sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Afinal, Como Belezinha Recebeu a Prefeitura?



Mesmo sem ter havido transição já se sabe que o ex-prefeito João Castelo não pagou o mês de dezembro dos funcionários e deixou uma dívida de 500 milhões de reais na prefeitura de São Luís. Em Coroatá a gestão não deixou qualquer documento referente à contabilidade do município, inventário patrimonial e registros de servidores efetivos, comissionados ou contratados, impossibilitando – com isso – a elaboração da folha de pagamento mensal. Até HDs dos computadores foram levados dos órgãos municipais. No restante do Maranhão a herança deixada pelos antigos mandatários seque o mesmo padrão.

E em Chapadinha como a prefeita Belezinha recebeu a prefeitura de Danúbia ?

Apesar do processo de transição amplamente noticiado, até agora nenhuma palavra oficial sobre o tema. Acúmulo de lixo (visto nas ruas), ilegalidades apontadas em arrendamentos de hospitais e débitos com entidades previdenciárias denunciadas por blogs é só que temos. Relatório detalhado da situação não houve.

Palavra da Assessoria
A assessora de comunicação da prefeita, Brenda Gomes, disse que o levantamento da situação foi feito por secretarias e que os dados ainda não foram centralizados, mas prometeu divulgação assim que possível.

Acordo?
Enquanto nenhuma informação oficial chega à opinião pública, nos bastidores políticos cresce boatos de que tenha havido acordo, durante a transição, que impediriam divulgação de dados desfavoráveis à administração anterior. Convênios e desistências de ações judiciais impetradas em campanha estariam entre as moedas de troca.  

A gestão que findou mês passado saiu jurando que deixou tudo pago e em ordem, em discrepância com o recebido na última troca de comando (2001) com salários em atraso, falta de informações e estrutura sucateada.

Vai Faltar Desculpas
Embora as afirmações de campanha – por parte do grupo que era posição e governa hoje – sempre foram no sentido de que administrar esteja entre as coisas mais fáceis do mundo, a realidade é bem outra.  Se – pra quem acha simples ou problemático governar – nos dias atuais, os maus hábitos de antecessores já não servem de desculpa, imaginem no caso de Chapadinha que não se tem informação e a falta de transparência parece geral entre os políticos. 

Foto: Kim Pereira 

Nenhum comentário: