segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Quebrando o Silêncio


Por: Pedro Vilela – Pastor

Sempre que solicito a amigos que publiquem alguma matéria em seus blogs, alguns leitores vestem a “carapuça” da culpa, e questionam o que escrevo.

Não me recordo de ofender ninguém com minhas matérias, pois sempre utilizo a Palavra de Deus, e, se tais leitores se sentem ofendidos, questionem a Bíblia, pois é dela que faço minhas reflexões.

Hoje quero escrever sobre a SÍNDROME DE JEZABEL, com base no livro “Desmascarando o espírito de Jezabel” de John Paul Jackson. 

Existe um comportamento que, dentre tantos outros, são tratados como uma distorção de personalidade que torna certas pessoas predispostas a ferir os outros em seus relacionamentos interpessoais e, mais do que isso, ferir constantemente a si mesmos.

Falo da Síndrome de Jezabel. A Bíblia fala a respeito dessa personagem real que deu nome a este comportamento.

Jezabel, a filha do imperador dos sidônios, casou-se com o rei Acabe, de Judá. Embora seu nome seja muito associado à devassidão, sua principal característica é o domínio exercido pelo poder da manipulação.

Síndrome é um termo bastante utilizado em medicina e psicologia para caracterizar o conjunto de sinais e sintomas que definem uma determinada patologia ou doença.

Pessoas que se encontram com esta Síndrome apresentam seus sintomas num momento ou noutro, não necessariamente todos simultaneamente. Por outro lado, uma característica isolada não indica que alguém seja vítima da Síndrome de Jezabel, pode corresponder apenas que a pessoa é emocional e espiritualmente imatura.

Mas, sempre que houver uma combinação dos vários sintomas, a seguir relatados, será uma forte evidência de que a pessoa esteja com esta triste doença.  Lembremos também que uma característica pode estar bem realçada, enquanto outra pode estar oculta, acentuando-se somente em outras circunstâncias. De qualquer forma, uma manifestação prolongada, de qualquer um dos sintomas, exige uma avaliação mais atenta do indivíduo e da situação.

Vamos relacioná-los ás passagens bíblicas da personagem:

 1ª - O indivíduo sente-se profundamente ameaçado e contrariado com a possibilidade de oposição. I Reis 18:3 e 4;

 2ª - Dispõe de associações estratégicas - "discípulos", ou um grupo de controle. Parece necessitar de constante aprovação de seus seguidores. Com estes, compartilha suas opiniões de acordo com seus interesses. Seu poder de manipulação pode convencer, mesmo com uso de mentiras ou pontos de vista distorcidos. I Reis 18:19b; 21:8-11;

 3ª - Quando desmascarado e apresentado à realidade, usa de seu carisma e se coloca na defensiva; geralmente reage com ironia se fazendo passar por vítima das circunstâncias diante do público. II Reis 9:30 e 31;

 4ª - Na ofensiva, lida com seus desafetos, arrazoando com justificativas distorcidas baseadas no que crê. Sua opinião, muitas vezes, se torna a última palavra sobre várias questões, fazendo com que, na sua vaidade, se sinta superior. I Reis 19:1 e 2;

 5ª - Enganam os outros falando aquilo que as pessoas gostam de ouvir, ele busca, acima de tudo, demonstrar poder e credibilidade. I Reis 21:7 e 15;

 6ª - Sendo solteiro ou casado, ele tem a tendência de dominar todos os membros de sua casa. Lamentavelmente, a vida familiar desse indivíduo é turbulenta. I Reis 21:25; II Reis 9:30 e 31;


7ª - Enfim, é do tipo carismático, mas extremamente cruel; pois, de líder, torna-se um manipulador. I Reis 21:11, 25 e 26;

Como superar esta situação? Na Bíblia, Elias ouviu a voz de Deus, foi suprido por Ele e ungiu um novo rei e um novo profeta. A solução, portanto, é clara: Institua novos parâmetros na sua vida e não tolere mais o Espírito de Jezabel. Rompa com esta armadilha que te persuade pelo medo, controle e intimidação. Se você tem falhado nesta área, ore e peça perdão a Deus, e seja Livre.


Deus os abençoe abundantemente.

Nenhum comentário: