sábado, 12 de setembro de 2015

Agentes Comunitários Reclamam Demora no Pagamento e Denunciam Discriminação


A presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde de Chapadinha, Mariza Alvez Arouche (foto), reclama do pagamento do salário dos ASC depois de todo o funcionalismo e denuncia o que consideração perseguição contra toda a categoria.

De acordo com a presidente da entidade dos Agentes Comunitários de Saúde, enquanto os servidores da educação costumam receber seus vencimentos no dia 20 do mesmo mês e os demais funcionários públicos no dia 30, os ACS tiveram seus últimos vencimentos depositados dia 9 de setembro.

Ainda segundo Mariza, nas administrações anteriores os ACS recebiam no dia 20 junto com os demais servidores e depois do governo Belezinha é que passou a ter o tratamento discriminatório. “Somos excluídos da folha de pagamento sendo que a lei 1.061 de 2007 nos dá o direito de receber junto com os demais servidores do município”, declarou a representante dos ACS. “Enviamos vários ofícios ao secretário de saúde (Alan Monteles) se fazer presente em nossa reunião para entrarmos num acordo ele nunca compareceu”, disse Mariza.

Ouvido por nossa reportagem, o secretário Alan Monteles confirmou o pagamento no dia 9, lembrando que estava dentro do limite da lei no 5º dia útil por conta do feriado de 7 de setembro e alegou que a verba destinada ao pagamento vem do governo federal em data que só permite a quitação após o recebimento dos demais servidores.  “O recurso específico para os ACS é creditado em datas diferentes dos demais servidores. Eles (os ACS) sabem disso”, sustentou o secretário.

Ao insistir que este ano Chapadinha já teria recebido mais de 17 milhões do Fundo Nacional da Saúde, que em sua avaliação permitiria um tratamento condizente com a importância dos ACS para a saúde da população, Mariza Arouche lamentou o pagamento depois dos demais funcionários e disse que tornava pública a situação até para que os comerciantes e credores dos Agentes Comunitários compreendessem eventuais atrasos em pagamentos e obrigações.  

Um comentário:

Unknown disse...

e prefeita colocar todo mês no blog que estar em dias mais que mentira!Se não respeita os funcionários imagina a população. Que prefeita boa em. tenho pena de todos parabéns prefeita ta fazendo um bom trabalho...