sexta-feira, 14 de junho de 2013

Câmara: Estudantes Protestam Contra a Violência


Ao final da sessão parlamentar dessa quinta-feira, 13, o presidente Nonato Baleco(PDT) interrompeu a sessão para que estudantes universitários de Chapadinha, do Campus IV da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), fizessem uma manifestação em repúdio à violência contra a mulher no município.

Com faixas e bandeiras de movimentos estudantis os jovens buscaram despertar atenção do legislativo municipal para esse sério problema, que vitima muitas pessoas no município, estado, país e mundo todos os dias.

Os manifestantes entregaram aos parlamentares da casa uma carta, justificando os motivos da manifestação, e a iminente necessidade de combate à violência contra a mulher, seja física, ou sexual, que consequentemente viola os direitos humanos.

Para se ter noção do quão é necessário combater essa prática, vejamos alguns dados preocupantes:

- Pelo menos uma em cada 03 mulheres no mundo sofrem algum tipo de violência durante sua vida.

 A violência doméstica é a principal causa de morte e deficiência entre mulheres de 16 a 44 anos, e mata mais do que o câncer e acidentes de trânsito.

- Cerca de 70% das vítimas de assassinatos do sexo feminino foram mortas por seus maridos ou companheiros.

- Mais de 40% das ações violentas resultam em lesões corporais graves decorrentes de socos, tapas, chutes, amarramentos, queimaduras, espancamentos e estrangulamentos.

Apoio da Câmara
Em nome do parlamento municipal o presidente Nonato Baleco elogiou a iniciativa dos estudantes e ressaltou que a Câmara Municipal vive um novo momento e que movimentos que trazem justas reivindicações e levantam temas importantes para a sociedade serão sempre bem acolhidos pelo poder legislativo chapadinhense.

Com Informações de Alexandre Cunha e Interligado





Nenhum comentário: