quarta-feira, 16 de maio de 2012

Prefeitura Reforma e Entrega Escola no Baturité



Do Blog Ações e Destaques

As ações implementadas pelo governo municipal estão refletindo diretamente na educação e saúde das famílias, que residem na zona rural de Chapadinha. 


A comunidade Baturité, a 40 km da sede, configura como um desses exemplos. Ontem (15), as oitenta famílias da localidade, assim como, as que habitam nos povoados circunvizinhos e, que, possuem filhos matriculados na Unidade Integrada Raimundo Antão Filho, receberam da atual administração, uma escola totalmente revitalizada e, dentro dos critérios exigidos pelo Ministério da Educação.

Para o morador e representante dos pais da comunidade Baturité, José da Luz Oliveira, que tem um filho e duas netas matriculadas na unidade, a nova escola, representa um sonho realizado. “Eu vejo como um trabalho digno, que a comunidade estava esperando e agora um sonho realizado,” frisou o morador.

Aspectos como, salas amplas, arejadas, acessibilidade aos cadeirantes, 300 carteiras escolares novas, revitalização do teto e do piso, novas instalações elétricas, hidráulico-sanitárias, entre outros pontos que tornam a escola um ambiente mais agradável e propício ao desenvolvimento intelectual dos 262 alunos, do ensino infantil ao fundamental maior (6º ao 9º ano), foram analisados e colocados em prática, pela prefeitura de Chapadinha, por meio dos recursos oriundos do Governo Federal.

De acordo com o secretário municipal de obras, Reginaldo Marinho, a unidade educacional passou por um processo amplo de restauração. “A escola está dentro das especificações do MEC, as quatro salas de aula com 48 m2, cada, estão todas equipadas, com a expectativa de serem climatizadas futuramente. Além disso, todas as reformas estão obedecendo aos critérios de acessibilidade, desde a entrada da escola, até os banheiros adaptados aos cadeirantes”, afirmou o secretário.

Ainda segundo Reginaldo Marinho, a escola do Baturité é uma das 43 escolas da zona rural de Chapadinha, que estão sendo revitalizadas com esse padrão de infraestrutura, bem como, as 20 da zona urbana. “As reformas já estão sendo concluídas em doze escolas da zona rural e temos seis na sede,” finalizou Marinho.

A inauguração das novas instalações da Unidade Integrada Raimundo Antão Filho foi realizada concomitante à programação festiva, em homenagem às mães do povoado Baturité, desenvolvida pela gestora da escola, a pedagoga Rosilene Pereira de Sousa e, a sua adjunta, Francisca Aguiar Gomes. A solenidade contou com apresentações culturais dos estudantes, da Banda Marcial Moacir Bacelar  e do cantor da terra, Joel Barros.



Para a secretária municipal de educação, Enir Ferreira Lima, as obras empreendidas pela prefeitura de Chapadinha na rede pública municipal de ensino, que é composta atualmente por 124 escolas na zona rural e 31 na zona urbana, tem por objetivo atender a contento a todas as necessidades educacionais das comunidades e, a data (mês das mães), para a entrega da escola revitalizada, às famílias do Baturité, não poderia ter sido a melhor.  


A secretária de educação complementou, ainda, que, além da longa lista de escolas municipais que estão passando por reformas, a prefeitura de Chapadinha, também está construindo três novas unidades nos povoados São José, Paiol e Tabuleiro do Zé Zico, substituindo as antigas, que, estavam bastante deterioradas pelas severas condições ambientais da região. “O solo, em algumas localidades rurais de Chapadinha, é impróprio à construção civil, são os casos dos povoados São José e Tabuleiro do Zé Zico, onde as escolas estavam em avançado estado de rachaduras, devido a esse aspecto natural, então, partindo das solicitações dessas comunidades, a administração municipal, atendeu prontamente às reivindicações, viabilizando a construção das novas escolas. Já no Paiol, a prefeitura está construindo um anexo, para atender à atual demanda de estudantes do povoado,” inteirou a secretária de educação.

A prefeita de Chapadinha verificou in loco as novas instalações da Unidade Integrada Raimundo Antão e, aproveitou a oportunidade, para inspecionar a Unidade Básica de Saúde da Família do povoado, onde anunciou as reformas, tanto desta, quanto das demais U.B.S.F., das zonas urbana e rural de Chapadinha. “O Ministério da Saúde liberou quase R$ 900 mil reais, para a prefeitura aplicar nas reformas das UBSF de Chapadinha”.


As unidades de saúde a serem reformadas na zona rural são as dos povoados Baturité, Canto do Ferreira e Alagadiço Grande. Na sede do município as obras de revitalização dos postos de saúde já estão em fase de conclusão. Segundo o representante da Comissão Intergestora Regional de Saúde de Chapadinha, Eli Monteiro, as reformas nas unidades básicas dos bairros Areal, Fonte do Mato, São José, Boa Vista, estão praticamente prontas.
A solenidade foi concluída com o corte da faixa inaugural da nova escola, pelos representantes da prefeitura de Chapadinha, juntamente com a comunidade do Baturité.

Nenhum comentário: