sábado, 6 de abril de 2013

Evolução das “Mírdias” Chapadinhenses



Toda vez que a gestão municipal é confrontada com a própria incompetência, como no caso dos peixes, surge alguém com uma espécie de manual de redação governista, se arvorando na condição de impor regras jornalísticas e ministrar lições de rigor que não pratica.

Passando longe de negar o fato (a putrefação dos peixes) a ginástica consiste em imputar motivação política na denúncia comprovada pela população como se as razões da tentativa de ocultação fossem desinteressadas e suprassumo da busca pela verdade. De repente defender a senhora Belezinha passou a ser imperativo ético justamente no mesmo mês em que ela assume a prefeitura.  

O Alô e as Fotos
Sem sequer insinuar montagem, repudia-se foto colhida da internet como se a veracidade exigisse a presença do jornalista no evento, como se a única página independente que restou na net local dispusesse de tantos fotógrafos quanto a assessoria da prefeitura e a penca de blogs adquiridos.

Emparedados – e como se este blog nunca tivesse recorrido à assessora Brendha Gomes em busca de informações por diferentes meios – alega-se a falta de ouvir o outro lado e descobre-se o telefone como formidável invento para tal finalidade. Ironicamente, na exposição de problema empresarial, privado e alheio à política, no caso do vereador Eduardo Sá, não lembraram o simples telefonema e esqueceram a regra de ouro do jornalismo.          

Ostentar “Diproma” não "Polpa" Ninguém, Ops, não Poupa!
Formação intelectual e diploma é coisa que se cobra da crítica, enquanto o governo do profissionalismo midiático – em rádio, web e TV – amealha qualquer um. Entre graduados insossos e até alguns bons autodidatas, o que tem de comunicadores precários servindo este governo é uma festa.

Três Meses Esperando um Secretário? Normal...
Achar que uma pasta importante como o meio ambiente pode esperar três meses pelo indicado da prefeita é uma consideração pessoa discutível. Já a confusão retórica entre o cuidado da escolha e o tempo de liberação de órgão federal, dispensa comentário...

Critérios Técnicos
A faceta da fulanização nos embates é quase um transtorno obsessivo: a alegação do cargo que este escriba ocupou contra os fazeres da outra parte na assessoria “graciosa” ao guruzinho das obras ou na assistência “cívica” à poderosa Belezinha, só serve para desconversar.

Logicamente os critérios técnicos e o combate ao fisiologismo neste governo são reforçados pela adesão de vereadores progressistas e que nunca foram aliados de Magnúbia, pela lista irrepreensível, douta e apartidária de auxiliares e pelo súbito convencimento de blogueiros essenciais. Espantoso, não?

Fim
A opinião pública de Chapadinha anseia por múltiplas ideias e debates elevados. Neste sentido, já que foram forçados a sair da fase do insulto, creio que estamos perto de superar o embate entre  jornalismos de bueiros e de latrinas. 


Nenhum comentário: