segunda-feira, 31 de julho de 2017

São Luís - Moradores Aprovam Revitalização da APA do Itapiracó


“É um espaço muito bom, uma opção de lazer para pessoas de todas as idades, das crianças até os idosos”, diz a advogada Eva Arruda, 27 anos, durante caminhada pela Área de Proteção Ambiental do Itapiracó (APA), em São Luís. 

Assim como Eva, muitos moradores aprovaram a revitalização promovida pelo Governo do Maranhão no parque, agora com novos equipamentos de esporte, lazer e cultura. As benfeitorias foram entregues pelo governador Flávio Dino à população na manhã deste sábado (29). 

Para a auxiliar pedagógica Nazaré Ewerton Jansen, 41 anos, as intervenções realizadas pelo governo transformaram a área verde em um espaço ideal para a prática de exercícios: “É a primeira vez que venho e gostei muito. Vou voltar sempre para caminhar ao ar livre, aproveitando o contato com a natureza”. 

Nazaré destaca, ainda, o policiamento presente na região: “Percebi que há bastante policiais em toda a reserva, o que é muito importante para garantir a segurança das pessoas”. 

Marido de Nazaré, Jackson Araújo está feliz pela comodidade de ter um parque próximo de casa: “O espaço está aprovado, muito bonito mesmo. Sem contar que é mais perto para a gente, que mora na Forquilha”. 

“Vou vir muitas vezes, para dar uma caminhada e passear com o cachorro”, diz Jackson, que tem 33 anos e é profissional de telecomunicações.

Mais uma opção de lazer
A bancária Gorete Menezes, 59 anos, mora no Cohajap e, pela proximidade, costuma fazer exercícios na avenida Litorânea. A convite de amigos, foi caminhar no Parque do Itapiracó e elogiou a estrutura. 

“Gostei demais do parque, achei muito lindo. Além da área de lazer construída pelo governo, percebi que a área ambiental está bem preservada”, diz Gorete. “É muito válida a construção de espaços de preservação como esse, precisamos pensar mais no meio ambiente”, conclui. 

Colega de trabalho de Gorete, Aniceto Pereira de Lima é outro morador de bairro próximo beneficiado com a recuperação da reserva: “O espaço ficou bom, bem estruturado, útil para quem procura um local para fazer exercício físico com segurança e ao ar livre”.

“Para mim que moro relativamente perto, no Planalto Anil 2, é um estímulo a mais para as caminhadas. Vou frequentar mais vezes”, declara Aniceto, que é bancário e tem 57 anos.

Nova estrutura
Por meio de obras realizadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), o Parque Ambiental do Itapiracó ganhou praças, campos de futebol, quadra poliesportiva coberta, parquinhos infantis, circuito de skate, além de áreas de futebol de areia e futevôlei. 

Foram construídas três praças dentro do parque: Praça do Atleta, Praça da Criança e Praça da Família. Mais 13 praças de menor porte circundam a reserva, conduzindo os visitantes para trilhas ecológicas e para a pista de cooper. 

O espaço ainda dispõe de calçadão, três estacionamentos com capacidade para 250 veículos e presença 24h do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), além de patrulha diária da polícia militar para reforço da segurança.

Área de Preservação Ambiental
O Parque Ambiental da Reserva do Itapiracó é uma Área de Preservação Ambiental (APA), reunindo variedade de espécies da fauna e da flora amazônica, além de nascentes de rio. São 322 hectares de área verde, cercados por diversos bairros da capital.

Nenhum comentário: