segunda-feira, 24 de junho de 2013

Movimento “Vem Pra Rua” Confirma Protesto para Terça-Feira

Protesto em São Luís Leva 15 Mil às Ruas

Sobram dúvidas e receios com relação ao protesto do “Vem pra Rua Chapadinha” marcado para a tarde de amanhã em Chapadinha. Até agora se sabe que a organização corre por conta da professora, blogueira e ativista Jane Andrade e por estudantes da Universidade Federal do Maranhão. O movimento é contra a entrada de partidos políticos, mas disse que não veta a participação de ninguém.

Entre os políticos – embora o receio seja geral, porque até aqui ninguém controla o movimento e tão pouco seja provável que alguém consiga  dividendos – pânico maior é o da prefeita Belezinha em virar alvo da juventude, que é traduzido pelo tom agressivo de seu principal blogueiro contra o protesto e pra lá de ofensivo a setores da oposição que sequer apoiam a manifestação.

Ao participarem do programa “Passando a Limpo” da Rádio Mirante, estudantes da UFMA demonstraram indignação contra a campanha de desmerecimento por parte da mídia governista, repudiaram terem sido taxados de palhaços e prometeram mostrar a força dos “gatos pingados”, em reação à tentativa de desqualificação de parte do blogueiro Ivandro Coelho.

Os organizadores do Manifesto “VEM PRA RUA CHAPADINHA” informam seu início para às 17h na Praça da Matriz, mas a partir das 15 horas haverá pessoas na praça da Bíblia para dar orientações e confeccionar cartazes com quem for chegando. O protesto deve ir até o prédio da Prefeitura Municipal e depois retornar à Praça Coronel Luís Vieira.

Hoje os coordenadores da manifestação se reúnem na UFMA a partir da 16:30 para confeccionar cartazes e às 18hs estarão na escola Raimundo Araújo também mobilizando para o manifesto.

Pauta de Reivindicações do Movimento Vem Pra Rua Chapadinha:

• Segurança, guardas na rua e até concurso público (mais concursos e menos contratações por amizade) para aumentar o efetivo de guardas municipais.

• Melhora na estrutura do HAPA com urgência e/ou aluguel de outros hospitais para desafogar o HAPA e também um atendimento digno, com respeito e qualidade.

• Melhoria nas escolas: estrutura física, material didático e valorização dos profissionais da educação.
• Transporte público

• Transparência nos atos do Executivo e Legislativo.

• Não a PEC37 e a Corrupção.

Protesto Pacífico
Segundo a professora Jane Andrade, o Major Edvaldo garantiu apoio policial ao movimento e que contribuirá para que tudo ocorra na mais perfeita ordem. “Entregamos ofício onde pedimos apoio da Polícia Militar no sentido de garantir que pessoas mal intencionadas não promovam baderna durante o manifesto Vem Pra Rua Chapadinha”, disse a professora.

Protesto em 1998, Depois de Muita Mobilização


Rompendo a Tradição

Caso consiga colocar um número considerável de manifestantes em praça pública, o movimento “Vem pra Rua Chapadinha” romperá uma tradição de distanciamento e conformismo que sempre imperou na população de Chapadinha. Nos últimos anos todas as tentativas de colocar gente na rua para protestar fracassaram e o último protesto expressivo em Chapadinha aconteceu em 1998, contra 9 meses de salários atrasados e exigindo uma CPI para apurar denunciar de corrupção no governo de Isaías Fortes. 

Manifesto Pela Saúde em 2011

Nenhum comentário: