quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Ausência de Secretária, Promotoria e Vereadores Marca Audiência Pública Sobre Educação


Enquanto os péssimos indicadores se mantêm ou conseguem piorar,  denúncias de falta de professores (de variadas disciplinas, do começo do ano até hoje) e descoberta de firmas fantasmas em esquema de corrupção que atinge a merenda escolar, a maioria dos vereadores não compareceu, a secretária de educação Maria Coelho simplesmente ignorou e o ministério público não mandou representante a uma audiência pública realizada na tarde/noite desta quarta-feira e que debateu os problemas da educação no município.

Dos vereadores, presentes só presidente Nonato Baleco / PDT e do autor do requerimento da audiência, vereador Manin Lopes / PT. As palestras ficaram por conta da professora da UFMA Lucelma Braga, que apresentou dados preocupantes e da presidente do SINDCHAP Neldan Rocha, que confirmou a situação por meio de casos concretos.

No momento dos debates os participantes da audiência que se pronunciaram lamentaram o pouco caso da prefeitura, ministério público e dos vereadores que não compareceram. 

A direção do SINDCHAP denunciou, citando os nomes das escolas, que estudantes do 9º ano estariam sem professor de matemática e outras disciplinas desde início do ano.

A secretária municipal Maria Coelho – que é petista e era sindicalista – foi muito criticada por não ter comparecido e sequer haver mandado representante ao encontro.


Da audiência ficou deliberado a criação de fórum ou observatório (sob a mediação da Universidade, Entidade de Classe dos Educadores e Câmara Municipal) para lutar pelo desenvolvimento da educação e controle social dos recursos públicos destinados ao setor.  

Nenhum comentário: