segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Professor Telmo Participa de Ato Pela Limpeza das Praias



O último sábado (15), foi o Dia Mundial de Limpeza das Praias, jovens, adultos e crianças foram para à orla de São Luís com um pensamento único: de que cada cidadão pode contribuir para tornar a vida mais agradável, em um mundo mais limpo.

No calor de quase 40º, pessoas de todas as idades participaram do evento cujo público foi predominantemente composto por estudantes. Com sacolas biodegradáveis e carrinhos de mão, todos recolhiam o lixo encontrado na orla. Um levantamento sobre os tipos de sujeira mais comum nas praias também foi realizado durante a coleta e foi fácil perceber que as garrafas “PET” são as campeãs de sujeira, comprovando que as pessoas não têm o cuidado de jogar o material utilizado em local adequado.

Os organizadores calculam que cerca de 40 milhões de pessoas em todo mundo estiveram nas praias no último sábado, com a mesma consciência: a de limpar o que pode ser considerado um dos maiores patrimônios da humanidade. É o maior evento desse tipo já realizado no planeta.

Segundo o Professor Telmo José Mendes, um dos colaboradores do evento, cerca de 2.500 pessoas diretas e indiretamente participaram do evento em São Luis, sendo esta a primeira edição do evento por aqui.

O Professor Telmo Mendes, que foi secretário municipal de meio ambiente, desde o início do ano ocupa uma supervisão na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) também ressalta que depois da Rio+20, mais e mais pessoas estão abraçando as causas ambientais.

“Uma pena que em Chapadinha, depois de minha saída da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, poucas ações ou quase nenhuma foram realizadas. O interior do Estado precisa de eventos desta envergadura para conscientização da população quanto aos problemas ambientais e não perder tempo com ‘balelas’ políticas”, disse o professor.

Ainda nessa linha de pensamento o professor promete novas ações para o Estado e para o interior: “ainda temos muito que fazer para que este estado seja referencia ambiental. Falta ainda muita educação e saúde. Espero que um dia as pessoas sejam menos hipócritas e que deixem de olhar somente para seus próprios umbigos. Estou por aqui tentando fazer o ‘algo mais’ que não foi me dada a chance de terminar em Chapadinha.” Finalizou. 

Professor  Telmo José Mendes no Clean Up the World




Nenhum comentário: