sábado, 17 de maio de 2014

Denúncia do Mais Educação Gera Pressão em Diretores de Escolas


Pela entrevista da empresária Raquel Bacelar e da diretora Aline Almeida ficou evidente que os implicados no caso estariam em busca de bodes expiatórios e escolheram três diretoras como alvos de pressão, a procura de quem teria vazado as informações obtidas pelo blog, que levantaram suspeitas de superfaturamento e repercutiram ao ponto de os vereadores – por unanimidade – convidarem a secretária Maria Coelho e a coordenadora do Programa Mais Educação para prestar esclarecimentos à Câmara Municipal no próximo dia 22.

Segundo relataram a diretora Aline e a empresária Raquel as três diretoras se tornaram suspeitas porque uma queria comprar da loja de um parente, outra seria ligada politicamente ao ex-prefeito Isaías e uma terceira teve a coragem de ligar para a loja Exclusiva reclamando dos preços exorbitantes.

Há notícia inclusive de que a gestão municipal estaria induzindo diretoras a me cobrar pela via judicial a delação de quem me forneceu os documentos e fotos, que a própria dona da Exclusiva atestou como sendo verdadeiros e corretos.

As pessoas e autoridades que se lançaram nesta verdadeira "caça às bruxas" precisam atentar para algumas coisas óbvias – além do fato de poder errar o alvo – conforme destaco abaixo.

Sigilo da Fonte Garantia Constitucional
A imprensa tem no texto constitucional ampla garantia do sigilo da fonte, no artigo 5º, inciso 16 e nos seguintes termos: “É assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional“. Mesmo se este amparo não tivesse, preferiria ir preso a revelar alguém que me confiou informação pública, importante e verdadeira. Portanto, o titular deste blog não entrega fonte e ponto final!
  
Informações Públicas
Uma vez confirmada a veracidade dos dados apresentados na matéria (que repito, confirmação feita pela própria dona da loja, em entrevista na Rádio Mirante que tenho gravada e que será disponibilizada na internet) a busca por responsáveis pelo vazamento só representaria perseguição contra quem nada de errado fez e equivale a uma confissão de culpa, já que as contas do programa deveriam ser públicas.

Mexendo no Vespeiro
A pressão em cima dos gestores das caixas escolares é antes de tudo uma tremenda falta de inteligência, pois, ficou claro que qualquer um deles têm provas de sobra para expor ainda mais o maus feitos do Mais Educação e aquele que for perseguido pode trazer muito mais elementos a esta polêmica que segue alimentada pelo desespero de quem foi apanhado em irregularidades sucessivas que produziram um escândalo que parece não ter limites.  



Nenhum comentário: