quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Em Família: Isaías Doou Garagem da Prefeitura Para Ex-Esposa de Marcelo Menezes


Local da Garagem do Município Doado e Depois Vendido 
O processo em que Belezinha e outros familiares do ex-prefeito aparecem como beneficiários de um esquema de aforamentos irregulares é apenas a ponta de iceberg envolvendo doações graciosas de terrenos públicos e posterior especulação imobiliária que teve início no primeiro governo de Isaías Fortes e sequência em governos posteriores.

No mesmo processo (nº 767/2011) há detalhes de como terras pertencentes ao município foram graciosamente doados a amigos e parentes dos gestores. Conforme se vê nos recortes, a então nora do ex-prefeito Isaías, Janaína Pinto Marques de Menezes, esposa do vereador Marcelo Menezes a época, foi agraciada com terreno e prédios da prefeitura.

Janaína Menezes – que foi prefeita do município piauiense de Joca Marques – de acordo com documentos constantes na Ação Civil Pública da promotoria de Chapadinha, a ex-nora de Isaías pediu ao sogro um terreno na esquina das ruas 31 de Março e Joaquim Meneses, no Bairro da Corrente. No requerimento a própria Janaina cita que o terreno possui 4.067,11 metros quadrados e que no referido local havia uma estrutura metálica com 8 (oito) garagens e uma casa coberta de telha de cerâmica, paredes de tijolos, portas e janelas de madeira, tipo almofadas e piso de lajotas.

Como fica claro na descrição e localização, a ex-esposa de Marcelo Menezes, requereu, em 6 de março de 1998, o terreno onde funcionava a garagem do município e a secretaria de obras, e seu sogro atendeu o pedido por termo de aforamento assinado por Isaías mesmo, datado de 27 de abril de 1998. (veja recortes abaixo, clique em cima para ampliar)

O blog apurou que o terreno, cujo aforamento o ministério público deseja anular, foi vendido pelo vereador Marcelo com toda estrutura que havia e hoje se encontra na posse de um empresário.

Dentre as doações combatidas pelo ministério público esta parece a mais escandalosa, pois, a própria Janaína pede ao ex-prefeito Isaías (seu sogro), não um lote abandonado, mas terreno público repleto de bens supostamente construídos com recursos do erário de Chapadinha e tudo ficou por isso mesmo até agora.  

Caixa Preta
O blog teve acesso a documentos que revelariam esquemas de doação graciosa de terrenos, especulação imobiliária e corrupção de funcionários públicos que perpassaram por seguidas gestões e teriam beneficiado pessoas importantes e favorecido acréscimos patrimoniais de muitos ricos de Chapadinha. Continuaremos com o assunto nas próximas postagens. 



Janaína Pede Terreno ao Sogro

Termo de Aforamento com Descrição dos Imóveis

Isaías Assina Documento Doando Terreno



Nenhum comentário: