segunda-feira, 30 de março de 2015

Rodrigo Lago Convoca Bringel para Explicar Fraude no Portal da Transparência do MA

A Secretaria de Transparência e Controle do Governo do Estado, comandada pelo advogado Rodrigo Lago, convocou o ex-secretário de Planejamento do Estado João Bernardo Bringel (foto) para prestar esclarecimentos sobre uns filtros que teriam sido colocados no site do Portal da Transparência para impedir a publicação de contratos, convênios e movimentações financeiras da administração de Roseana Sarney.
A convocação foi feita para a próxima terça-feira!!! Ao assumir o comando da pasta, o secretário Rodrigo Lago identificou que o portal não apresentava corretamente as informações extraídas do sistema financeiro estadual!!! Segundo ele, quase 60% dos recursos gastos pelo governo anterior eram secretos!!!
Perplexo, Rodrigo Lago revelou que instalaram dolosamente filtros na geração dos arquivos da transparência!!! Meu amigo, muito dinheiro foi transferido para entidades privadas, inclusive durante as eleições, sem que isso tenha sido informado!!!
O correto seria acrescentar na extração das informações um filtro para impedir a exibição de despesas sigilosas, protegidas por lei, como as operações policiais e os recursos destinados aos programas de proteção de testemunhas etc!!! O governo, no entanto, fraudou a mecânica do software, incluindo apenas duas rubricas de despesas, mantendo todas as demais ocultas!!!
Entre as despesas ocultadas pela gestão anterior estão as transferências “fundo a fundo” de secretarias e os convênios com associações e entidades privadas!
Em tempo: o leitor deste blog vai ouvir muito falar de convênio "fundo a fundo" envolvendo o Governo do Estado e a Prefeitura de Chapadinha e a relação destes com corrupção e financiamento ilegal de campanhas políticas.  

As informações são do Colunaço do Peta.

Nenhum comentário: