Nilo Ribeiro Filho

O prefeito Magno Bacelar acaba de desfazer mais uma armadilha deixada por Belezinha para prejudicar sua administração com consequências para os servidores e para a população ao renegociar débitos de precatórios que a ex-prefeita deixou de pagar junto ao Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão.

A ex-prefeita Belezinha deixou de pagar precatórios (execução de débitos do município oriundos de condenações judiciais) no valor mensal de 99 mil reais por mês (R$ 99.030,55), gerando bloqueio judicial no valor R$ 1.043.273,73 que seria efetuado no prazo de cinco dias. (veja recortes abaixo)  

Diante da dívida deixada pela antecessora o prefeito Magno Bacelar foi até o Tribunal de Justiça demonstrar interesse do município de Chapadinha em cumprir as determinações do poder judiciário e honrar os compromissos financeiros. Magno propôs uma renegociação, pagou cerca de 250 mil reais e parcelou o restante, conseguindo evitar o bloqueio que poderia inviabilizar pagamento de servidores e sacrificar a continuidade de serviços essenciais.


“Lamentavelmente a ex-prefeita deixou de pagar vários compromissos da prefeitura e deixou dívidas que a todo momento somos surpreendidos com ameaças de bloqueios. Temos feito todo esforço para contornar os problemas. Só esta última descoberta dos precatórios que ela não pagou ia gerar um bloqueio de mais de um milhão de reais, que conseguimos evitar pagando 250 mil reais que neste momento de crise afeta e muito as finanças do município que poderia usar esse recurso para resolver alguns dos muitos problemas deixados como a falta de ambulância e ainda adquirir medicamentos para a nossa saúde”, lamentou o prefeito Magno. 



quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

TRE Nega Pedido de Belezinha e Mantém Juiz Simas em Processo de Compra de Votos


O Tribunal Regional Eleitoral acaba de negar provimento ao pedido da ex-prefeita Belezinha e do ex-secretário Aluízio Santos que pretendiam tirar o Juiz Cristiano Simas do processo de crime eleitoral por compra de votos que corre contra a dupla.


Após analisar o caso, o desembargador Raimundo José Barros de Sousa, julgou não haver motivo para suspeitar da imparcialidade de Simas e manteve o magistrado como julgador do processo que pode tornar inelegíveis Belezinha e Aluízio por 8 anos. 

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Notas: Belezinha x Simas, Vera x Vereadores, O escritor de Aluísio e o Recado de Paulo Neto a Magno


Belezinha, Simas e o Abraço no Jacaré
Antes de mais nada é preciso tratar o pedido de afastamento do juiz Cristiano Simas do processo que corre contra Belezinha e Aluísio por compra de voto como um fato previsto em lei, normal no curso do processo e direito dela como ré. Sobretudo porque com a fartura de provas em áudios, vídeos, documentos e testemunhos contundentes a dupla de ex-poderosos tem o direito de espernear e de tentar atrasar a iminente condenação. Estranhar a tentativa e tratar a manobra como bombástica é negar a Belezinha e seu ex-articulador o direito do afogado se abraçar com jacaré.

Vai Aberar?
Surpresa política do ano a vereadora Vera Lucia Melo Aguiar (Professora Vera) que se elegeu presidente da Câmara colocando no bolso colegas antigos e matreiros, continua dando o que falar. Vera enfrentou rebeldia e superou até tentativa de cassação. Alguns impasses continuam e o blog vai detalhar alguns embates de bastidores interessantes nas próximas postagens.

Levi Passa Liderança a Leitoa 
Com o fim de seu mandato como líder do bloco governista na Assembleia, o deputado Levi Pontes / PC do B apoiou a indicação de Rafael Leitoa / PDT como substituto. Na avaliação de Levi, Leitoa é um grande companheiro e preenche todos os requisitos para liderar a bancada governista. Ao deixar a liderança Levi Pontes vai ampliar sua participação como membro de três importantes comissões permanentes (Saúde, Segurança Pública e Constituição e Justiça), além de continuar unindo os colegas e atuando em defesa do governo Flávio Dino.

Aluísio Bolsonaro
Alguns trechos do artigo de Aluísio contra Flávio Dino entregam a autoria: “O amigo socialista Jackson Lago e o eterno amargurado José Reinaldo Tavares”, “Ética marxista”, “Ideologia comunista”, “Estado governado por um partido comunista, a ideologia que mais desgraçadamente fez e faz mal ao mundo”. Depois de ter algum poder escondido debaixo da saia de uma mulher, Aluísio agora usa como escritor um advogado neo-monarquista recém convertido à extrema direita religiosa para tentar sair do esquecimento atacando o governador.    

As “Novidades” de Paulo Neto       

Por meio do blogueiro Foguinho Paulo Neto manda recado ao prefeito Magno. “Magno só não pode esquecer dos amigos, e muito menos de Paulo Neto, que já mostrou que sabe jogar e muito bem, principalmente quando a história é política. De uma coisa é certa, se Paulo perceber que está perdendo espaço, ele saberá conduzir muito bem, principalmente com políticos em Chapadinha e o resultado pode ser de muitas novidades, vai depender de Magno”, disse Foguinho em recibo de insatisfação e prenúncio de rompimento.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Levi Pontes representa a Assembleia na abertura do I Seminário de Acolhimento dos Gestores de Saúde


O deputado Levi Pontes (PC do B) participou da abertura do I Seminário de Acolhimento – Gestores Municipais de Saúde – Juntos Superando os Desafios do Sistema Único de Saúde (SUS) -  na noite desta quinta-feira (2), representando a Assembleia, no Hotel Rio Poty.
O evento é realizado pelo Governo do Maranhão em parceria com o Ministério da Saúde, Assembleia Legislativa do Maranhão, Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Maranhão (COSEMS) e Federação das Associações dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM).
OS DESAFIOS DA SAÚDE
“Os desafios da Saúde, a questão do financiamento, as responsabilidades do gestor frente à saúde da sua população. É um momento de ter uma conversa com os novos gestores e colocar o CONASEMS à disposição deles, para poder subsidiá-los com orientações técnicas para que eles façam a melhor gestão possível na área da Saúde”, esclareceu o presidente do CONASEMS, Mauro Junqueira, sobre os objetivos do seminário.
Para Eliabe Aguiar, Gestor da Regional de Saúde de Balsas, que abrange 14 municípios, a palavra chave para o momento é fortalecimento porque a saúde é um déficit de todos os municípios brasileiros e a iniciativa da secretaria de Estado da Saúde é muito proveitosa.
”Nós, como regional, temos que apoiar os nossos secretários. Em nossa região enfrentamos como desafio o vazio assistencial. Mas, acredito, até julho, estaremos dando um passo grande para superar esse problema, com a inauguração do Hospital Macrorregional de Balsas”, assinalou.
PROPOSTAS DO GOVERNO E O APOIO DA ASSEMBLEIA
Em sua fala, o deputado Levi Pontes denunciou a questão do sub financiamento do SUS praticado pelo Ministério da Saúde em relação ao Maranhão, ou seja, o Maranhão recebe um valor menor do que os demais Estados da Federação.
“Sabendo disso, o nosso governador quer descentralizar as políticas públicas de saúde om os novos gestores, para que a gente possa com esses poucos recursos fazer muito mais, capacitando esses gestores com a experiência de governo que já adquirimos”, acrescentou.
Segundo Levi Pontes, o governador Flávio Dino (PC do B) tem um projeto a apresentar aos prefeitos e aos novos secretários, cuja execução depende da parceria de todos, ou seja, o trabalho integrado de âmbito federal, estadual e municipal.
“A contribuição da Assembleia é no sentido de aprovar todos esses projetos de lei, de descentralização, de pactuação do Governo com os Municípios. Por exemplo, chegou à Assembleia, encaminhado pelo secretário Carlos Lula, um projeto que propõe uma gratificação para as enfermeiras e agentes comunitários de saúde (ACS). Precisamos aprovar esse projeto e dar suporte ao governador para fazer as mudanças que o Maranhão sonha e almeja”, destacou Levi Pontes.
A EXPECTATIVA DOS GESTORES DE SAÚDE
O presidente do COSEMS, Vinicius Araújo, disse que o I Seminário de Acolhimento de Gestores de Saúde tem como objetivo precípuo inteirar os gestores municipais de saúde do conjunto de programas, da estrutura do SUS, dos financiamentos e das pactuações das políticas públicas de saúde e, assim, possam, junto com o CONASEMS e o COSEMS, melhorar os serviços de saúde do Estado do Maranhão.
Para a secretária de Saúde de São Luís, Helena Duaillibe, o evento é um momento de troca de experiência, de obter informações sobre o “b a bá” das prioridades das políticas públicas de saúde. “É fundamental porque estamos iniciando uma nova gestão em todos os municípios e a saúde precisa cada vez mais de união, de parceria e de fortalecimento para avançar”, enfatizou.
Aliete Fernandes Alves, secretária de Saúde do município de Matões do Norte, afirmou que o encontro é de grande valia para todos os gestores, pois vai capacitá-los para poderem executar as políticas públicas de saúde de maneira eficiente.
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, declarou que o Governo quer tratar a saúde de forma regionalizada, compartilhada e que é preciso que se compreenda que os problemas da área de saúde são infinitos e que os recursos são finitos. “O nosso desafio é organizar o Sistema de Saúde, que é complexo e que é difícil. Mas estamos avançando. Em breve, vamos lançar um grande Programa de Transporte Sanitário, são 100 ambulâncias que vamos entregar aos municípios, já neste primeiro semestre”, revelou.

O prefeito de Tuntum e Presidente da FAMEM, Cleomar Tema, enfatizou a importância do encontro como uma oportunidade de discutir a saúde de cada município. “A FAMEM vai a Brasília, sensibilizar os deputados, para melhorar o repasse per capta do SUS repassado ao Maranhão, e apoiará todos os gestores municipais no sentido de melhorar os serviços de saúde”, salientou.
Ribamar Santana/ Agência Assembleia

domingo, 5 de fevereiro de 2017

Em Decisão Técnica, Justiça Concede Liberdade Provisória a Idoso Envolvido com a Morte de Policial Militar


Em decisão técnica fundamentada a justiça de Chapadinha acatou argumento da defesa e concedeu liberdade provisória ao senhor Gerson Ferreira Vale, idoso de 80 anos, que – de acordo com seus defensores – teria sido agredido pelo policial Rômulo Mendes Lima que veio a óbito por ação de legitima defesa, em sucessão de fatos ocorridos na manhã de sábado. 

Na decisão, o juiz identifica o acusado como suposto autor do homicídio com base em depoimentos, menciona afirmativa de autoridades policiais sobre agressões contra o idoso no momento do fato, reconhece bons antecedentes, a idade avançada, doença cardíaca e que a soltura de Gerson Vale não colocaria em risco a ordem pública.

O juiz Cristiano Simas aborda a repercussão da ocorrência e “comoção” gerada a partir das redes sociais, mas ressalta que sua obrigação como magistrado é apreciar o caso de forma técnica e imparcial. “Em que pese tal constatação (repercussão e comoção) tenho que a análise do presente feito deve circunscrever-se ao aspecto técnico, sem a interferência de sentimentalismos, uma vez ser o papel do Poder Judiciário no estádio de nossa democracia”, reitera o juiz.

Sobre o momento do crime o magistrado relata com cautela circunstancias em tese favoráveis ao idoso. “Há inúmeras afirmativas, não nestes autos, mas em conversas mantidas junto ao aparato de segurança pública, que o autor do fato estava sendo admoestado pela vítima, inclusive, no momento do crime, teria sido agredido pela mesma. Não estou a afirmar em hipótese alguma, que o ato perpetrado pelo ergastulado (preso) encontraria, neste fato, justificativa plausível”, complementa o titular da 1ª Vara.

Depois de enumerar requisitos legais para a concessão de habeas corpus e liberdade provisória o juiz atesta os bons antecedentes do acusado e que sua soltura não representaria risco para a sociedade. “Quanto a este pertinente aspecto (requisitos para soltura), tenho que o suposto autor do fato, segundo certificação nos autos, não possui antecedentes criminais. De igual forma, não há qualquer indicativo de que o mesmo, solto, colocaria em risco a ordem pública ou ameaçaria a paz sociais”, prossegue o juiz.

A idade avançada e saúde precária do acusada também foram citadas na decisão. “Se não bastassem tais peculiaridades, em contato telefônico com o diretor do Presídio local, constatou-se que o suposto autor do fato, além de octogenário, possui cardiopatia de relativa gravidade, o que lhe inabilitaria, antes as circunstâncias do suposto crime, a ser mantido em cárcere, posto fazer jus, nos termos da legislação em vigor, à liberdade provisória”, completa o magistrado.  

Finalizando a decisão o juiz Cristiano Simas volta a destacar sua obrigação de decidir no estrito cumprimento da lei e enumera obrigações que o acusado terá que cumprir para que faça jus a responder o processo em liberdade. “Ao contrário do que possam pensar alguns o Magistrado, quando do exercício de seu labor, deve abalizar suas decisões em dados técnicos e não compassivos. Ao Juiz não há outra alternativa que o cumprimento das leis, sendo esta a única referência a ser levada em consideração, mesmo que tenha que conviver com certa incompreensão ou discordância social”, finaliza Cristiano Simas.

Por força da decisão o idoso Gerson Vale vai ser obrigado a comparecer quinzenalmente perante o juízo, participar de todos os atos do processo, comunicar mudança de endereço, ausentar-se da comarca por mais de dez dias só com autorização, não frequentar bares, não portar armas ou artefatos do gênero e não manter contato com pessoas relacionados ao fato delituoso. 

sábado, 4 de fevereiro de 2017

A Tragédia de Hoje e o Absurdo Tribunal das Redes Sociais



Como todos sabem, este blog não aborda notícias da nossa lamentável crônica diária de violência, contudo o desentendimento que resultou em morte na manhã de hoje teve especulações, notícias erradas e abordagens tão precipitadas quanto absurdas que me arrisco algumas reflexões.

Entre os comentários em redes sociais teve gente dizendo que os bandidos estariam cada vez mais ousados e a polícia despreparada, desconhecendo que foi uma briga de vizinhos o estopim da tragédia; chegaram a responsabilizar o ensino atual e a juventude envolvida com drogas sem atinarem para o fato do suposto autor ter mais de 80 anos e assim seguiram as barbaridades que nem convém repetir.

As redes sociais transformaram-se num clicar de “enter” em tribunal instantâneo, precário e implacável contra o acusado, a memória da vítima e a dor de ambas as famílias ao mesmo tempo.  Estamos virando juízes do que desconhecemos e algozes levianos de dramas alheios por doentia necessidade de tomar partido ou simples falta do que fazer.

Enquanto as autoridades apuram o ocorrido para justa apreciação, só nos cabe lamentar o desfecho de vida perdida, o sofrimento de todos os atingidos por tal desgraça e pedir prudência no trato de acontecimentos tão infelizes quanto este de hoje.      

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Prefeito Magno Anuncia Investimentos do Grupo Mateus em Chapadinha


O prefeito de Chapadinha, Dr Magno Bacelar, esteve reunido na tarde de ontem com o empresário Ilson Mateus, presidente do Grupo Mateus, buscando investimentos para o município que gerem emprego para a população.

Acompanhado dos secretários municipais Eduardo Sá e Eduardo Braga, Dr Magno expôs as vantagens da instalação de uma unidade do supermercado da rede Mateus em Chapadinha. "A prefeita anterior chegou a colocar uma placa de desapropriação no terreno que a empresa possui na cidade, mas nós queremos é levar mais investimentos para criar emprego para o povo", disse o prefeito. 


Também empresário, o secretário Eduardo Sá garantiu que Chapadinha volta a ter um ambiente favorável a novos empreendimentos e lembrou que a instalação em breve do Batalhão do Corpo de Bombeiros e a inauguração do Hospital Regional melhorarão ainda mais a condição da cidade.

O empresário Ilson Mateus concordou com ambos. "Estive em Chapadinha e me lembrei de quando cheguei em Balsas para começar meus empreendimentos por lá. A cidade tem um cheiro de vitória!", afirmou empolgado e garantindo que Chapadinha é a principal prioridade no planejamento de expansão do Grupo Mateus no interior do Maranhão.

"Vai ser a próxima loja que abriremos no interior", garantiu.

SECOM/CHAPADINHA

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Magno Vai à Rádio Desmentir Belezinha e Reafirmar Compromisso com Pagamento dia 20


O prefeito de Chapadinha, Dr. Magno Bacelar, concedeu entrevista na manhã de ontem ao programa Tribuna do Povo, da rádio Cultura FM, e mostrou os dados da prefeitura nos quais conseguiu cumprir as obrigações do município e efetuar o pagamento da folha de servidores efetivos.

Ao contrário do que havia sido dito ontem pela ex-prefeita Maria Ducilene, Chapadinha recebeu até ontem apenas um valor pouco superior a R$ 6 milhões (sem considerar os descontos automáticos de PASEP e outros encargos) e R$ 5,5 milhões foram destinados aos servidores municipais.

“Nós seguramos tudo para poder garantir o pagamento dos salários. Esse dinheiro vai ser consumido na economia local gerando mais riqueza e emprego na iniciativa privada”, disse o prefeito reafirmando sua intenção de começar a pagar o funcionalismo todo dia 20 a partir de fevereiro.

Acompanhando o prefeito, a professora Jane Andrade anunciou seu afastamento da presidência do sindicato para compor a equipe de governo e garantiu que continuará defendendo a categoria dentro da gestão.

O secretário de Comunicação, Eduardo Braga, também acompanhou a entrevista e ao agradecer a emissora pelo espaço aproveitou para também desmentir outro boato que vem sendo espalhado. “Estão falando que vai ter nova eleição. É verdade. Daqui a quatro anos, se não mudarem a lei, vai ter uma nova eleição e quem quiser voltar para a prefeitura vai ter que passar este tempo se preparando para convencer o povo que merece uma nova chance”, disse.

Sem fugir de nenhuma pergunta enviada pelos ouvintes, Dr. Magno fez um balanço do primeiro mês de gestão e prometeu voltar mais vezes para esclarecer todas as dúvidas da população e fazer um governo com transparência e seriedade.

SECOM/PMC