segurança

segurança

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

“Nunca Houve Atraso de Salários em Chapadinha”, Diz Ahmadinejad








O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, depois de negar que tenha havido o holocausto (massacre de judeus pelos nazistas de Hitler), disse que Chapadinha nunca teve atraso de 9 meses de salários.

Em visita à região do Baixo Parnaíba, o líder iraniano declarou que “todo esse papo de atraso de servidores é parte de uma campanha midiática do ocidente para favorecer a dupla Magno Danúbia e prejudicar o mártir Isaías Fortes e suas duas pré-candidatas”, disse.

Falando, ao lado do líder local, para um público de 6 seis pessoas que estavam debaixo de uma tenda plástica e outra meia dúzia de simpatizantes que vibravam da sacada de um sobrado, Ahmadinejad exortou a militância a manter  intifada no facebook até que nenhum infiel ouse desafiar a jihad cingulata chapadinhense. 

Gráfica Melo: Carimbos com Entrega Imediata

 
Informe Publicitário 

A Gráfica Melo informa a todos que  já dispõe da confecção de CARIMBOS com entrega imediata.
Todos os tipos de carimbos:

  • ·         Carimbo CNPJ automático e comum;
  • ·         Carimbo de assinatura automático e comum entre outros.


Além disso fazemos todo tipo de material gráfico e comunicação visual, convites de aniversário, casamento, placas luminosas, banners, out-doors, placas de formatura.

Dispomos de out-doors para aluguel situados nas 2 entradas da cidade.

Estamos localizados na Rua Ananias Albuquerque, 542 – Centro ao lado da MASTER SAÚDE,

Fone: (98) 9141-4421 ou 8120-8482 falar com Romário Sousa.

Evento Reúne Suzano, SENAI, Prefeitura e Governo Estadual em Chapadinha

    Zezinho Lima Coordena Eventos com a Suzano 

Como parte do processo de implantação das unidades da indústria Suzano Energia Renovável em Chapadinha o secretário de Trabalho e Emprego da prefeitura municipal Zezinho Lima recepciona representantes da empresa e outras autoridades que deverão cumprir agenda hoje em Chapadinha.

O encontra será a partir das 11h e envolverá – além do secretário Zezinho e dirigentes da Suzano - representantes do SENAI e do governo do Estado.

O local da reunião será na agência do SINE com a presença do secretário de trabalho do Estado, José Antonio Heluy, Elizabeth Maurício Silva – Recursos Humanos da Suzano, Germano José – Gerente Operacional do Centro de Educação Profissional e Ações Móveis do SENAI, secretários municipais e convidados.

Zezinho Lima – coordenador do SINE e secretário do trabalho do município representará a prefeita municipal, Danúbia Carneiro e o deputado Estadual Magno Bacelar.

Os compromissos seguem a seguinte agenda:

- Às 11h recepção e início de visitas às instalações que sediarão as oficinas dos cursos de capacitação.

- Às 15h audiência com os secretários do Trabalho, Educação – Enir Ferreira, Ação Social – Eduardo Braga e Infraestrutura.

Por: Antenor Ferreira 

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Celso Lopes Anuncia Novidades da FESTA VIP


O colunista Celso Lopes, traz novidades para a festa mais esperada do ano, com a presença marcante da Miss Maranhão, Nayanne Ferres, onde fará a apresentação de um tradicional desfile de beleza. 

Celso Lopes informa que a FESTA VIP que acontecerá no dia 5 de maio será animada pelo DJ Fabiano Sena, diretamente de São Luis com repertório digno do evento, onde haverá produções de luzes em ambientes coloridos de refletores e lustres.

A Festa Vip será realizada no CRIS BUFFET & EVENTOS localizado na Avenida Senador Vitorino Freire nº 76, Terras Duras em Chapadinha. 

CRIS BUFFET & EVENTOS é uma nova casa que está abrindo suas portas para a sociedade Chapadinhense e toda a região. Vale apena conferir esse ambiente agradável, acolhedor e seguro !

Brevemente será anunciada a venda de passaporte para ter acesso a festa. Aguarde os anúncios de preços e locais de vendas.

Texto: Enedilson Santos / Fotos Souza Neto

Ficha Limpa para Comissionados Avança na Assembleia


A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Assembleia Legislativa acaba de aprovar, por unanimidade, projeto de lei, de autoria do deputado Zé Carlos (PT), que institui a exigência de Ficha Limpa para a contratação no serviço público.

O projeto tramita na casa desde o ano passado, mas ganhou novo fôlego há duas semanas, após a aprovação, pelo STF, da validade da Lei da Ficha Limpa já para as eleições deste ano.

Segundo Zé Carlos, a aprovação da exigência também para o serviço público garantirá melhor qualidade do funcionalismo admitido, tanto no Executivo, quanto no Legislativo.

Após a aprovação na CCJ, o projeto segue, agora, para discussão e votação em plenário. Resta saber como se posicionará o Governo do Estado no direcionamento da sua bancada no Legislativo.


Informações Gilberto Léda

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Magno Bacelar e Arnaldo Melo Lamentam Falecimento da Primeira Deputada Maranhense


O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), e o deputado Magno Bacelar (PV) ressaltaram, na sessão desta segunda-feira (27), o legado da ex-deputada estadual Dalva Bacelar, que faleceu neste domingo (26), em Recife, vítima de leucemia.

Magno destacou que Dalva Bacelar foi a primeira prefeita mulher do município de Coelho Neto. Uma pessoa que fez história no nosso Estado do Maranhão; foi eleita deputada estadual com 22 anos e participou da constituinte de 1947.

Em nome da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, o presidente Arnaldo Melo manifestou solidariedade à família da ex-deputada. Ele também lembrou que Dalva Bacelar foi a única deputada estadual maranhense na Assembleia Constituinte de 1947.

Determino à assessoria da Mesa o envio de mensagens de condolências ao prefeito [Soliney Silva] e ao presidente da Câmara Municipal de Coelho Neto, representando a população daquele município, manifestando o pesar da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, declarou Arnaldo Melo.

Dalva Bacelar era filha primogênita do ex-prefeito de Coelho Neto, Duque Bacelar, irmã de Magno, Afonso e Raimundo Bacelar e tia do deputado estadual Magno Bacelar (PV).

O sepultamento de Dalva Bacelar acontecerá nesta terça-feira (28), no Cemitério Morada da Paz, em Recife.

Foto: William Fernandes 

URE Anuncia Novas Conquistas para Educação Regional


A chegada de uma nova viatura, mudança de sua sede e conquista de equipamentos escolares e material didático são algumas das recentes conquistas
Autoridades e membros da URE no Centro de Ensino Raimundo Araújo
Desde que empossada sua nova diretoria a Unidade Regional de Educação (URE) tem passado por significativas mudanças que mostram o empenho do governo do Estado em melhorar os atuais índices educacionais do Maranhão.
Em pleno sábado de Carnaval, 18 de Fevereiro, autoridades como o deputado Estadual Magno Bacelar, a prefeita Danúbia Carneiro e o gestor Regional da URE, Jânio Ayres, estiveram no Centro de Ensino Raimundo Araújo para prestigiar as recentes conquistas e mudanças no órgão, que irão melhorar o ensino em nosso município e região.
A primeira mudança é justamente a sede da URE, que funcionará num dos pavilhões do referido Centro de ensino. Com essa mudança toda a sede da URE passará por uma ampla reforma, que inclui a reconstrução total da quadra poliesportiva, que acabou por ser desativada devido suas péssimas condições.
Vistoriando as condições da quadra poliesportiva
Segundo o gestor regional de Educação, Jânio Ayres, a URE estará mais perto dos alunos e corpo docente, facilitando os diálogos e busca por soluções.
Ao lado da prefeita municipal Magno Bacelar e toda sua comitiva acompanharam de perto a atual situação da escola e as respectivas mudanças, as quais a unidade sofrerá.
Magno aproveitou para destacar o belíssimo trabalho que vem sendo desenvolvido pelo atual secretário de Educação do Estado, João Bernardo Bringel, que tem contribuído de maneira incontestável com a melhoria da educação do estado.
Entre as recentes conquistas da URE está o recebimento de uma viatura totalmente nova, que irá facilitar o acesso aos municípios compreendidos pela Regional, assim como as escolas que ficam localizadas em regiões de difícil acesso.
O veículo que foi entregue a URE pelas mãos do deputado Magno Bacelar
A URE também recebeu mais de 500 carteiras escolares, feitas de material resistente e confortável, melhorando o aprendizado dos alunos, e ainda vasto material didático.
Jânio Ayres destacou que a SEDUC está abrindo espaço para parcerias com os municípios para doação de livros para os alunos do ensino Fundamental. A prefeita sinalizou para essa oportunidade e disse que fará o possível para que esses livros sejam distribuídos em nosso município.
Em entrevista, Jânio, disse que o secretário Bringel tomou essa importante iniciativa de renovar a frota das UREs de todo o Estado, dentro de um plano de reforma da educação que visa melhorar os indicadores da educação.
Jânio disse que além do veículo, pode se citar, dentro desse plano a chegada de novos veículos, carteiras e reformas de algumas unidades escolares em município da região, como Água Doce, onde a situação era lastimável.
O diretor da URE agradeceu a presença do deputado Estadual Magno Bacelar, que “in loco” veio conferir toda essa prestação de contas a sociedade.
MAGNO BACELAR – O líder do governo na Assembléia Legislativa disse está contente com toda essa conquista, em especial uma nova viatura que irá facilitar o processo de fiscalização das unidades de ensino em nossa região.
Magno destacou ainda a aquisição de novas carteiras, a chegada de livros didáticos e disse que estará apresentando na AL indicação para que o Raimundo Araújo seja beneficiado ainda mais com a chegada da URE em suas instalações.
DANÚBIA CARNEIRO – A prefeita iniciou agradecendo secretário Bringel e a governadora do Estado, Roseana Sarney, que tem voltado as atenções a Unidade Regional de Educação do Baixo Parnaíba.
Danúbia elogiou a qualidade do veículo que foi destinado à unidade, mencionando que o veículo anterior estava em situação inadequada para o tráfego.
A chegada de livros didáticos e novas carteiras é algo que também por ela foi mencionado.
A prefeita ainda falou sobre a importância da recente parceria que foi firmada com o estado, onde o município assumiu toda responsabilidade com o ensino Fundamental, e o Estado com o ensino médio.
Antenor Ferreira

Santa Quitéria: Clientes da Eletro Onda Protestam em Frente à Loja


Clientes da Eletro Onda de Santa Quitéria procuraram a sede da loja em busca de informações sobre os seus consórcios. Segundo Informações do Santa Quitéria Em Foco a preocupação dos consorciados é com relação ao recebimento dos valores investidos.

Na manhã da última sexta-feira (24) por volta das 10h os clientes se posicionaram na sede da empresa em busca de informações. Entre os clientes há quem avalie o prejuízo entre 5 a 8 mil reais. Existiriam dezenas de consorciados que foram contemplados há meses e que ainda não receberam a moto nem o valor correspondente.

A polícia chegou no momento em que os ânimos poderiam se exaltar e levou alguns clientes e dois funcionário da Eletro Onda para prestar depoimento na delegacia local.

De acordo com populares, os funcionários teriam informado que os proprietários da Eletro Onda estariam buscando fazer um empréstimo junto ao BNDS, no valor de 6 milhões, para pagar todos os consorciados e que a loja da Eletro Onda de Santa Quitéria voltaria a funcionar na quarta-feira (29).

Informações e Fotos do Santa Quitéria Em Foco

sábado, 25 de fevereiro de 2012

OVNI de Anapurus é Levado Para Base de Alcântara



Do G1:
São Paulo – A Aeronáutica recolheu na noite desta sexta-feira (24) o objeto que caiu do céu na última quarta em Anapurus (MA), a 280 km de São Luís. A esfera estava na sede da Polícia Militar do município e foi levada para o Centro de Lançamento de Alcântara, base brasileira para lançamento de foguetes, a 30 km de São Luís.

O objetivo é descobrir de que se trata a esfera metálica, oca, de aproximadamente 30 kg e do tamanho de um botijão de gás. Por enquanto, a Aeronáutica prefere não antecipar nenhuma posição sobre o que possa ser o objeto, e nem soube informar de que material ele é feito.
Especialistas ouvidos pelo G1 e pela agência russa “Ria Novosti” afirmam que o objeto é provavelmente o tanque de um foguete utilizado para lançar satélites ao espaço. Para eles, o principal suspeito é o foguete francês Ariane-4, lançado da Guiana Francesa em 1997.
Em Alcântara, a esfera passará pela análise de especialistas da Aeronáutica. Além de determinar o que é o objeto, eles querem descobrir sua origem. Se isso não for possível, ele será levado para testes mais completos no Departamento de Ciência e Tecnologia da Aeronáutica, em São José dos Campos (SP).
Alvoroço
O objeto, encontrado por um morador do povoado de Moraes, provocou alvoroço também entre os 10 mil habitantes de Mata Roma, município vizinho. José Valdir Mendes, 46 anos, afirmou que a peça deixou um buraco de cerca de 1 metro em seu quintal.
“Escutei o barulho, tremeu até a perna. Fui olhar o que era. Pensei que era um avião que tinha caído, ou um terremoto”, contou. “Foi um alvoroço enorme aqui. Alguns com medo e receio com aquela história de 2012. Outros dizendo que era ‘alien’. Mas creio que é uma peça de satélite que caiu do espaço mesmo”, afirmou o professor Max Mauro Garreto, 25, morador de Mata Roma.
Internautas do G1 também enviaram suas hipóteses para o mistério: seria a bola um babaçu gigante, comum no estado? Uma bola que caiu da árvore de Papai Noel? A barriga da falsa grávida do interior paulista ou um ovo de coruja? Uma bola de um gol perdido do jogador Deivid ou um pênalti batido por Elano na Copa América? Alguns reclamaram ainda que o objeto errou o alvo e deveria ter caído em Brasília e muitos têm a mesma opinião de especialistas: seria um tanque de combustível de um foguete.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

ConTenda Revolucionária, Doracy na Chapada, Cássio Excluído e Outras Notas



A conTenda Revolucionária
Houve algumas reações iradas ao nosso texto sobre o carnaval de desculpas da oposição. A bronca maior foi quanto à constatação de que o público do protesto da sexta-feira gorda esteve mais pra faquir. Citaram Che, disseram o óbvio de que reivindicar não é demérito e que muitos não foram por isso ou por aquilo... Mas na hora de ilustrar o post: a mesma foto dos manifestantes em baixo da tenda.

Doracy na Chapada
A ex-promotora Doracy Santos esteve hoje em Chapadinha. Ela veio manter contatos políticos cujo ponto alto foi uma reunião com militantes petistas e do PC do B. Doracy manteve o discurso contra os grupos dominantes e disse que Chapadinha precisa superar a corrupção. O foco principal da fala da promotora foi o combate ao abuso de poder econômico durante as eleições e a necessidade de vigilância para evita-lo. A filiação de Doracy deve ser definida até o final de março.

Cinzas Ingratas
A rebordosa do malogro do “Maluco Beleza” teria produzido a primeira baixa: Cássio Silva um dos organizadores do bloco estaria sendo excluído do grupo de Isaías-Belezinha por supostamente haver peitado Isaías (ou pessoas próximas) do comando do bloco. Há um texto no blog do Foguinho, atribuído ao próprio Cássio, que traz muitas revelações sobre o clima no grupo. Vamos tentar ouvir as partes para reproduzir o teor e comentar o texto.

Jornada Sincronizada
Na abertura da Jornada Pedagógica, realizada, ontem, pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Chapadinha, o destaque foi a sintonia entre os gestores estadual e municipal de educação. A secretária municipal declarou que "essa jornada será mais um momento de aproximação e compromisso por uma educação melhor em nosso município, pois nossos esforços consistem em buscar avanços e formação reflexiva”, ressaltou a secretária Enir Lima. O gestor regional Jânio Ayres, parabenizou toda a equipe da SEMED pela iniciativa e destacou a disponibilidade da Unidade Regional de Educação (URE) para parcerias que venham a contribuir para o desenvolvimento educacional em nosso município. “Com esta jornada os profissionais da Educação, aprendem mais, com a troca de experiências com renomados profissionais da área educacional” - salientou. (Texto Souza Neto)

Garoto Nota 10
O deputado Magno e a prefeita Danúbia foram recepcionados na noite desta sexta-feira pelos empresários Kid e Bill Gomes, no restaurante de propriedade da família deles. No cardápio papo agradável e comida de primeira qualidade, como é praxe no estabelecimento. Por sobremesa a manifestação de apoio dos anfitriões (antigos liados de Isaías) ao grupo de Magno Bacelar. 

O Carnaval de Desculpas da Oposição

Ao Lado do Trio, Participantes do Protesto Cabiam Numa Tenda  

Pelos comentários e textos nos blogs a oposição carnavalesca sentiu o golpe e acusou o fracasso de seus números no carnaval. Enquanto o lado governista mostrou força com a presença massiva comprovada em fotos, vídeo e, mais importante, no testemunho das ruas, o grupo ligado a Isaías e Belezinha ficou nas desculpas de perdedores.

Entre uma manifestação que foi “sucesso” de crítica no facebook e fracasso de público na avenida, desculpa de doação de abadás e uma suposta vaia dirigida à prefeita; a oposição ficou no factoide e nada mostrou de concreto.

A foto acima (retirada de arquivo dos próprios manifestantes) não deixa dúvida do pequeno número de pessoas presentes. Como não há quem negue a partidarização dos blocos e não resta dúvida de quem vai pagar o pato financeiro pelo fiasco do Maluco Beleza, era só contemplar os seguidores menos favorecidos com abadás suficiente para contrapor o público demonstrado pelo Bom D+. Ou será que faltou mesmo foi quem vestisse os abadás?

Já a alegada vaia à prefeita – bem que poderia entrar na conta e risco de quem interrompe o axé pra fazer discurso ou creditada na mesma falta de importância política da irrisória participação popular no protesto da sexta-feira – mas, nem isso houve. Segundo relatos governistas tudo não passou de um pequeno grupo devidamente identificado e uniformizado de “Malucos Belezas”, que da sacada de um sobrado, tentou ensaiar um apupo contra Danúbia.

Pelo que se viu e por tudo que não teve competência para mostrar (neste carnaval e em outros em que era governo), só há um caminho para oposição: explorar temas em que são ou foram melhor do que hoje. Se é que existem tais pontos.  

Chapadinha: Vias Começam a Receber Asfalto



A prefeitura começou na manhã de hoje o programa de obras e melhorias das principais vias da cidade. Serão mais de 35 quilômetros de pavimentação asfáltica. Os trabalhos estão mais adiantados na Travessa da Corrente, como demonstra a foto de William Fernandes. Em instantes mais informações.  

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Desvendado Mistério do OVNI de Anapurus


Por: Jerlesson Monteles

Carnaval de Chapadinha Já é Considerado um dos Melhores do Interior do Maranhão

Bloco Bom D+: Arrastou Milhares de Foliões 


Poderíamos dizer que o carnaval de Chapadinha foi Bom D+, ou foi Magnifico ou Nota 10 e não estaríamos faltando com a verdade. Mas limitar a grandiosa festa ao ufanismo partidário não faria justiça aos milhares de foliões desconhecidos fizeram a festa.

Raízes Sociológicas
Contra o discurso pessimista (e moralista) é preciso entender o carnaval como característica formadora da sociedade brasileira. “Sabemos que o carnaval é definido como “liberdade” e como possibilidade de viver uma ausência fantasiosa e utópica de miséria, trabalho, obrigações, pecado e deveres”, na definição de Roberto da Matta. 

Pão e Circo de Norte a Sul?
Sobre a lengalenga de um país, estado ou município pobre - onde faltam saúde e educação – não deve gastar com carnaval, devemos refletir sobre as indagações: todos os investimentos do período (feitos de norte a sul do Brasil) seriam mera política de pão e circo? Devemos privar o povo de sua maior festa enquanto não se solucione todos os problemas?

Paz
Em Chapadinha a violência não faz parte do Carnaval. Imagine os milhares de brincantes espalhados pelos quatro cantos da cidade sem que se registre uma ocorrência de maior gravidade, só ressalta a boa índole do povo. Além do excelente trabalho das polícias civil e militar, seguranças particulares, contratados pela prefeitura, trabalharam em conjunto e conseguiram evitar que a violência atravessasse o ritmo de quem queria realmente se divertir.

Papel da Prefeitura
A prefeitura fez o seu papel de organizar a festa. Trouxe bandas, manteve os locais higienizados – na medida do possível, patrocinou os dois maiores blocos (Bom D+ e Maluco Beleza) e divulgou o carnaval em São Luís e outras cidades.  

Os Blocos e a Democracia
Se havia um receio inicial quanto à divisão política dos participantes dos Blocos, felizmente nada de mais grave aconteceu, ambos cumpriram a programação e puderam desfilar livremente. O Bom D+ terminou conseguindo colocar mais gente que o Maluco Beleza. Segundo avaliações o Bom D+ desfilou com o triplo de pessoas do concorrente, com atrações equivalentes. Neste aspecto os dirigentes dos dois estão de parabéns, por terem mantido a programação (apesar do aparente revés do Maluco Beleza) e igualmente deixado as questões políticas distante da avenida.

O Melhor Carnaval do Interior
Mantido as mesmas condições, nós temos tudo para consolidar o carnaval de Chapadinha como o melhor do interior do Maranhão: animado, organizado, tranquilo e seguro. 



Praça Irineu Galvão Lotada 
Fotos: Interligado

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Paga Geral, Falácia Chinfrim, Protesto Informa e Outras Notas



Prefeitura Paga Geral
A prefeitura encaminhou arquivos referentes ao pagamento do funcionalismo ao Banco do Brasil. Os servidores de todas as secretarias e demais órgãos da administração municipal terão os vencimentos de fevereiro creditados ainda na tarde de hoje.  

Falácia Chinfrim
Uma campanha atribuindo a prisão de militares amotinados á “Ditadura Dilma” tem seduzido muitos incautos na internet. Os policiais presos – muito deles flagrados tramando vandalismo contra o povo – foram presos, provisoriamente, por decisão judicial e não por ordem ou capricho da presidência da república. Uma falácia chinfrim, apenas isso.  

Protesto Informa
O odontólogo Ernani Maia, um dos organizadores, esclarece a programação do protesto: “a concentração acontecerá próxima à SS VEÍCULOS, às 18:00, não haverá palanque nem comícios, não haverá passeata, ficaremos lá mesmo. O protesto é sobre a má conservação das vias assim como a má administração dos hospitais e falta de medicamentos e a educação em geral. A manifestação é aberto a todos que sintam-se incomodados com os problemas que passam nossa cidade" disse Ernani.

Recesso de Folião  
No clima da festa mais esperada do ano (pelo menos para o titular) o blog entra em recesso da cobertura política e só publicará fotos e narrativas ligadas ao período carnavalesco. Na torcida para que nenhuma intercorrência mais grave nos tire deste propósito, só voltaremos aos temas corriqueiros depois de quarta-feira. Mas valerá apena esperar, muitos assuntos aguardam debate.   

Imagem: Meramente Ilustrativa 

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Tudo Pronto Para o Carnaval

Bloco de Sujos Ano Passado: Foto William Fernandes
Abertura Oficial
Abertura do Carnaval vai ficar por conta das secretarias de Educação e Assistência Social. A concentração será na Praça Coronel Luís Vieira às 17h de amanhã e o encerramento na Praça Irineu Galvão. A animação fica por conta da Banda do Projovem que tem ensaiado com afinco para fazer bonito na passarela.

Feriadão
Em Decreto de nº 02/2012, a Prefeitura Municipal de Chapadinha - Determina que o ponto seja facultativo no dia 17 de fevereiro de 2012 (sexta-feira) para todos os setores da Administração Municipal, exceto os que prestam serviços essenciais à população e cujas atividades não podem sofrer paralisação.

Bom D+ 
Se for cumprida a previsão dos organizadores, de colocar cerca de 6 mil foliões na ruas, o Bloco Bom D+ pode bater o recorde estadual. Até a tarde de quinta-feira o bloco já havia vendido algo em torno de 4 mil abadás.

Baile a Fantasia
Confirmado também o Baile a Fantasia do Movimento Chapadinhamente Nós para sábado a partir das 23h, no Aldeota Clube. Considerado o ponto alto das festas de Momo, o Baile terá animação dos músicos da antiga Banda Acordes. Os organizadores farão plantão no sábado pela manhã e tarde, no Aldeota. Os ingressos e mesas costumam esgotar rápido pela grande procura e pelo critério de limitar o número de pessoas para conforto dos foliões.  

Maioridade Bloco de Sujos
Pelo 21º ano consecutivo o Bloco de Sujo sai do mesmo local (Travessa 15 de Novembro, nas proximidades do semáforo) e no mesmo horário (17h) da segunda-feira. Homens sérios e outros nem tanto saem vestido de mulher numa irreverência contagiante. Bloco não possui comando e anarquicamente cresce a cada ano.   

Protesto Folia
Além de lançar o Bloco “Maluco Beleza” a oposição inova ao entrar na folia puxando um protesto pela situação da Avenida Ataliba Vieira. Os manifestantes prometem sair em passeata pela avenida amanhã a partir das 18h. Evento justo e oportuno. Justo porque a precariedade da via perdura e oportuno porque – em sendo verdade a previsão governista – com a iminente aplicação do asfalto será a última oportunidade de a oposição faturar em cima do problema. 

Um Ser Humano Morreu... Parabéns?


Por: Almir Moreira – Advogado
Na mídia local noticia sobre a prisão e morte no confronto entre policia e suposta quadrilha de criminosos na espreita para agir ou estava agindo na cidade, não sei de maiores detalhes. Sei da morte de um suposto criminoso e na prisão de comparsas seu. Até aí a lógica funcional, polícia é para prevenir e coibir é instrumento legal de coerção do Estado, conceito aceito desde que o Estado é Estado.
Contudo, chama a atenção o festejo de alguns pelo ocorrido, sobretudo pela morte de um dos quadrilheiros. Parece espírito de guerra. A polícia é parabenizada e o desfecho morte é exaltado. A polícia cumpriu seu papel, fez sua obrigação – agir na prevenção e coerção –, o faz, pelo menos aqui, dentro das condições estruturais a sua disposição com eficácia e respeito à lei. Portanto, nada de espetacular, normal. A morte, nos termos do festejo, revela sentimento de vindita, de conquista, de desprezo...  
A violência urbana, fenômeno que não é só brasileiro, atormenta a vida de muitos desde muito tempo, entre nós praticamente reduzida aos grandes centros urbanos aos poucos, ou aos muitos vai se espraiando. É fruto da enorme contradição da opção de modelo econômico e social estabelecido desde a colônia até hoje, claro reservado as mudanças econômicas inseridas no próprio sistema. Este modelo recebe apoio, inclusive dos que mais instrução tem e geralmente dos festejadores de fatos como o tratado aqui. De norte a sul de leste a oeste o Brasil se constituiu de forma desigual, exclusivo, autoritário e demagógico. Somente com o advento da redemocratização, ainda um pingo d’ água nessa história de 500 anos, demos os primeiros passos para romper com essa barreira, e o governo petista, apesar dos percalços, é o grande motor desta mudança.
Ninguém nasce com o selo de bandido, no geral são as condições de vida social – aqui abrange relações sociais e econômicas, falta do Estado na execução de políticas de inclusão e de socialização da renda -  as responsáveis pelo embrutecimento de muitos. São os apelos do capitalismo moderno, concentrador de renda, consumista ao extremo e a libertinagem de parte execrável da mídia partes desta mesma engrenagem co-responsavéis por essa violência.
O humanismo produto da melhor tradição da Grécia antiga incorporado à nossa consciência coletiva e materializado nas nossas leis não pode sucumbir ao pensamento formal, analítico dos fenômenos sociais em si mesmo separados do contexto do qual estão inseridos. E se o apelo por uma análise deste fenômeno da violência dentro dos aspectos do humanismo e do avanço das ciências sociais não bastarem para alguns, pelo menos não nos esqueçamos, dentro de nossa tradição religiosa a vingança não é permitida e o amor ao próximo é a base de sua estruturação.
Nossa luta não é por mais polícia, nossa luta é para criar condições para que cada vez mais não precisemos dela para resolver questões que a todos nós, através do Estado, compete resolver: vida humana para quem vive em vida desumana.

Professores Concursados: URE Divulga Nova Lista Amanhã


A Unidade Regional de Educação do Baixo Parnaíba prevê para até sexta feira, 17, a divulgação da lista dos excedentes a serem convocados para tomar posse, referente ao concurso de 2009. 

O Gestor Regional, Jânio Ayres (foto), encontra-se em São Luís com uma comitiva da URE para participar do Encontro de Gestores e para tratar de assuntos referentes ao mapeamento de professores e conclusão do levantamento de demandas para chamar novos concursados.

Segundo Jânio a “Regional de Chapadinha totalizou 495 demandas (vagas necessárias) de professores que serão preenchidas, em parte, pelos novos concursados e, os demais, por dobras de carga horária. Não há informações se ocorrerão contratos,” disse.  

“Há uma proposta que ainda está sendo discutida e analisada pelo Secretário de Estado: dar posse ao maior número de professores que for possível, oferecendo a oportunidade de remanejamento para outro município da Regional, mediante assinatura de termo de concordância por parte do servidor”, acrescentou o gestor. 

De acordo com Ayres, caso permaneça o chamamento apenas dos excedentes já previstos para cada município, serão chamados poucos professores, isso porque não será possível realizar remanejamento de excedentes de uma cidade para outra. “Nesta quinta feira, 16, continuam os debates e, ao final do dia, esperamos ter uma definição mais precisa acerca da forma como os concursados serão chamados,” informou Jânio.   

“De já antecipamos nosso posicionamento favorável ao chamamento de concursados com a possibilidade de remanejamento, o que possibilitaria a convocação de mais pessoas para o serviço público estadual. Muitos professores de Chapadinha e região já confirmaram que, se forem empossados para outros municípios, não terão restrições, pois, o que precisam "é de um emprego público" (palavras de alguns candidatos excedentes)”, declarou. 

“Contudo, salientamos o fato de que a decisão, em última instância, é da SEDUC e do Secretário de Estado. Só nos resta aguardar e torcer para um chamamento ampliado de servidores” finalizou o gestor Jânio Ayres.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Chapadinha: Compra Premiada é Saqueada por Clientes e Funcionários



Por: William Fernandes

A loja matriz da Compra Premiada Eletro Onda, em Chapadinha, foi saqueada por clientes e funcionários, que se disseram lesados pela empresa.

Os saques tiveram início pela manhã e só foram acabar no final da tarde, com a chegada da Polícia Militar.

Computadores, móveis e outros objetos foram levados. Clientes disseram que tinham entre 5 mil a 15 mil Reais a receber da loja. Funcionários se queixavam que não recebiam salários há alguns meses.

Em meio ao entra e sai de gente na loja, teve até quem não era cliente e se aproveitou da situação. Funcionárias disseram que um empresário que tem um estabelecimento comercial próximo à Eletro Onda, entrou e pegou alguns objetos. Elas preferiram não revelar o nome do empresário oportunista.

Conversamos por telefone com Gerenilce e ela nos informou que reconhece que há dívidas com os funcionários e com os clientes e que está fazendo todo o esforço possível para solucionar os problemas.

“Lamento que tudo isso tenha acontecido, mas estamos providenciando um empréstimo para pagar nossas dívidas com clientes e funcionários. Não quero deixar essa pendência com o povo de Chapadinha, uma cidade que tão bem me acolheu. Nosso advogado – Luciano Carvalho – está cuidando desta parte jurídica e poderá dar outras informações”, disse a empresária.

Gerenilce disse ainda, que a falência da Eletromil deixou insustentável a sobrevivência de outras empresas do ramo de compra premiada.

Comentário Nosso:
Esse tipo de negócio abria a possibilidade de um sujeito tirar uma moto que vale cerca de 6 mil reais quitando a primeira parcela entre 200 e 300 reais e mais nada pagar. A mesma lógica das famigeradas pirâmides. O atrativo era a cultura brasileira de querer levar vantagem em tudo e o desfecho era previsível, não existe mágica.