segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

João Sem Braço ou Maria Sem Juízo...



As mágoas remanescentes da eleição da câmara e a troca de farpas públicas entre próceres do grupo que elegeu a prefeita Belezinha são apenas as entrelinhas do essencial que é a movimentação política para expulsar o ex-prefeito Isaías e concentrar  poder na mão de poucos.

Apesar do desconforto natural pelo cochilo que acabou levando um vereador não aliado da prefeita à presidência, o passo mais esperado seria que alguém agisse como bombeiro e tentasse rearticular ao menos a maioria de 8 vereadores na câmara. Mas com o passar do tempo uma ala bem identificada cismou de atacar Marcelo Menezes e seu pai Isaías Fortes.

No comando informal da movimentação está ninguém menos que Aluísio Souza, Secretário de Obras, ex-funcionário da prefeita e considerado (pelos companheiros da dissidência) um articulador com visão e poderes “quase” mágicos.

A Paciência de Isaías
Isaías exerce sua liderança sem precisar ficar dando resposta em rede social ou pela imprensa. Embora o silêncio muitas vezes seja seu melhor revide, o limite de sua paciência talvez esteja na autonomia dos secretários leais a ele, quem sabe o próximo alvo de seus inimigos internos.

Na eleição da Câmara Isaías Fortes já deixou claro que cargos e aconchego no poder, não estão acima de seus brios de líder ou de insultos contra seus familiares.

Nem Se Mexe
A incógnita mais perturbadora é o silêncio de Belezinha. Ela assiste as rusgas de seus aliados sem se manifestar ou se posicionar. Essa posição de afastamento contradiz o interesse da pacificação de sua base, que deveria ser maior nela que em qualquer outra pessoa.

Como quem acende um sinalizador numa boate cheia gente e com uma só saída, a prefeita segue dando uma de quem não tá nem ai. Se ela tem tudo planejado e conseguir sair bem dessa, é mais inteligente do que tudo mundo. Caso contrário, achando que será fácil governar sem Isaías e querendo dá uma de “João Sem Braço” ela pode acabar conhecida como “Maria Sem Juízo”.  

Nenhum comentário: