domingo, 11 de janeiro de 2015

Início do Governo Flávio Dino Tem a Marca do Fim de Privilégios


Jornal Pequeno

O começo do Governo de Flávio Dino tem sido marcado por ações importantes, que mostram o rumo que o Estado do Maranhão terá pelos próximos quatro anos. Logo no primeiro dia à frente da administração, minutos após receber a faixa de governador, Dino adotou ações emergenciais que visam combater os problemas socioeconômicos estruturantes do Maranhão.

Os sinais dados por Flávio Dino ao fim dos primeiros 11 dias à frente do Poder Executivo são de que o novo governador inova com postura de estadista no Estado. Muito se esperava e especulava sobre os primeiros dias do novo Governo que põe fim ao período de mandos e desmandos do grupo Sarney, que durou 50 anos. E o que se pode ver nas primeiras medidas são ações que impactam a população mais carente do estado, com resultado em setores que estavam em completo abandono. A começar pelo chamamento de mil novos policiais para garantir a segurança nos municípios maranhenses, um dos problemas que atinge mais fortemente a sociedade. São concursados aprovados na primeira fase, realizada em 2012, e que aguardavam convocação. Agora, farão o teste de aptidão física e curso de formação para atuarem nas ruas na promoção de segurança.

Outra determinação do primeiro dia de Governo foi de dar fim às escolas de taipas espalhadas pelo estado. Através de parceria com os municípios, o Governo vai construir escolas com estrutura adequada e entregar para que as prefeituras façam a gestão escolar dali por diante. A ideia é fornecer aos alunos o ambiente adequado para promoção do conhecimento.

Outros temas foram atacados também logo no início do Governo: programa “Mais IDH”; parceira com a Caixa Econômica Federal nas áreas de habitação rural, gestão pública e agricultura familiar – todas elas com impacto ainda nos primeiros meses de governo -, regulação do programa “Mais Bolsa Família Escola”, auditorias para verificar mau uso de verbas públicas, entre outros.

Esses e outros temas com atenção nos primeiros dias do mês de janeiro têm a marca da promoção da justiça social defendida por Flávio Dino em todas as plataformas eleitorais que disputou desde 2006, quando se elegeu deputado federal.

Rompendo com o patrimonialismo – Discreto, Flávio Dino rompe com a prática corrente nas últimas décadas no Maranhão. Um governador que preza pela vida pública, pelas ações de governo e que mantém uma postura discreta em relação à sua vida privada. Parece simples, mas no Maranhão patrimonialista em que os governos primaram pelas meras ações promocionais da figura pessoal do governador, Flávio Dino mantém-se com a postura de quem não utiliza a estrutura pública a seu bel prazer pessoal. Deixa para trás uma prática obsoleta e instala um novo momento no Estado.

Até agora, Flávio Dino tem mantido a postura de estadista que se esperava daqueles que conhecem a sua trajetória de vida e sua marca política. Assumiu o governo e reuniu secretários, comandando a administração pública para realizar aquilo a que se propôs durante o período eleitoral – adotar políticas sociais que façam os maranhenses respirarem novos ares, com acesso aos direitos fundamentais garantidos pela Constituição Federal.

É com essa nova postura de governante que o Maranhão vai dizendo adeus de uma vez por todas a um passado que deixou marcas difíceis, mas não impossíveis de serem apagadas.

Nenhum comentário: