terça-feira, 14 de julho de 2015

Hospital Fantasma: Murad Pagou 30 Mil por Barracão de Palha e Lona

Barracão custou praticamente o mesmo valor de uma casa de 37m² no padrão do Programa Minha Casa Minha Vida
Barracão custou praticamente o mesmo valor de uma casa de 37m² no padrão do Programa Minha Casa Minha Vida
Blog do Garrone – Na gestão do ex-secretário de Saúde, Ricardo Murad, um barracão de lona e palha custou nada menos do que R$ 30.057,00. O dinheiro foi pago na obra do hospital fantasma de Rosário, que deveria ter 50 leitos e ser entregue em maio deste ano, mas no local só existe um grande terreno cercado por tapumes. Mesmo assim, durante o ano passado a Secretaria de Saúde pagou R$ 4,8 milhões para a empresa Ires Engenharia Comércio e Representação.
Na medição realizada pela Secretaria de Saúde aparece o gasto de R$ 30 mil para um barracão de 100m² em tábua de madeira com cobertura em fibrocimento e piso argamassado. No lugar disso, existe apenas uma pequena barraca de 25m², feita de lona e palha. Mesmo assim, o ex-secretário Ricardo Murad afirmou que a obra estava regular.
Para efeito de comparação, segundo o Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil, esse valor é quase o valor das obras de uma casa de 37m² no padrão do Programa Minha Casa Minha Vida. Apesar de pagar o equivalente a uma casa de 37m² de alvenaria, completa, com acabamento, no local só há um barracão de lona e bem menor, de 25m².
As várias denúncias na área da Saúde entre 2009 e 2014, incluindo o pagamento de obras não realizadas, são o foco da CPI que está sendo requerida na Assembleia Legislativa. Os deputados Fernando Furtado (PCdoB) e Rafael Leitoa (PDT) conseguiram a assinatura de 70% dos parlamentares para a criação da CPI e protocolaram o pedido na última quarta-feira (8). A instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito deve ocorrer em agosto, após o recesso parlamentar.

Nenhum comentário: