quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Prefeita Belezinha Ganhou Aumento de 100% e Vai Receber 16 mil Reais de Salário



Enquanto o salário mínimo, que é base de cálculo para o reajuste dos salários dos servidores públicos comuns, teve acréscimo pouco maior que 7 %, o salário da prefeita de Chapadinha foi aumentado em 100%. Por força da Lei nº 1157/2012 (veja reprodução abaixo) o subsídio da prefeita passou de 8 mil reais – pagos até dezembro – para 16 mil a partir de janeiro de 2013.

A lei em questão foi aprovada pela legislatura anterior e sancionada no dia 19 de novembro de 2012 pela então prefeita Danúbia Carneiro. A atual vice-prefeita também teve reajuste e passa a receber R$ 11.200,00.

Pressão Popular Nacional
No momento em que as prefeituras alegam falência e falta de verbas para quase tudo, aumentos bem mais modestos que o ocorrido em Chapadinha foram alvo de protestos e ações na justiça em vários municípios.

Com um reajuste de 20% o novo prefeito de Belford Roxo – RJ, Dennis Dauttman, depois de protestos de internautas em redes sociais, mandou anular a lei e retornou os próprios vencimentos para o valor pago ao antecessor. 

Em Colinas-MA o juiz, Marcelo Elias Matos, suspendeu, no dia 27 de dezembro, o salário do prefeito eleito Antônio Carlos. Por iniciativa de um vereador, a Justiça concedeu liminar suspendendo os efeitos do Decreto Legislativo nº. 95/2012, que estipulava ilegalmente os subsídios do prefeito, vice-prefeito, vereadores e secretários municipais a partir de 2013.

Legalidade Questionada
Em Belford Roxo, um advogado ouvido pela reportagem da Globonews, exibida na tarde de ontem (16), disse que os acréscimos nos salários do prefeito, vice e secretários ferem o princípio constitucional da moralidade pública, uma vez que o restante dos servidores tiveram aumento inferior a 9% e o prefeito foi contemplado com 20%.

No caso de Chapadinha além da falta de justificativa para um reajuste de 100%, a lei que fixou os vencimentos da prefeita Belezinha no valor de 16 mil reais, votada e sancionada em novembro, contraria a Lei Orgânica do Município de Chapadinha quando determina que a remuneração do Prefeito, do Vice-Prefeito será fixada pela Câmara Municipal no último ano da legislatura, até trinta dias antes das eleições municipais (art. 18). A decisão da câmara, também contradiz a Lei Orgânica quando ao critério do reajuste: “a remuneração do Prefeito, do Vice-Prefeito será atualizada pelo índice de inflação, com a periodicidade estabelecida no decreto legislativo e na resolução fixadora”, preceitua o art. 19, parágrafo 1º da LOM.

Acordão 
Enquanto a inflação anual não passou de 5.69%, a atual prefeita  recebe 100% de aumento, concedido – de forma irregular e por unanimidade – pela  câmara que tinha 9 (entre os 10) vereadores presumidamente contrários a ela - sem esquecer da sanção da prefeita anterior que era adversária -, fica a pergunta: quem vai fiscalizar alguma coisa de 2013 em diante?


Clique para Ampliar

Nenhum comentário: