terça-feira, 30 de abril de 2013

Improbidade: Caminhão do Lixo Comprado por Firma de Belezinha

Caminhão Compactador Devidamente Adesivado 

Em meados de fevereiro um reluzente caminhão compactador de lixo começou a circular em Chapadinha e foi apresentado como a primeira de muitas melhorias e modernidades que o novo governo proporcionaria, porém documentos obtidos com exclusividade pelo blog, revelam que a aquisição do caminhão de placa OJA 2029 pode mostrar práticas danosas, vícios antigos nas administrações públicas e apontar beneficiamento ilegal da própria prefeita.


Documento que Registra a Transferência  


Como revela o espelho do registro do caminhão Mercedez Benz Atego, modelo 1719, foi adquirido pela empresa Menezes e Pontes LTDA, cujo nome de fantasia é Júnior Construções, empresa de propriedade da prefeita Ducilene Belezinha Pontes Cordeiro. Veja ilustração acima.

Como a lei proíbe que a prefeitura contrate empresas de propriedade do gestor, o veículo logo mudou de proprietário. No dia 20 de março de 2013, o compactador saiu do nome da Menezes e Pontes e passou ser da empresa Abi Naabe C E Serviços LTDA, que venceu a licitação para a coleta de lixo.

Fachada da Empresa de Belezinha

Transferência Suspeita
Apesar da transferência (em 20 de março) não teriam afastado os indícios do uso de terceiros para ocultar operação que teria empresa de propriedade da pessoa física Ducilene como real beneficiária de contrato mantido com a prefeitura administrada pela mesma Belezinha – como demonstra matéria do “Chapadinha Blog”, operou em 22 de fevereiro e, em 13 de março, sua atividade à serviço da administração municipal foi noticiada pelo site oficial do município de Chapadinha – o utilitário chegou a trabalhar para a prefeitura ainda em nome da Júnior Construções.


Empresas de Belezinha Exibidas na Antiga Confraria 

Uso de Laranjas
Ainda durante o processo eleitoral a prefeita Belezinha foi alvo de denúncias relativas ao uso de “laranjas” em suas empresas, como foi o caso da Cerâmica Angelim, que – segundo o blogueiro César Bello, seria de Belezinha, mas registrada em nome de Manoel Pintos de Carvalho, o Maião. Na época a empresária processou o jornalista, mas não entrou em detalhes sobre a dúvida levantada quanto a empresa que aparece na fachada do prédio da antiga Confraria (imóvel dela) ao lado de outras empresas de seu conglomerado.


Matéria do Site Oficial da Prefeitura Mostrando Veículo Operando 

120 Dias de Denúncias
Em menos de 120 dias à frente do executivo municipal Belezinha já acumula denúncias que vão de uma firma de aliado eleitoral que ganha quase todas as licitações, quantidade absurda de vassouras e combustíveis à investigação no ministério público por suspeita de manipular concorrências. Agora, com a descoberta da compra do caminhão compactador, surge a desconfiança de que a prefeita estaria comprando equipamentos e preparando empresas de terceiros para controlar serviços públicos e se beneficiar de contratos com a prefeitura.

Postagem do Chapadinha Blog em Fevereiro

Improbidade
Se as autoridades competentes resolverem investigar as tramas do caminhão do lixo e comprovarem improbidade e a manipulação, a prefeita Belezinha pode perder o mandato e ficar inelegível de 8 a 10 anos.

Prefeitura Silencia
Tentemos ouvir a versão da prefeitura por mensagem enviada a assessora Brendha Gomes, mas até agora não obtivemos resposta.




Nenhum comentário: