domingo, 28 de abril de 2013

PT Censura Propaganda Partidária a Pedido de Roseana Sarney

Márcio Jardim com Lula

Matéria de "O Globo"

A direção nacional do PT determinou a retirada do ar de inserção regional de TV do partido no Maranhão na qual eram feitos ataques ao governo Roseana Sarney (PMDB). Uma ala do PT integra o governo do estado, mas o partido é rachado, com o outro setor do partido radicalmente contra a família Sarney. A governadora teria se queixado ao ex-ministro José Dirceu, com quem se reuniu segunda-feira, em São Luís. Informado, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, determinou a interrupção da veiculação do programa.

A inserção, de 30 segundos, era estrelada por Marcio Jardim, integrante da executiva estadual do PT. Ele começa elogiando os governos Lula e Dilma Rousseff, afirmando que o Brasil melhorou muito, e faz um contraponto com a situação do Maranhão: "O Maranhão continua ostentando os piores indicadores sociais do país. Somos os piores na Saúde e na Educação. Vivemos num estado de profunda insegurança, medo e violência, que aterroriza todos nós. Com o PT, haveremos de inaugurar um tempo de mudança, renovação e esperança para o Maranhão".

Presidente do PT no estado, Raimundo Monteiro divulgou nota em que se diz surpreendido pela crítica a Roseana: "Não fosse pela contradição de o PT criticar o governo do qual faz parte, também não faz sentido investir contra uma liderança que tem apoiado desde o início o nosso projeto nacional".

Marcio Jardim contestou a versão de que o presidente do diretório regional tenha sido surpreendido:

- As gravações foram feitas sob a supervisão do secretário-geral do partido, Fernando Magalhães, ligado a Raimundo Monteiro.

Em 2010, o PT do Maranhão decidiu apoiar a candidatura de Flávio Dino (PCdoB) ao governo, mas o diretório nacional interveio e forçou o partido a apoiar Roseana. O PT ocupa três secretarias estaduais: Ciência e Tecnologia, Trabalho e Articulação Institucional.

O deputado Domingos Dutra (PT-MA), o mais barulhento inimigo político dos Sarney no Congresso, considerou um gesto de autoritarismo a retirada do programa do ar e questionou a suposta deferência dos governos Lula e Dilma, e do PT, à família Sarney:

- Não sei o que o (José) Sarney fez para o PT e para o governo (federal), que a dívida não para de crescer, é uma relação de trabalho escravo. Suspender o programa foi um autoritarismo, um absurdo. Isso quer dizer que o PT do Maranhão não sairá do curral de Sarney nas eleições de 2014 - afirmou Dutra, que pretende migrar para o Rede, partido em processo de criação pela ex-senadora Marina Silva.

Já o deputado Francisco Escórcio (PMDB-MA), ligado à família Sarney, minimizou o incidente, afirmando que Marcio Jardim é ligado a Flávio Dino (PCdoB) e não representaria o PT como um todo:

- Não tem crise, a relação está muito agarrada - afirmou Escórcio.

Comentário Nosso
Episódio vexatório para um partido de luta e democrático com a história do PT. O vídeo de Márcio Jardim traduz o pensamento de parcela significativa do PT e a censura só evidencia a necessidade de a militância petista livre continuar resistindo. Veja o vídeo.     




Nenhum comentário: