terça-feira, 19 de maio de 2015

Levi Pontes Garante Transparência por Parte do Governo do Estado



O deputado Levi Pontes (SD), em pronunciamento feito na sessão desta segunda-feira (18), prestou esclarecimentos a respeito da denúncia feita por seu colega Sousa Neto (PTN) sobre os baixos índices de transparência e controle social do governo do Estado do Maranhão.

De acordo com Sousa Neto, o levantamento feito pela Controladoria Geral da União, no período de 31 de março a 23 de abril, sobre a transparência do atual governo Flávio Dino (PC do B), o Maranhão aparece como o 25º no ranking nacional. No site da CGU consta que o Maranhão está com uma nota de 2.2, ficando à frente apenas dos estados do Amapá e do Rio Grande do Norte.

Levi Pontes esclareceu que o Programa Brasil Transparente existe desde 2013 e só existiam três Estados que não tinham assinado este acordo, dentre eles, o Maranhão. Mas, no dia 20 de março o governador Flávio Dino, em um ato simbólico, aderiu ao programa.

Ainda segundo o deputado, nessa data estava computada apenas 40% das despesas. Os dados mais recentes ainda estão sendo repassados para a CGU atualizar o cadastro, com as devidas informações.

“Não é por empecilho nenhum da Secretaria de Transparência e Controle Social e sim porque o CGU ainda não atualizou os dados do dia 20 de março para cá. Os dados que estão lá são antes do Maranhão aderir ao Programa Brasil Transparente. Acredito que na próxima publicação o Maranhão vai estar lá em cima como um estado democrático de direito e com total transparência, com o filtro aberto em 100%”, garantiu Levi Pontes.

Nenhum comentário: