Publicidade

Publicidade

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

ASA-Maranhão Poder Público Municipal e Entidades se somam na Construção da 2ª Feira da Agricultura Familiar de Chapadinha


A II Feira da Agricultura Familiar de Chapadinha será realizada no próximo dia (03), de Outubro de 2015, das 06 as 12 horas, na Praça Irineu Veras Galvão (Praça do povo).

A feira tem por objetivo impulsionar e fortalecer a produção, gerando renda para as famílias produtoras e garantir um mercado fixo para o agricultor familiar vender sua produção. As formas de comercialização em feiras de agricultura familiar tem o poder de agregar valor ao produto, já que impede a inserção de atravessadores para realizar a comercialização.

Pela necessidade de promover um ambiente mercadológico solidário, no qual os agricultores familiares sejam estimulados a comercializar  seus produtos, sem que fiquem dependentes de atravessadores, neste sentido a ASA-MARANHÃO, a COOPRAMA(Cooperativa dos Profissionais Autônomos do Maranhão), a AGERP (Agência de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão), a AGED-MA (Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão), o Sindicato do Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Chapadinha (STTR Chapadinha), o SINTRAF (Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Chapadinha) e a Prefeitura Municipal de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Agricultura, se somam na construção desta feira.

Em suma visamos promover o trabalho da agricultura familiar pautado em atividade produtivas sustentáveis, transformando o potencial econômico das comunidades em negócios que preservam o meio ambiente, promovendo a igualdade social e econômica.

A ASA-Maranhão sempre estará do lado do agricultor e da agricultora familiar, da agroecologia, da preservação ambiental, no uso racional da água e na convivência com as adversidades naturais, principalmente fomentando as tecnologias alternativas de enfrentamento e boa convivência com o semiárido maranhense.

terça-feira, 29 de setembro de 2015

A Bela do Cárcere, Tornozeleira do Abreu e 6 Meses para Filiações


Bela do Cárcere
Apesar de render acessos, o noticiário sobre a ex-prefeita Lidiane Rocha não me encanta porque seu frisson não leva a outra coisa senão a despolitização total do tema da corrupção. É como se a “Bela do Cárcere” ofuscasse a corrupção quase generalizada entre os demais gestores municipais. Como se só enxergássemos desvios, empresas laranjas, notas fiscais frias, reformas fantasmas e roubo na merenda escolar das crianças de Bom Jardim. Trocaria a prisão de uma prefeita pela fiscalização mais rápida e eficaz nos outros 216.

Tornozeleira do Abreu
João Abreu recebeu habeas corpus na tarde desta terça (29) por parte do Tribunal de Justiça. O desembargador José Luiz pediu que, para que saísse da prisão onde estava desde a tarde da última sexta (25), a Justiça se cercasse de todas as providências para que João Abreu não fuja, omita provas ou combine depoimentos e versões com os demais investigados. Com isso, João Abreu passará a usar tornozeleira eletrônica para ser monitorado pela Justiça do Estado até o julgamento final da ação. Segundo determinação do desembargador, João Abreu também não poderá falar com a ex-chefe Roseana Sarney e nenhum dos envolvidos na operação Lava Jato – de onde seu processo se originou. (Marrapá)

Prazo para Filiação

Ao sancionar a do projeto de lei da reforma eleitoral, Dilma manteve o artigo aprovado no Congresso que determina que, para concorrer às eleições, o candidato deverá estar com a filiação partidária deferida pela legenda no mínimo seis meses antes da data da eleição. Com isso o corre-corre dos últimos dia deve se repetir em Abril. 

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Márcio Jerry Reage a Declarações de Belezinha

Foi só a notícia de reclamação da prefeita de Chapadinha Ducilene Belezinha (PRB), chegar aos grupos de whatsApp para as pessoas reagirem de forma contrária ao governador Flávio Dino (PCdoB), alegando de que o atual governo está se comportando da mesma forma que sempre criticaram.
Reagindo de imediato ao tom das críticas, o Secretário de Articulação Política Márcio Jerry reagiu de imediato dizendo que o atual governo tem práticas diferentes e que a afirmação de Belezinha é injusta. A seguir as ponderações de Jerry:

1. Governo de mudanças, sim; e de muitas em todas as áreas, na forma de governar, no método e nos objetivos pautados em critérios republicanos, democráticos;

2. Mudança não se faz da noite pro dia; não é um milagre; é construção permanente. O rumo tá apontado, o caminho traçado e os resultados em vários setores já são nítidos ;

3. Não há essa de mesma prática, em nada; há outra prática, edificada sobre outros valores;

4. Quanto à reclamação da prefeita Belezinha, é uma injustiça. Gov Flávio Dino já recebeu mais de 140 prefeitos em audiências e reuniões. E como até aquela cobra morta dentro de uma garrafa de cachaça do Ambrósio sabe o então candidato Flávio Dino só teve apoio de cerca de 20 prefeitos. No mais, viva o debate, sempre edificante quando feito com respeito e espírito aberto.


Se Jerry garante que o governador já recebeu mais de 140 prefeitos porque não receber Belezinha? Se o Secretário de Articulação Política assegura que não há problemas em receber prefeitos e a prefeita garante que não foi atendida das duas uma: ou a reivindicação da mandatária não foi encaminhada ou “por algum motivo” não foi atendida. Simples assim!
Com Informações do Blog do Samuel Bastos

Flávio Dino: Seus Algozes Locais e o Povo de Chapadinha


Não existe um dia em que o governador Flávio Dino não seja alvo ataques da mídia ligada à prefeitura e de partidários do governo municipal incluindo a própria Belezinha. Entre outros assuntos vez por outra o real motivo vem à tona: falta de convênios sem fiscalização e transferência de verba fundo a fundo.

De charges considerando exorbitantes gastos com ressocialização de presos (talvez prefiram as cabeças cortadas de antes) à prisão de um ex-secretário por ordem da justiça Flávio Dino apanha na Rádio Mirante, Blogs e pelas redes sociais.  Na última postagem no Facebook Belezinha volta a reclamar por não ser atendida pelo governador e por secretários e insinua disposição para realizar protestos contra o governo. (veja abaixo)   

Apesar do tom irado de seus algozes em Chapadinha o governador Flávio Dino não tem com o que se preocupar (ao menos, ainda) pois seus adversários em 2014 e anos anteriores tentaram de tudo para desgastar o “Chefão do Comunismo” que ganhou de lavada do candidato deles todos.

O povo que elegeu Flávio Dino – das lideranças maiores ao mais simples eleitor – percebe que atualmente o governo do estado é devedor de melhorias e ações concretas ante ao histórico abandono da região. Mas, tem a dimensão das décadas transcorridas no passado, dos poucos meses do agora e confia no governador como um quadro político capaz de traduzir o grande feito que foi sua eleição na diferença entre o Baixo Parnaíba do atraso e do esquecimento na região desenvolvida e promissora que é seu destino.      


quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Prefeitura x CEMAR: As Mil Casas e a Avenida da Morte

Foto de Buraco Postada por Moradores das Mil Casas

No dia 11 de setembro este blog noticiou que o morador do Conjunto José de Souza Almeida, as “Mil Casas”, Vitor Hugo Costa Leite denunciou acidente sofrido por sua esposa e filha no trecho da Avenida que liga o bairro ao Centro, relatou a precariedade da Via e afirmou pretender processar a prefeita Belezinha pelo descaso.

Na terça-feira, dia 22, o comerciante Chico Branco sofreu grave acidente na Avenida das Mil Casas, vindo a falecer na madrugada de hoje.

Nas redes sociais Prefeitura de Chapadinha e CEMAR são apontadas por moradores como culpadas por colocar em risco os que utilizam a via. O blog do William Fernandes, que também é secretário de Comunicação da Prefeitura, informa que o comerciante caiu no buraco, mas diz que família pretende processar a CEMAR. “Segundo informações, o comerciante trafegava de moto pela avenida, quando caiu em um buraco que seria de um dos postes retirados pela CEMAR. Em redes sociais, familiares da vítima disseram que o advogado já está movendo uma ação contra a empresa responsável pelo fornecimento de energia na cidade”, diz o blog do secretário William Fernandes, em matéria de hoje.

Nas redes sociais a prefeitura também é incluída nas críticas quanto a demora da obra e como possível responsável pela falta de sinalização do trecho. “O que temia aconteceu, nosso amigo Chico Branco, veio a falecer hoje 2:00 horas da manhã, obra mal planejada dá nisso, será o que o Secretário de Obras tem agora a falar pra família do Chico Branco. Será que ele vai ter coragem de ir no velório?” disse um morador. “Eu acho que já está passando da hora de fazer outra manifestação. Mas dessa vez no centro da cidade, porque aqui ninguém olha pra nós... E interditando a avenida só prejudica os próprios moradores do conjunto, agora no centro todo mundo ia nos ver!”, desabafa outra moradora, por meio do Facebook.

Até o momento a prefeitura nada falou oficialmente sobre o caso.  

Evidente que a responsabilização e o esclarecimento sobre o acidente da última terça-feira, só podem resultar de investigação oficial, perícia e processo judicial. Urgente é a adoção de medidas para que outros acidentes não aconteçam. 

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Levi Pontes Adverte que é Cada Vez mais Grave a Violência no Trânsito do País


O deputado Levi Pontes (SD) declarou, na manhã desta quarta-feira (23), que a violência no trânsito é cada vez mais preocupante e já é um dos mais graves problemas brasileiros da atualidade. Ele frisou que, de acordo com dados oficiais, o Brasil ocupa a quarta posição em acidentes de trânsito no mundo.

“Morrem mais de 50 mil pessoas por ano. É preciso que todos tenham consciência da dramaticidade que é esta guerra urbana, civil que existe no nosso País. Cinquenta mil mortes por ano e, pasmem, já é a segunda maior causa de mortalidade entre os jovens, perdendo apenas para a violência. Então nós temos 100% quase da mortalidade dos nossos jovens com mortes evitáveis que ocorrem nos acidentes de trânsito e na violência dos homicídios”, afirmou Levi Pontes.

Ele acrescentou que um dado alarmante é o número de pessoas vítimas de acidente de trânsito com sequelas gravíssimas, que ficam incapacitadas para o trabalho.

“No momento em que faltam recursos para a Saúde, para a Educação, para a Mobilidade Urbana, para a Agricultura, para a Segurança Pública, nós gastamos quase três bilhões de reais só em indenização a acidentes de vítimas fatais. Então nós temos aí desse total de mais de cento e cinquenta mil brasileiros, 60% dessas indenizações dizem respeito a condutores e passageiros de motos. E entre os motociclistas, a invalidez permanente chega a 68% dos envolvidos em trânsito”, declarou o deputado.

Ele advertiu que, no Maranhão, os números de acidentes estão triplicando a cada década. “Enquanto no Brasil o crescimento das taxas de óbito sobe 27%, no Maranhão essa escala é geométrica. Ainda a respeito do Maranhão, os dados colocam as motos como a categoria que mais se envolve em acidentes fatais”, alertou o parlamentar.

Para Levi Pontes, as formas de enfrentar o problema são complexas, mas a tarefa prioritária das autoridades deve-se focar não na aceitação desses números como algo normal ou aceitável, principalmente porque são causas evitáveis de invalidez e morte.

“Compete a nós, parlamentares, fazer a nossa parte, instituir leis eficazes e propor medidas ao Executivo. Nesses dias que marcam a Semana do Trânsito, pouco ou quase nada temos a comemorar, temos muito é que trabalhar para reverter a tendência do aumento de vítimas com graves sequelas e o número de vidas ceifadas pelos caminhos do Brasil e do Maranhão”, ressaltou Levi Pontes.


terça-feira, 22 de setembro de 2015

Deputado Levi Pontes Desmascara Acusações de Aluízio


Diante dos recentes ataques promovidos pelo Secretário de Articulação Política do Município de Chapadinha, Sr. Aluízio Santos,que de maneira infundada e irresponsável afirma que o Deputado Levi Pontes não teria aplicado verba de R$150.000,00 (cento e cinquenta mil reais), teoricamente obtida junto ao Governo do Estado para promoção do Carnaval de Chapadinha deste ano, o Parlamentar procurou este blog para desmentir todas as levianas acusações apresentando, ainda, documento expedido pela Secretaria de Cultura que atesta que nenhuma verba foi lhe foi repassada durante o período carnavalesco. (Imagem acima)

O Deputado aproveitou a oportunidade para destacar que “vem trabalhando incessantemente junto ao Governo do Maranhão para alavancar o desenvolvimento de seu Município e região, especialmente para que sejam implementados Projetos que realmente produzam efeitos na economia e melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano de Chapadinha.”

Segundo Levi Pontes, “a contribuição de um Parlamentar para com sua região vai muito além dos pedidos de verbas a serem destinadas a Prefeitura, vez que o Município já conta com repasses legalmente constituídos que deveriam ser melhor aplicados, inclusive”. Declarou ainda que“a intermediação junto ao Governo do Estado é na busca de que sejam instituídos na região programas sociais e projetos econômicos que gerem maior possibilidade de emprego e melhorias na saúde, educação e renda”.

Finalizando, acrescentou “que ataques gratuitos não intimidarão em sua atuação parlamentar e que declarações como esta do Secretário Municipal além de soarem como prestação de contas aos aliados políticos da situação, apenas rebaixam o nível do debate e em nada acrescentam para a melhoria das condições dos Chapadinhenses”.

Blogs Governistas Negam Direito de Resposta
Faz alguns dias o deputado Levi Pontes vem procurando blogs ligados à prefeitura de Chapadinha para obter direito de resposta, o que vem sendo sistematicamente negado. Já que a democracia e a obrigação de ouvir o outro lado passam longe das páginas controladas por Belezinha, o parlamentar anunciou que pretende entrar na justiça para garantir seu direito de repor a verdade e rechaçar mentiras direto dos veículos que as produziram.  

Levi Pontes, Paulo Neto e Isaías Reafirmam Unidade da Oposição


Sob a liderança dos deputados Levi Pontes e Paulo Neto a oposição de Chapadinha deu mais um passo rumo a unidade para as eleições de 2016. Em encontro realizado no gabinete de Paulo Neto – na manhã desta terça-feira, 22 – os deputados receberam o ex-prefeito Isaías Fortes que confirmou o empenho pela união dos grupos adversários à prefeita Belezinha.

Sem definir nomes e ressaltando o bom diálogo com outras lideranças como o ex-prefeito Magno Bacelar, a ex-prefeita Danúbia Carneiro e com o ex-deputado Talvane Hortegal, os três líderes demonstraram confiança na união e fé na vitória em 2016.

Ainda de acordo com os parlamentares, além do envolvimento e conversações com os demais líderes, a oposição pretende deflagrar uma agenda de eventos para ouvir a sociedade organizada e o povo em geral sobre a situação do município. 

Direitos Humanos São Debatidos em Escolas de Chapadinha



Diversas atividades aconteceram na cidade de Chapadinha, na região do Baixo Parnaíba Maranhense, durante o segundo dia da Caravana de Direitos Humanos que vem sendo realizada na cidade.

Em seis escolas municipais e estaduais, foram realizadas oficinas de Educação em Direitos Humanos, de Estêncil (forma popular de grafiti, de aplicação rápida e simples) e de Origami (arte tradicional japonesa de criar objetos com papel). Durante as atividades, houve conversas com os estudantes sobre a importância da defesa dos direitos humanos para todas as pessoas.

Também aconteceu, pela manhã, uma visita ao Centro de Detenção Provisória da Comarca de Chapadinha (CDP – Chapadinha) para verificar as condições das pessoas privadas de liberdade naquela instituição. A equipe que realizou a visita foi composta pela Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH), a Pastoral Carcerária e o Fórum Carajás.

Na tribuna livre da Câmara de Vereadores da cidade, a assessora jurídica da SMDH, Dayana Coelho, fez um pronunciamento sobre a defesa dos direitos humanos. Na ocasião, a advogada destacou a importância da mobilização social e do poder público para a garantia da defesa dos direitos humanos na cidade de Chapadinha e na zona rural.

Na Secretaria Municipal de Assistência Social, a assistente social da SMDH, Adriana Raquel Oliveira, e o assessor jurídico Luis Antônio Pedrosa, ministraram uma formação sobre atendimento a violações de direitos para profissionais de assistência social.

Pedrosa também esteve em um programa jornalístico de uma rádio local, onde falou sobre situações de violações de direitos humanos na região.

do Site da SMDH


segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Belezinha Ataca Flávio Dino na Sexta, Domingo Ela Tira Foto com Sorriso Amarelo


Dois dias depois de atacar o governador em entrevista pela Rádio Mirante - taxando-o de rancoroso e perseguidor – a prefeita Belezinha surpreendeu ao protagonizar cenas de tietagem a Flávio Dino durante evento realizado em Belágua.

Acostumada com convênios sem fiscalização, Belezinha insiste que o governo mande mais dinheiro para obras sob investigação e por isso tem apelado para críticas duras no limite da agressão. Sem interlocução institucional, Belezinha piora a situação ao forçar a barra para parecer amiga do mesmo Flávio Dino esculhamba na sexta-feira e no domingo posa para foto com sorriso amarelo.

Governador Flávio Dino e Deputado Levi Pontes Entregam obras e Participa de Ação Social em Belágua

Governador Flávio Dino e Deputado Levi Pontes, em Belágua, após a entrega da
             Escola  Desembargador Emésio Araújo, e durante a Ação Social.   
Por: Alexandre Cunha

Desde que foi criada, há 17 anos, a escola estadual Centro de Ensino Desembargador Emésio Araújo, localizada no município de Belágua, nunca tinha sido reformada. Neste domingo (20) o governador Flávio Dino entregou a unidade escolar reformada, com toda a estrutura adequada aos estudantes. No mesmo dia, Flávio participou também do mutirão de ações sociais organizado pela Maçonaria do Maranhão em Belágua.
Ao lado de 29 municípios do Maranhão, Belágua integra o Plano de Ações Mais IDH do Governo do Estado, que tem como finalidade reduzir as desigualdades sociais nos municípios com menores Índices de Desenvolvimento no estado. “Passo a passo chegaremos aonde queremos chegar, da maneira correta. Estamos fazendo com que as políticas públicas e serviços sociais cheguem às casas de todas as pessoas, especialmente para aquelas que mais precisam”, disse o governador.
Flávio Dino e a secretaria de Educação, Áurea Prazeres, são recepcionados com apresentação de dança de estudantes.
Em plena execução, o Plano de Ações Mais IDH inclui políticas públicas voltadas para as áreas da Educação, Saúde, Agricultura Familiar, Moradia, Infraestrutura, dentre outros. O Mutirão de ações sociais, coordenado pela Maçonaria do Maranhão, teve o apoio do Governo do Estado, do Ministério Público, do Judiciário e sociedade civil.
Representantes da Maçonaria do Maranhão, do Ministério Público, Judiciário, prefeitos, lideranças e vereadores participaram da Ação Social da Maçonaria em Belágua. Os secretários estaduais Áurea Prazeres (Educação), Jefferson Portela (Segurança Pública), Francisco Gonçalves (Direitos Humanos), Laurinda Pinto (Mulher) Marcos Pacheco (Saúde), e o Deputado Levi Pontes também marcaram presença no evento.
Deputado Levi Pontes, lideranças Politicas e servidores da Rede Estadual de Ensino
Levi falou da alegria e satisfação em pode ver os programas sociais de o governo chegar aos mais carentes e necessitados. “É com muito orgulho a pertencer a esse governo, vendo que as ações do governo as bases fundamentais estão chegando aos municípios com menores “IDH”. Uma cidade que tem o menor IDH uma festa maravilhosa, o governador presente, todos os secretários de Estados, políticos, vereadores, onde se estar dando um pulo no que diz respeito à Educação, Agricultura Familiar, água, Escola Digna; enfim, o governo se fazendo presente com suas ações humanitárias para recuperar a dignidade Humana e a melhor qualidade de vida do povo de Belágua”; Destacou Levi pontes. 
Assita a vídeo reportagem:
   
Click aqui e veja mais  fotos do EVENTO:
  
 
Casamento comunitário
Estande da URE
Estande  AGED - Chapadinha
 A 13ª Ação Social da Maçonaria recebeu mais de 5 mil pessoas dos municípios de Itapecuru-Mirim, Vargem Grande, São Benedito do Rio Preto, Chapadinha, Urbanos Santos, Belágua, Nina Rodrigues, Presidente Vargas e Barreirinhas que foram beneficiadas com ações nas áreas Jurídica, Saúde, Educação, Responsabilidade Social e Segurança.


quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Belezinha Desiste de Tomar Terreno de Eduardo Sá

Belezinha e Comitiva Ocupando Terreno de Eduardo Sá, em 2013

O processo pelo qual a prefeita Belezinha pretendia tomar o terreno do vereador Eduardo Sá / PRTB deve ser definitivamente cancelado, nos próximos dias,  por desistência do município.

O processo de desapropriação começou em novembro de 2013, quando a prefeita Belezinha mandou passar trator na área e fixar placas anunciando a futura construção da Rodoviária Municipal. Alegando perseguição o vereador de oposição entrou na justiça e conseguiu barrar a desapropriação.

Antes de a prefeitura ocupar o terreno, o secretário Aluízio Santos chegou a antecipar a represália contra o adversário político. “O Eduardo Sá ele tá se reclamando por terreno A, terreno B, que tá sendo desapropriado, mas é bom ele deixar pra chorar no momento em que a gente for desapropriar o terreno dele pra fazer a rodoviária, isso ai é uma coisa que vai acontecer”, ameaçou Aluísio.

Quase dois anos esperando o aval da justiça para garantir seu capricho e vingança, Belezinha finalmente abdica de desapropriar o terreno do vereador Eduardo Sá e oficializa a desistência por meio de petição datada de 8 de setembro de 2015 e assinada pela advogada Berenice Araújo Portela (veja reprodução abaixo). No documento a prefeita, por meio de seus advogados, reclama da demora da outorga do terreno e alega risco do município perder recursos de convênios. Ainda na petição Belezinha pede urgência na homologação da desistência.

Ouvido pelo blog o vereador Eduardo Sá, emocionado agradeceu a Deus por mais uma vitória. “Belezinha com todo o dinheiro e poder não conseguiu ganhar uma contra mim. Isso acontece porque existe justiça e meu advogado é Jesus”, declarou o vereador.    

Detalhes da Desistência de Belezinha



Magno Bacelar Perde Direitos Políticos, Ex-Prefeito Pretende Recorrer


O Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA) conseguiu na Justiça Federal a condenação do ex prefeito de Chapadinha (MA), Magno Augusto Bacelar Nunes, por irregularidades na aplicação de verba de convênio celebrado entre o município e o Ministério do Meio Ambiente e Recursos Naturais para construção de aterro sanitário. O valor do convênio foi de R$ 299.492,00.

Segundo a denúncia do procurador da República Juraci Guimarães Júnior, o ex-prefeito praticou uma série de irregularidades na aplicação do recurso público, como exemplo: gastos com passagens aéreas em nome da ex-esposa; além da dispensa indevida e fraudes em procedimentos licitatórios e o fracionamento de despesas e mesmo recebendo o valor total do convênio, realizou apenas 70% da obra.

Pela decisão, Magno Bacelar terá que devolver aos cofres públicos o valor de R$ 99.392,55 e ao pagamento de multa civil de mais de R$ 33 mil reais. E, ainda, teve   os direitos políticos suspensos por oito anos, além da proibição de contratar com o poder público pelo prazo de 10 anos.

Magno Pretende Recorrer

Segundo os advogados, o ex-prefeito Magno Bacelar não foi notificado, sua defesa não conhece o teor da condenação, estranha a decisão e anuncia que pretende recorrer tão logo tenha acesso à sentença.  

Maranhão Avança Contra a Crise

04_09_2015_PRESENTES-PARA-SÃO-LUÍS-_Fotos_Karlos-Geromy-97
Do Blog Marrapá
Diferente do impacto nos demais estados brasileiros, o Maranhão vem driblando a crise econômica, especialmente na esfera pública. Mesmo com o rombo bilionário deixado pelo governo Roseana Sarney (PMDB), o Estado está pagando os débitos, concedendo incentivos para a criação de empresas, reajustou o salário dos servidores públicos e está ampliando o quadro em áreas essenciais como educação e segurança.
Nos demais estados, a busca por alternativas segue em um ritmo muito diferente. O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, também enfrenta dificuldades deixadas pela gestão anterior. Diferente do governo maranhense, que conseguiu conceder o maior reajuste aos servidores da segurança entre os estados vizinhos, o governador Rollemberg tem dificuldades para pagar o reajuste concedido no ano passado e já fala em congelar salários e demitir servidores comissionados para equilibrar as contas.
Até mesmo a União, que congrega a maior fatia da arrecadação de impostos do país, decidiu congelar os salários dos servidores até agosto de 2016 por entender que diante do momento de crise, a média de salários no setor público é superior ao privado e os servidores têm estabilidade no emprego, o que não ocorre na iniciativa privada que está realizando cortes.
Para evitar um colapso na economia e no funcionamento da máquina pública, o Governo Federal anunciou uma série de medidas na segunda-feira (14) incluindo a recriação da CPMF que foi discutida com 19 governadores aliados pela presidente Dilma Rousseff e deve ser o foco das tratativas da presidente esta semana.
Além do esforço para a criação da CPMF, que depende de aprovação no Congresso, foram anunciadas outras medidas que já serão adotadas pelo Governo Federal como redução de benefícios a determinados setores da economia, criação de um novo imposto, corte de R$ 2 bilhões com dispensa de servidores comissionados e gastos administrativos.

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Belezinha Comemora Falso Racha e Passa Novo Recibo de Fraqueza


Por mais que queira passar alguma esperança a seus aliados, a prefeita Belezinha acaba emitindo sinais de desconforto quanto aos índices de aprovação e passando desespero quanto as chances de reeleição. A última demonstração disso foi uma postagem de um blogueiro aliado especulando suposta crise entre o ex-prefeito Isaías e o deputado Paulo Neto.

Os motivos alegados seriam a transferência de domicílio eleitoral do deputado Paulo Neto para Chapadinha e exclusão do nome de Izamara Menezes de pesquisa encomendada pelo parlamentar. Ainda segundo a matéria, chateada com e exclusão da pesquisa a família Menezes teria resolvido lançar a ex-vice prefeita Raimunda Maria.

O vereador Marcelo já veio a público desmontar a especulação, mas nem precisava por dois óbvios motivos: o deslize no tempo do fato e falta de lógica na substituição de provável candidata.

A mudança do título de eleitor de Paulo Neto aconteceu um mês atrás, se fosse pra ter briga já seria de conhecimento público e não seria um blog que mudou de lado recentemente que iria intrigar lideranças experientes.

Mais destrambelhada é a parte que o blog fala que da troca de candidatos dentro da família de Isaías. Ora, se os Menezes queriam Izamara na pesquisa, supondo esperar bom desempenho, por que razão haveriam de substituí-la em função de sondagem que sequer participou?

Enquanto há vários grupos buscando união com as dificuldades naturais de compor pretensões diversas, Belezinha usa uma página de credibilidade mínima para mexericar um grupo consolidado por evidentes interesses mútuos e assim assina mais um recibo de fraqueza.           

Vereador Marcelo Nega Rompimento e Diz que Blogueiro se Vende para Garantir o Bandeco


O vereador Marcelo Menezes / PRP reagiu a publicação do blog do Antenor que especulou sobre um suposto rompimento entre Isaías e Paulo Neto. Por meio do aplicativo WhatsApp, o blogueiro James Galvão recebeu a resposta do vereador Marcelo. O parlamentar nega o rompimento, reforça a posição da família e do deputado Paulo Neto contra a prefeita Belezinha e diz que o titular do blog Interligado “se vende para garantir o bandeco”. Abaixo a integra da resposta de Marcelo.


"Eita que a aliança Paulo Neto e Isaías incomoda muita gente...esse blogueiro babão tentou mas não conseguiu implantar essa mentira no povo chapadinhense. Meu pai, o grande líder Isaías, e Paulo Neto estão juntos sim, e nem pensam romper essa união que até agora só nos deu frutos. Saiba você, seu blogueiro de araque, que seus patrões não irão pagar advogados para lhe defender dos processos que você com certeza ainda irá enfrentar. Se prepare pois você irá responder por ter dito que meu pai mandaria matar Magno Bacelar e por demais calúnias dirigidas a minha família. Chapadinha inteira sabe que você é um blogueiro sem credibilidade, em 2012 vivia fazendo texto para denegria a imagem da atual prefeita e hoje se vendeu a ela para garantir o bandeco, caso contrário morreria de fome. Com esse tipo de notícia eu só percebo o quanto meu pai incomoda... o nome do meu pai na política chapadinhense ainda faz muita gente tremer na base. A "Nanica do baixo Parnaíba" tem consciência que só ganha uma eleição com o apoio do meu pai. Ela sabe que possui a maior rejeição de todos os tempos em Chapadinha e que sozinha ninguém tem medo dela. Até porque, trocadilhos a parte, o que vem de baixo não nos atinge. Como tenho dito aos amigos mais próximos: em outubro de 2016 veremos quem cantará de galo e quem será engolido pela porca. Quem viver verá".

sábado, 12 de setembro de 2015

Agentes Comunitários Reclamam Demora no Pagamento e Denunciam Discriminação


A presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde de Chapadinha, Mariza Alvez Arouche (foto), reclama do pagamento do salário dos ASC depois de todo o funcionalismo e denuncia o que consideração perseguição contra toda a categoria.

De acordo com a presidente da entidade dos Agentes Comunitários de Saúde, enquanto os servidores da educação costumam receber seus vencimentos no dia 20 do mesmo mês e os demais funcionários públicos no dia 30, os ACS tiveram seus últimos vencimentos depositados dia 9 de setembro.

Ainda segundo Mariza, nas administrações anteriores os ACS recebiam no dia 20 junto com os demais servidores e depois do governo Belezinha é que passou a ter o tratamento discriminatório. “Somos excluídos da folha de pagamento sendo que a lei 1.061 de 2007 nos dá o direito de receber junto com os demais servidores do município”, declarou a representante dos ACS. “Enviamos vários ofícios ao secretário de saúde (Alan Monteles) se fazer presente em nossa reunião para entrarmos num acordo ele nunca compareceu”, disse Mariza.

Ouvido por nossa reportagem, o secretário Alan Monteles confirmou o pagamento no dia 9, lembrando que estava dentro do limite da lei no 5º dia útil por conta do feriado de 7 de setembro e alegou que a verba destinada ao pagamento vem do governo federal em data que só permite a quitação após o recebimento dos demais servidores.  “O recurso específico para os ACS é creditado em datas diferentes dos demais servidores. Eles (os ACS) sabem disso”, sustentou o secretário.

Ao insistir que este ano Chapadinha já teria recebido mais de 17 milhões do Fundo Nacional da Saúde, que em sua avaliação permitiria um tratamento condizente com a importância dos ACS para a saúde da população, Mariza Arouche lamentou o pagamento depois dos demais funcionários e disse que tornava pública a situação até para que os comerciantes e credores dos Agentes Comunitários compreendessem eventuais atrasos em pagamentos e obrigações.  

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

A Melhor Resposta Para Um Canalha Oculto


Num destes embates via rede social com um notório lambe-sandálias de Belezinha, cuja língua já lustrou sapatos, botinas e tamancos de cada ocupante do poder municipal nas últimas décadas, dei-lhe uma resposta a altura e ele some pela manhã, retornando no final da tarde com um comentário de vários parágrafos de ultrajes contra minha pessoa e minha família sem poupar a meu pai, um senhor de 85 anos de idade e minha mãe, já falecida.

De impulso até revidei, mas já percebendo que o autor não era o mesmo que assinava, arrefeci. Vocábulos pobres e manjados como “ínterim” e “pasmem” entregam fácil o escritor e, por isso, não foi difícil relevar o ingênuo arrendatário das ofensas, mas cogitei devolver os insultos diretamente ao produtor. Logo percebi aquilo como algo inútil e desnecessário.

Inútil porque não há má-fama, que ele bem faz jus, que já não tenham sido jogada-lhas na cara por gente de variados níveis sociais e intelectuais. Desnecessário por completo, pois, além fingidas conversões espirituais e piruetas conceituais nada lhe resta a opinar, não deve haver castigo pior do que não ter honra ou moral sequer para assinar o que escreve e me conforta ter certeza que ele saberá – sem dúvida – sobre qual canalha oculto escrevo.     

Mil Casas: Morador Abre Processo Contra Belezinha

Moradores Denunciam Obra Novamente Parada

O morador do Conjunto José de Souza Almeida, bairro mais conhecido como “Mil Casas”, Vitor Hugo Costa Leite denunciou acidente sofrido por sua esposa e filha no trecho da Avenida que liga o bairro ao Centro, relata a precariedade da Via e afirma que vai processar a prefeita Belezinha pelo descaso.

“Hoje ao percorrer a estrada que liga as mil casas em Chapadinha-MA, dia 10/09/2015, quase sofri um acidente com esposa, filha e família, a estrada está intrafegável. Quero dizer a gestora do Município que amanhã estarei entrando com uma ação na justiça, mostrando fotos do local, sem qualquer segurança na Via, sem iluminação pública, sem qualquer informação de termino e conclusão da obra, mostrando todo o descaso com a população carente da localidade, não respeitando mais de 2 mil moradores”, desabafa o morador.

Vitor Hugo relata que o clima é de revolta e descrença entre os moradores da localidade quanto a conclusão da obra e reafirma intenção de representar contra a prefeita Belezinha. “Vou entrar com uma ação amanhã contra ela (Belezinha) no Ministério Publico de Chapadinha”, afirma Hugo que é jornalista, diretor de teatro e ativista cultural.

Obra Novamente Paralisada
Moradores também denunciam, por meio de página em rede social, que um dia depois de anunciar a retomada da obra, máquinas e homens da prefeitura desapareceram do local. “Olha ai Galera uma parte do trecho da avenida das mil casas... Percebe se que não tem ninguém trabalhando hoje pela manhã. O caminhão que aparece na imagem (acima) não está trabalhando e ainda deixa um pouco da poeira quando passa”, relata a página dos moradores das “Mil Casas”.