terça-feira, 23 de abril de 2013

Professores de Chapadinha Aderem à Greve e Realizam Ato Público em Defesa da Categoria

Passeata Pela Av. José Caetano 


Como parte da Greve Nacional dos educadores, organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação – CNTE professores das redes estadual e municipal de ensino saíram em passeata pelas ruas de Chapadinha e promoveram ato público na Praça Coronel Luís Vieira.

As entidades SINCHAP (que representa os professores municipais) e SINPROESSEMA (educadores estaduais) apresentam uma pauta conjunta de reivindicações que – entre outros pontos – inclui: 10% do PIB para Educação, 100% dos recursos do petróleo para o ensino público e institucionalização do Sistema Nacional de Educação. 



Ato Público na Coronel Luís Vieira 


Pauta Municipal
Os professores municipais param as atividades por 3 dias e cobram da prefeitura o cumprimento da lei da redução da carga horária, pagamento de abono referente às sobras do FUNDEB e remuneração de horas trabalhadas a mais do que o estabelecido na Lei Federal nº 11.738.

Estado em Greve por Tempo Indeterminado
Os educadores da rede estadual já definiram que a greve segue por tempo indeterminado, depois dos 3 dias de manifestações nacionais. A pauta de reinvindicações estadual exige a correção do piso salarial da categoria, efetivação das progressões, promoções e titulações, nomeação de excedentes e realização de concurso público.

Negociações
A Assembleia Legislativa realizou, na manhã desta segunda-feira (22), uma audiência pública entre representantes do governo do Estado e de professores da rede de ensino para tratar de questões relativas ao Estatuto do Educador e do indicativo de greve por tempo indeterminado. A audiência foi coordenada pelo presidente da Comissão de Administração Pública, Seguridade Social e Relações de Trabalho, deputado Othelino Neto (PPS), autor do requerimento, que mediou as discussões. As negociações continuam, mas a adesão à paralisação nacional, nesta terça-feira (23) e a greve por tempo indeterminado estão mantidas. 

Adesão
Nas escolas da rede estadual a paralisação é total, no município apenas os professores contratados (sem estabilidade) estão em seus postos de trabalho.    

Nenhum comentário: