quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Após Reunião com Levi e Flávio Dino CAEMA Promete Aumentar Oferta de Água em Chapadinha

Flávio Dino e Levi Pontes no Palácio dos Leões 

Como resultado da reunião de trabalho entre o governador Flávio Dino, o presidente da CAEMA Davi Teles e o deputado Levi Pontes / Solidariedade, que aconteceu na tarde desta quinta-feira (10), o parlamentar ouviu – de parte da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – explicações sobre a situação da obra e o detalhamento de medidas para resolver a crise de abastecimento.

Na presença do governador, o presidente da CAEMA, engenheiro Davi Teles, fez uma análise das limitações da Barragem da Itamacaoca, elencou medidas que serão adotadas para garantir o abastecimento em curtíssimo prazo e soluções para a superação definitiva para a crise hídrica de Chapadinha.

O único manancial superficial de água bruta explorado pelo sistema de abastecimento de Chapadinha – segundo relatório da CAEMA – é o do reservatório da Itamacaoca que tem capacidade atual de acumular volume de água na ordem de 849,356/m³ para um período de estiagem de 7 meses, contra uma demanda de aproximadamente 1.260.000/m³, o que vem gerando um déficit de 410.644/m³.

Ainda de acordo com a CAEMA as medidas para aumentar a capacidade de armazenamento estão em curso e fazem parte da estratégia retomar a normalidade depois de iniciado o período chuvoso.


Levi Pontes Vistoriando Obras e Poços da CAEMA

O deputado Levi Pontes foi preparado para a reunião: visitou a Barragem Itamacaoca, vistoriou as obras dos poços artesianos e levou documentos sobre liberação de recursos para a obra. O parlamentar apresentou relatório indicando que os poços do Centro e Recanto dos Pássaros estariam funcionando com a vazão de 40/m³ por hora (cerca de 50% da capacidade por falta de bomba mais potente);  que o poço do Bairro Novo já tinha sido concluído, faltando a ligação com a rede e que a obra do poço do Bairro Areal sequer havia começado.

Diante dos dados apresentados por Levi, o governador Flávio Dino liberou recursos, que seriam contrapartida do estado, já previsto na obra em convênio com Caixa Econômica, para o imediato aumento da vazão dos poços.

Segundo o diretor de operações da CAEMA, José Luis Ribeiro Bastos, com o aporte de recursos será possível colocar três poços bombeando 80/m³  por hora, um com 45/m³ e o poço do Bairro Areal será perfurado e colocado em funcionamento o mais rápido possível. Além dos novos, ainda têm outros 3 poços mais antigos de 35/m³ em operação.

O deputado Levi disse que por estimativa dos dirigentes da CAEMA, espera que a melhora no abastecimento seja sentida em menos de duas semanas.  

Ao final da reunião o deputado Levi manifestou esperança em uma rápida melhoria do abastecimento e agradeceu a atenção demonstrada pelo governador com o drama da população de Chapadinha.

“Depois de pedir aos dirigentes da CAEMA que me desculpassem pela veemência e pelas cobranças, agradeci ao governador pela atenção, sensibilidade que sempre tem para com o povo de Chapadinha e pela rapidez das medidas adotadas por sua intervenção direta”, finalizou Levi Pontes.           

Nenhum comentário: