quinta-feira, 11 de maio de 2017

Escolas Quilombolas dos Municípios de Mata Roma e Vargem Grande Receberão Investimentos do Governo do Estado


Professores, pais, estudantes de escolas quilombolas e lideranças comunitárias dos municípios de Mata Roma e Vargem Grande vivenciaram, nesta terça-feira (9), um dia diferente. Eles receberam com festa, pela primeira vez em suas comunidades, secretários de Estado do governo do Maranhão para conhecer de perto as necessidades e encaminhar os pleitos do povo quilombola.

A agenda de visitas dos secretários Felipe Camarão (Educação) e Gerson Pinheiro (Igualdade Racial) foi idealizada pelo governador Flávio Dino, atendendo reivindicação das comunidades quilombolas.

“O governador determinou que fizéssemos visitas técnicas a todas as escolas quilombolas do Maranhão. Já visitamos quatro municípios. Ouvimos a comunidade e encaminhamos de imediato algumas soluções e as que não pudemos resolver logo, vão para o nosso plano de trabalho para futuras soluções”, explicou o secretário Gerson Pinheiro.

Em Mata Roma, a equipe do governo, acompanhada pela gestora regional de Educação de Chapadinha, Leodenes Dahmer; o secretário adjunto de Suporte ao Sistema Educacional, Anderson Lindoso; da supervisora de Educação Quilombola da Seduc, Marinildes Martins; do vice-prefeito de Mata Roma, Abednego Garreto e da equipe gestora e professores do Centro de Ensino Oliveira Roma, visitaram o anexo da escola, localizado na comunidade quilombola, Bonsucesso. Atualmente, os 130 alunos estudam em um prédio da rede municipal, o colégio Benedito Corrêa.

“Pela primeira vez um secretário de Estado visita nossa escola. O que nós queremos é uma escola de qualidade para que os nossos jovens não precisem sair daqui para fazer o Ensino Médio em outro município e tenham um ensino adequado”, ressaltou Priscila Ferreira Franco, que é uma das gestoras da escola municipal e tem filho matriculado na rede estadual.

A professora Raniere Carvalho da Costa, que também atua como apoio pedagógico na escola, apontou a necessidade da construção de um prédio próprio do Estado na localidade. “É uma demanda da comunidade, que irá ajudar a todos, será bom tanto para o Estado, quanto para o município, que poderão desenvolver melhor suas atividades”, disse.

Após destacar os avanços do governo do estado na área da educação escolar quilombola, como a formação que será oferecida em breve aos professores da área, o secretário Felipe Camarão realçou que o governo irá encaminhar as demandas, entre elas a do transporte escolar, orientando a prefeitura municipal para a adesão do Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar (Peate).

Ainda em Mata Roma a equipe vistoriou outro anexo do C.E. Oliveira Roma, localizado no povoado de Guadalupe, e a sede da escola, que fica no centro da cidade.



Vargem Grande
Em Vargem Grande, as comunidades quilombolas Pequi da Rampa e Rampa receberam com festa a comitiva do Estado. Lá foram visitados anexos do C.E. Santos do Dumont, o prefeito Carlinhos Barros e equipe de auxiliares acompanhou a visitas.

“Hoje temos à frente do governo um governador que se importa com o povo negro do Maranhão. Temos esperança que o governador Flávio Dino e sua equipe fará o melhor pela nossa comunidade”, disse a professora e líder do movimento negro no município, Iracilde Costa Nobre.

A estudante universitária da comunidade de Pequi da Rampa, Valdenice Ferreira dos Santos, destacou a importância de uma educação quilombola de qualidade. Ela e outros jovens da comunidade estudam em uma universidade pública, sendo exemplo para os jovens da localidade, conforme relatou. “Nós temos sonhos e contamos com o governo para realização desses sonhos”, completou.

Na comunidade o secretário Felipe Camarão anunciou que o governo vai enviar materiais para cozinha, ventiladores, entre outros para a escola, e que firmou parceria com a prefeitura para o transporte desses equipamentos até o povoado. Disse ainda que, a médio prazo, a escola deverá ser ampliada e receberá um poço. “A Secretaria de Igualdade Racial, com o empenho do secretário Gerson, será responsável por intermediar junto com a prefeitura essas ações que chegarão à comunidade”, enfatizou.

No povoado Rampa, os secretários dialogaram com a comunidade e ressaltaram que o governo irá apoiar a prefeitura, por meio de interlocução com o Ministério da Educação para a conclusão da obra de construção de uma escola de seis salas no povoado, que foi iniciada em 2014 e deveria ser entregue até junho de 2015.


“Além das justas reivindicações nessas comunidades, os quilombolas nos receberam com muito carinho e agradecimento ao governo Flávio Dino por tudo que vem fazendo em prol do Maranhão de todos nós”, concluiu o Gerson Pinheiro.

Nenhum comentário: