segunda-feira, 2 de junho de 2014

Tiquira Maranhense Faz Sucesso em Feira Internacional de Bebidas


A Tiquira Timbotiba, destilado de mandioca genuinamente maranhense, acaba de fazer o maior sucesso na Expocachaça, a mais importante e conceituada feira do setor, realizada no final do mês de maio passado, no Expominas, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

O presidente da fábrica, advogado e empresário José Moraes - que é chapadinhense - informou que, para a Expocachaça deste ano foram selecionados somente 220 expositores e a Tiquira Timbotiba foi a única bebida não derivada de cana-de-açúcar que foi escolhida para participar do evento.

José Moraes frisou que a Timbotiba é a primeira indústria do Brasil em tiquira, bebida popular maranhense, reconhecida pelo Ministério da Agricultura e todos os órgãos de controle do Estado. “A tiquira é uma bebida consumida no Maranhão, desde a época da colonização, só que de maneira rústica, sem nenhum tipo de controle. E nos viemos para inovar e oferecer aos consumidores uma bebida dentro dos padrões de qualidade exigidos pelo mercado consumidor”, declarou o empresário.

Ele explicou que a Timbotiba, produzida em uma indústria instalada na zona rural do município de Santa Rita, a 70 quilômetros de São Luís, nasceu como fruto de um projeto pioneiro. “Realizamos a ideia de não somente comercializar um produto dentro das normas legais como também divulgar para o mercado interno e externo um produto tipicamente maranhense, como forma de valorizar nossa culinária e nossa cultura”.

O nome da tiquira foi inspirado no nome do povoado em que ela é produzida. “Timbó é um cipó encontrado às margens do Rio Itapecuru e de toda a região Pré-Amazônica, que contem poderes alucinógenos e que os índios usavam para pescar. E tiba significa abundância, em tupi-guarani”, explicou.

O empresário também informou que a Timbotiba vem sendo produzida há mais de um ano e, neste último mês de maio, foi mostrada na cidade de Belo Horizonte, para o Brasil e para o mundo, na ExpoMinas, maior feira de cachaça do planeta, realizada no Estado de Minas Gerais. “Só para se ter uma ideia, no Brasil existem 5 mil produtores de cachaça legalizados.

Para a Expocachaça, realizada no período de 22 a 25 de maio, foram selecionados somente 220 expositores e a Tiquira Timbotiba foi a única bebida não derivada de cana-de-açúcar que foi escolhida para participar na categoria de bebida exótica, tendo em vista que o mercado consumidor do Sul do País e do exterior não conhece nenhuma bebida alcoólica produzida com mandioca. Somos a primeira do Brasil com estas credenciais. O sucesso foi total”, festejou José Moraes.

A tiquira é um aguardente típico do Maranhão; ela é considerada por alguns como a única bebida genuinamente brasileira, pois diferente da cachaça que tem como matéria prima a cana (que foi trazida ao Brasil), ela é feita a partir da sacarificação e fermentação da mandioca, que é nativa de nossas terras, mas ambas usam o processo de destilação trazido pelos colonizadores.


“Entrei nesse ramo como forma de oferecer um produto com a marca da cultura maranhense, e com qualidade, podendo ser comercializada formalmente em supermercados, inclusive no exterior”, salientou José Moraes, frisando que não existe nada artesanal no processo de industrialização da Timbotiba. “Tudo é feito dentro de um padrão de controle de graduação alcoólica, de metais leves e pesados, de aroma e paladar, totalmente diferente de tudo que os apreciadores de destilados já consumiram. Somos um produto ecologicamente correto, pois não usamos lenha no processo de destilação”, acentuou o empresário.


Blog do Manoel Santos / Jornal Pequeno

Nenhum comentário: