quinta-feira, 15 de março de 2012

“Tratado Sobre Ética Peba”

Os partidários do ex-prefeito Isaías têm avançado significativamente nos últimos meses. Deixaram de lado as agressões físicas contra adversários e passaram a se comportar de forma digamos... mais civilizada, escrevendo textos e formulando teorias políticas, filosóficas e, pasmem!, até psicológicas, para tentar convencer alguém que eles são melhores para Chapadinha.

Nem o descortino da tíbia filosofia wikipediana e da psicologia estilo Ana Maria Braga me desanimam com relação ao avanço civilizatória dos seguidores do ex-prefeito. Tanto que em homenagem ao novo momento, me proponho a debater alguns pontos.

Esperando Companhia
Imputaram falsidade na divulgação e caráter político na decisão das contas reprovadas do Isaías pelo TCE e ratificada pela Câmara Municipal. Ocorre que o problema do ex-prefeito é muito maior no TCU: lá ele (Isaías) possui quatro condenações com trânsito em julgado (veja quadro abaixo) que o tornam inelegível por muito tempo. O conteúdo de alguns destes processos não deixam dúvidas que na gestão do Sr. Isaías havia coisas bem mais escabrosas que meras formalidades descumpridas.

Como TCU e TCE ainda preparam novas listas a esperança “ética” dos Pebas se resume na expectativa de ver os adversários fazendo companhia ao Grande Líder. Vamos ver o que acontece.

Isaías: o “Dalit” Político
Tirante o filho Marcelo (que tem meu respeito por isso) ninguém defende seu Isaías. O resto do grupo que se pronuncia faz um esforço danado para demonstrar que Belezinha é completamente diferente de seu mentor e que as mazelas que Chapadinha sofreu na mão daquele grupo ficaram no passado em que Isaías mandava. Agora (como em 2008) inelegível, ele só serve para acrescentar votos? Ou estariam escondendo o verdadeiro papel de mando do ex-prefeito num eventual governo do grupo?

Belezinha é Falta de Opção
Estes altruístas do apelo familiar que agora se esforçam para “desmisturar” Isaías de Belezinha e vice-versa são os mesmos que vestiram a camisa da Família 11 em 2008, não viam defeitos em seu Zazá e choraram muito quando a justiça eleitoral caçou esperança de volta ao poder, desfazendo-lhes o auto engano de acompanhar quem era inelegível. 

Incríveis 80%
Algumas publicações insinuam que a pré-candidata deles teria 80% de intenções de votos. Não precisa nem entender de pesquisa de opinião pra ter certeza da forçada de barra. 80% nem candidato único em “democracias” de um só partido tem! Essa pesquisa só pode ter sido feita dentro da Cerâmica Angelim pelo renomado Instituto DataPeba.

Kant, Vitorino e Maião
Numa retórica digna do coronel Vitorino Freire a lógica de satanização da prefeita Danúbia segue o mesmo diapasão da beatificação de Belezinha. Assim como Isaías era antes de entrar para a política (mera coincidência?!) “Ducilene é rica, se fez sozinha e honestamente”, sustentam seus apoiadores. Particularmente não creio na santidade como condicionante de bom gestor (principalmente porque não existe pureza em política), mas, entre as condenações taxativas do passado e as atuais acusações de sonegação fiscal, crime ambiental, venda de notas frias e utilização de laranja, de parte do que tem de melhor entre eles, constata-se que só podem falar de ética como imperativo fictício.



Nenhum comentário: