terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Simplício Defende Mais Rigor Contra Trabalho Escravo


Nesta terça-feira (28), data em que é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, o deputado Simplício Araújo (Solidariedade/MA) defendeu mais rigor na luta contra a prática no país, e, especialmente, no Maranhão. O parlamentar considera inadmissível que em pleno século XXI ainda exista esse tipo de trabalho.

“É preciso alertar a sociedade para a importância de combater o trabalho escravo. Muito ainda precisa avançar nessa questão. Os governos federal e estadual precisam adotar políticas para erradicação desse problema. É preciso pôr fim a essa prática”, ressaltou o parlamentar.

O Maranhão tem 31 nomes na lista suja do trabalho escravo, divulgada semestralmente pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Segundo a nova versão, a maioria dos infratores do estado são fazendeiros dos municípios de Santa Luzia e Açailândia. Atualmente, o Maranhão ocupa a 5ª posição no cadastro do MTE. Na lista anterior era o 4º colocado.

Entre os infratores estão os proprietários das fazendas Nativa III, São Jorge, Saramandaia e Barro Branco, todas em Santa Luzia, e Lagoinha, Santo Antônio e Redenção, em Açailândia. A exploração do trabalho escravo foi identificada também em propriedades rurais nas cidades de Carutapera, Bom Jesus das Selvas, São Mateus, Altamira, Bom Jardim, Maraçumé, Santa Inês, Codó, Governador Edison Lobão, além de uma carvoaria em Açailândia.

“Apesar de ter melhorado a sua colocação, o Maranhão ainda ocupa a 5ª posição na lista do trabalho escravo. É uma posição muito ruim. É preciso combater esse problema. Vamos continuar lutando contra a violação dos direitos humanos e dos direitos fundamentais no trabalho no país”, afirmou Simplício.


Reportagem: Letícia Bogéa

Nenhum comentário: