quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Prefeitura de Chapadinha Deixa de Pagar Reajuste dos Aposentados da Educação



Os professores aposentados que recebem pela Previdência Municipal (IPC) não tiveram seus vencimentos reajustados em 7,96% como estabelece o piso salarial de professores do ensino básico da rede pública brasileira, que abrange educação infantil e nível médio, que também é extensivo aos inativos.

Ao comparecerem a agência do Banco do Brasil, esperando acréscimo entre 120 e 150 reais, os aposentados da prefeitura constataram que os vencimentos estavam com os mesmos valores recebidos nos meses de novembro e dezembro de 2012, ainda sem o reajuste nacional da categoria.

A professora Neldan Rocha (foto) – que já foi dirigente do SINDCHAP – disse, em entrevista à Rádio Mirante AM, que recorreu à presidência do IPC, em nome de sua mãe, que é aposentada, em busca de esclarecimentos. De acordo com a professora, o presidente do Instituto, ex-vereador Aldy Saraiva, disse que foi pego de surpresa e declarou desconhecer o direito dos aposentados em receber o mesmo reajuste dos servidores da ativa.

Segundo Neldan, após expor que os aposentados tinham, por lei, direito à mesma correção salarial dos professores da ativa, o presidente do IPC se comprometeu a estudar o caso com sua assessoria jurídica e, ser for caso, reajustar os vencimentos dos aposentados, incluindo a diferença pelo não pagamento de janeiro.

Indagada sobre a posição do SINDCHAP a respeito do assunto, a sindicalista disse que não tinha – até a tarde de hoje – informação de qualquer pronunciamento da entidade.   

Nenhum comentário: