quarta-feira, 29 de maio de 2013

Prefeitura de Chapadinha Realiza Audiência Pública “Quase” Secreta


A prefeitura realizou hoje uma audiência pública para avaliação do cumprimento das metas fiscais relativas ao primeiro quadrimestre de 2013, mas de efetivamente pública – como exige a lei – a audiência só teve o nome.

O público da audiência realizada na tarde de hoje na Câmara Municipal se resumiu aos vereadores considerados da base do governo e secretários ou assessores da prefeita Belezinha.

Nenhum dos vereadores de oposição compareceu.

O titular do blog tomou conhecimento do evento por informação do repórter Fábio Barroso, da Rádio Mirante, que passava pela frente da Câmara e resolveu ver o que acontecia. Ainda durante o programa Direto ao Assunto, Barroso estranhou terem lhe dito que no Parlamento se realizava uma audiência pública, uma vez que a imprensa em geral não foi comunicada e nem o site da prefeitura noticiou a realização.

Após o término do Direto ao Assunto, este jornalista se deslocou para o prédio da Câmara, que fica ao lado dos estúdios da Mirante. No momento em que chegamos ao plenário, com a apresentação da prestação de contas em curso, só coube registrar os gráficos e aguardar o momento de fazer alguma pergunta.

Por se tratar de audiência cuja publicidade de sua ocorrência é  prevista em lei, perguntei ao Controlador Geral do Município, advogado Antônio Guedes de Paiva, que ações a organização do evento teria adotado para divulgar a audiência e quais medidas efetivas teriam sido tomadas para garantir o conhecimento de todos, a presença de maior número entidades e do povo na audiência.

O controlador alegou que a administração anterior teria dificultado os trabalhos por não haver deixado informações e lamentou falta de tempo, mas concordou que a divulgação não foi a merecida: “divulgação foi falha e o controlador geral assume isso. O controlador geral ele assume as falhas na divulgação”, finalizou prometendo corrigir os erros na outra audiência quadrimestral prevista para acontecer em setembro.


O problema é que a reconhecida falha de divulgação numa audiência que tinha obrigação de ser pública esvaziou o sentido do evento e – propositalmente ou não – transformou ato inteiro num teatro. 


Controlador Antonio Guedes

Gráfico com Números da Educação 

Dados da Gestão da Saúde 

Nenhum comentário: