sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Carnaval: Já Não Estamos Entre os Melhores, E Daí?


Enquanto o carnaval leva multidões aos municípios de Pinheiro, Pedreiras e Barra do Corda, a festa de momo em Chapadinha é prenunciada como mais fraca que caldo de peteca. Apesar de apresentar bandas de nome (para o gosto da maioria; na moda do Forró Elétrico), a bem da verdade não houve divulgação e a prefeitura não conseguiu manter o clima de anos anteriores, quando nossa cidade disputava as primeiras posições entre os melhores carnavais no interior maranhense.

Por investir pesado no carnaval os governos passados eram acusados de promover a política do “pão & circo” em detrimentos da qualidade de serviços públicos básicos. A atual administração não faz nenhuma coisa nem outra. Seria até razoável a falta da promoção do carnaval se traduzisse em melhoria na saúde e educação, mas contrário disso em muitos casos ocorreu até piora em algumas obrigações públicas da prefeitura e o aumento das suspeitas de corrupção no governo do sem pão, sem saúde, sem educação, cultura, circo...

Contudo nesta sexta-feira não adianta reclamar. Resta destacar o que ainda pode animar o povo pacifico e festeiro da nossa Chapada das Mulatas. O blog destaca – abaixo – algumas iniciativas interessantes.

Baile a Fantasia – Puxado pelo grupo Chapadinhamente Nós o tradicional Baile do Aldeota (sábado) onde as fantasias não deixam nada a desejar ao luxo e requinte das grandes cidades, sem falar nas marchinhas e no prazer de rever amigos que só nos visitam por ocasião desta festa.

Bloco do Quiabo – Idealizado pelo poeta Herbert Lago, tem a participação de artistas como Casagrande e Renardo e conta com a alegria e irreverência do povo do Bairro do Cruz que tem o mesmo espírito folião da Madre Deus em São Luís.

Bloco do Sujo – Sem comissão organizadora ou “donos” o Bloco de Sujos completa 22 anos sem falhar uma segunda-feira de carnaval, saindo por volta das 17 horas do cruzamento entre a Rua 15 de Novembro e Avenida Gustavo Barbosa. O Bloco de Sujo é o resumo da alegria do carnaval: homens sérios (outros nem tanto) todos vestidos de mulheres em companhia das famílias.

Paredões e Novos Blocos – Trazendo modernidade temos as novidades do Bloco “Oz Primos” e o Bloco dos Paredões que devem reunir um público jovem e prá lá de animado pra detonar o melhor do som eletrônico.

Bares – Arinos, Associação Boa Vontade, Pantanal, Associação Cangaia, Bar do Alcides, Buteko, Chico Tripa, Old Bar, Delivery Massas, Almeida Bar, Chico Pirão todos com programação para carnaval, são algumas das inúmeras opções que temos.


Correndo o risco de esquecer alguém na lista, o Blog rema contra o pessimismo do "Carnaval Caldo de Peteca" e, diante da certeza de que já não estamos entre os melhores carnavais do Maranhão, pergunto: e daí?     

Nenhum comentário: