quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Belezinha Tá Cassada e Ela Já Sabe Disso...


Respondendo a seis fatos ou processos com potencial de sobra pra lhe afastar do cargo, a prefeita Belezinha está cassada e bem sabe disso. Com três processos já em curso – dois sob acusação de  construção de estradas em troca de votos e um por farta distribuição de bonés de sua empresa em evento de campanha – em âmbito eleitoral e mais três denúncias consistentes de improbidade administrativa – contratações indiscriminadas e sem concurso ou autorização da câmara, esquema do lixo e, agora, o escândalo da Queops – que a oposição ou o ministério público podem iniciar a qualquer momento, a luz das leis o afastamento da prefeita é apenas uma questão de tempo e de diferentes consequências, dependendo da esfera judicial.

Diferentes Consequências
No caso de condenação pelos processos que correm na justiça eleitoral (estradas, bonés, abuso de poder e compra de votos) a consequência, além de ficar 8 anos sem disputar eleições (Belezinha e a vice Raimunda Maria), será a perda do mandato e a marcação de novas eleições, depois de esgotados os recursos. O presidente da câmara assume enquanto se realiza o novo pleito.

Com relação aos processos por improbidade e fraude em licitações, que em regra correm na vara da fazenda pública, com conclusão pela perda de mandato que atinge somente o gestor (no caso Belezinha) deixando de fora a vice Raimunda Maria, que assumiria o comando da administração municipal.

Processo Eleitoral Órfão
Como teria por consequência a realização de novas eleições, as informações e movimentações de bastidores demonstram um total desinteresse da classe política. A falta de interesse ocorre porque – entre os conglomerados de oposição, e por mais lógica, entre os governistas – nenhum dos grupos deseja encarar uma disputa eleitoral antes de 2014.

Além disso, não é segredo pra ninguém a cooptação (consolidada ou pré-datada) de advogados, já havendo inclusive rumores de que as tentativas de agregação governista a afim de evitar futuros recursos no TRE/TSE possam se estender a outras partes dos processos eleitorais.

A Vez da Vice
Apesar dos sucessivos escândalos ao que parece falta interesse também em processar Belezinha por improbidade, pois assumiria a vice Raimunda Maria e os poucos que querem não podem demonstrar ou se empenhar nisso em público, sob pena de precipitar rompimento.   

Os Últimos Guardiões

Entre as suspeitas generalizadas de "acordão" na classe política, com todo esse enredo de conspirações que parece saído de filme de espionagem, em que pese qualquer consequência e ficando cada vez mais claros os acontecimentos da campanha como antecipação da forma de governar: o interesse geral em eleições limpas e a exigência do povo pelo bom uso do dinheiro público têm, nos fatos, nas provas, no direito, nas promotorias e no judiciário as últimas esperanças de resguardo. 

Nenhum comentário: