terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Marcelo Menezes “Bom Demais”



A blogueira e professora Jane Andrade escreveu um texto defendendo o projeto de Marcelo Menezes na disputa da presidência da câmara e sugerindo que a oposição teme sua investidura em tal função. Abaixo comento o artigo depois de cada parágrafo. Ela em azul, eu em vermelho.

"Há dois mandatos, denunciando a corrupção, defendendo os interesses e lutando pelo bem estar do povo chapadinhense. O vereador do povo vem tirando o sono de seus oponentes, devido a sua coragem e luta na Câmara Municipal de Chapadinha."

Quem ler este parágrafo vai ficar com impressão de que corrupção e desmandos dignos de denuncias são coisas surgidas depois destes mandatos e que os governos do pai do vereador foram assim... Irrepreensíveis. Se não será justo satanizar Marcelo pela participação no governo de "Papaía", tampouco será grande coisa endeusar sua resistência  quase forçada por vínculo familiar. Se contados os carneirinhos das falhas do governo atual com a competência da única voz destoante na câmara, fico com a sensação que a insônia dos oponentes de Marcelo poderia ter sido maior. 

"Após dois meses das eleições municipais e terminada a fase de aquecimento para entrar em campo, embora sem nenhuma sinalização oficial, o vereador Marcelo Menezes, como um bom articulador, mantém conversas com outros vereadores objetivando angariar apoio e vem ganhando fôlego para ser o candidato da base de sustentação da prefeita Belezinha." 

Sem nenhuma sinalização oficial o vereador segue sem conseguir demonstrar apoio dos colegas. A oposição juntou os sete vereadores de sua base em uma foto e o “bom articulador” nem três contando com ele.

"O problema é que alguns dão tapinhas nas costas, dizem que estão com Marcelo e não oficializam o apoio." 

Pronto, disse tudo... Muito tapinha e nenhum compromisso efetivado.

"A nova configuração da Câmara de Vereadores de Chapadinha em parte é reflexo da vontade popular, por isso é necessário se fechar um acordo de revezamento na presidência da Câmara dando oportunidade a outros partidos da base." 

Outra verdade. Ou fecha acordo ou perde a eleição. O problema, como veremos adiante, é que têm outros querendo espaço no governo e poder, agora.

"É salutar uma alternância para a manutenção da aliança vitoriosa que elegeu Belezinha." 

Talvez, na ótica da autora, o certo seja a alternância logo da prefeita pela vice (mãe do vereador), a saúde na mão do cunhado, os demais cargos se alternando conforme a vontade da irmã pretensa deputada e os outros apoiadores se contentando. Apenas se contentando.  

"Dentre as razões para que o vereador Marcelo Menezes seja o próximo presidente da Câmara de Vereadores a mais óbvia, são os dois mandatos de vereador."

Experiência é um ponto importante. Mas, no comando de um parlamento, não substitui equilíbrio, cordialidade, sensatez, tolerância...  

"É razoável imaginar a diferença de estilo dos pré-candidatos da base."

Seria bom falar e debater o estilo (ou qualidades) dos demais pré-candidatos do grupo. Ou isso não é permitido?

"Com o acúmulo de experiência e a manutenção de sua coerência no discurso político Marcelo tem pujança e mais desenvoltura para o exercício do cargo neste momento de transição, o que ajudará em muito para que Belezinha governe com tranquilidade e implemente o seus programas de governo." 

Direto para as últimas linhas. Nem vou parar na implícita imputação de falta de experiência, pujança e desenvoltura que impediria a eleição de outro aliado de Belezinha para o cargo.

"Belezinha não pode cair no jogo daqueles que defendem o seu distanciamento do seu mentor político e nem nas armadilhas dos formadores de falsa opinião." 

O problema de Belezinha não é a distância que deve manter de seu mentor, mas a abrangência pretendida por este sobre ela. Neste passo, como disse em outro texto, a ascensão de Marcelo na câmara, por sua polêmica trajetória e pelo que representa no projeto de poder familiar, pode vir a ser bom demais para a oposição. 

Foto: Neto Ferreira

Nenhum comentário: