segunda-feira, 15 de setembro de 2014

O Futuro de Roseana


A edição de hoje (15)  do Jornal O Globo,  traz matéria informando que o Superior Tribunal de Justiça – STJ, deve decidir nos próximos dias se abre inquérito contra a governadora Roseana Sarney e a cúpula  do governo do Maranhão, acusados de receber propina de R$ 6 milhões para a liberação de  precatórios de R$ 120 milhões para as construtoras UTC e Constran.

Desde que as acusações contra Roseana se agravaram, ela insiste em uma espécie de itinerância sub-oficial pelo interior do Estado. Em tom de despedida, Roseana repete por onde passa que que fez um bom governo e que continuará ao lado dos maranhenses, ainda que  sem mandato a partir de 2015.

Aparentando não ter se conformado com a inevitabilidade do fim de seu governo, Roseana já não pede mais votos para Edinho, tenta apenas justificar-se. Em Icatu, a governadora teve que ouvir um rosário de reclamações de uma moradora cansada de promessas. Alternando o silêncio resignado e justificativas pronunciadas em um tom de voz pouco usual, Roseana parecia cansada.

A volta da crise interminável na penitenciária de Pedrinhas, com fugas de dezenas de presos, assassinatos e prisão do diretor da casa de detenção do presídio, mostram que o governo não tem capacidade de reação e pior: evidenciam que a governadora Roseana, na verdade, empurrou o Estado para um abismo que levou junto a carreira da própria  governante.

Acuada pela Polícia Federal, abatida pela impossibilidade de lançar um candidato ao governo que fosse competitivo e enfrentando crises que vem de todos os lados, é provável que a esta altura, Roseana prefira vislumbrar sobre seu futuro, mas o futuro também não lhe parece  acolhedor.

Se o STJ decidir abrir processo contra a ainda governadora, isso significa que Roseana responderá pelas acusações sem a proteção do foro privilegiado. Em um país que passa por profundas transformações no comportamento da Justiça em relação a crimes de colarinho branco, isso significa que num futuro não tão distante, a guerreira poderá ir para as grades.

Aos amigos, Roseana confidenciou que pretende morar em Miami com a família e o marido, mas se tiver que responder por crimes contra os cofres públicos, em vez de residência, Miami poderá ser o destino da fuga.

Em 2010, quando “venceu perdendo” a eleição para o quarto mandato, Roseana justificava-se ao povo já cansado de sua presença no Palácio, repetindo que iria fazer o melhor governo de sua vida. Os anos mostraram que foi o pior e mais deprimente governo que já passou na história do Maranhão contemporâneo. E Roseana sairá de cena sozinha, acuada e com a certeza  dos maranhenses de que já vai tarde.


Como diria Lima Barreto, triste fim.

Por Lígia Teixeira 

Nenhum comentário: