sábado, 2 de agosto de 2014

Magno e Sua Improvável e Aventureira Volta Eleitoral


Depois de perder a última eleição municipal por mais de 5 mil votos de diferença e abandonar Chapadinha ao ponto de sequer ter vindo agradecer os votos recebidos em 2012, pessoas do clico íntimo do ex-prefeito Magno Bacelar anunciam sua volta triunfal em carreata que contará com a presença de Edinho Lobão, num evento que iniciaria uma futura campanha tão improvável quanto aventureira nos aspectos jurídicos e políticos.

É Simples? Tô de Volta?
A primeira dificuldade de Magno Bacelar será o de explicar o motivo de sua ausência de Chapadinha, o abandono a seu grupo e o silêncio sobre tudo que aconteceu em quase dois anos de sumiço. Como Bacelar vai convencer alguém de que ele só pisa agora no município querendo votos e que não vai desaparecer novamente depois das eleições?

Desmoralizando a Ficha Limpa
Condenado no TCU e TCE e impugnado pelo Ministério Público Eleitoral, Magno alega ter arrumado liminar que lhe garantiria condições de disputar o pleito. Mesmo dentro do conceito jurídico de liminar (como ordem judicial provisória e precária), causaria estranheza que em plena vigência da Lei da Ficha Limpa e com os rigores que os tribunais têm tratado a matéria que um político consiga escapar em duas eleições seguidas e com intervalo de 4 anos, usando o mesmo expediente.

Mesmo que tenha conseguido uma liminar (provisória), Magno entra na disputa literalmente sub judice e sua candidatura pode cair a qualquer momento. Além de não chegar ao fim da campanha, Magno – ainda que duvidosa por razões políticas, como veremos adiante – pode repetir o caso do ex-prefeito Isaías que em situação parecida venceu as eleições (2008) e não assumiu por ter contas rejeitas no mesmo TCU.

Magno Precisa de 40 Mil Votos
Se com candidatura trabalhada por dois anos antes de 2010, contando com a prefeitura de Chapadinha e bom apoio em vários municípios a votação de Magno, de 33 mil votos, lhe deixou apenas na segunda suplência, não se sabe onde e como ele encontrará votos para chegar aos 40 mil votos necessários para sonhar com uma vaga na Assembleia, neste 2014.

Blefe ou Desespero  
Como a notícia foi dada por terceiros, Magno nem se obrigaria a desmentir ou recuar, tudo pode não passar de blefe para justificar o anúncio de Danúbia ou de outro nome. Por outro lado, se com a soma de todas as impossibilidades Magno insistir em concorrer nesta eleição seu objetivo será apenas um: evitar desesperadamente ser esquecido e evitar o surgimento de um novo momento político em Chapadinha sem sua influência.  

Nenhum comentário: