sexta-feira, 2 de março de 2012

A Importância da 3ª Via


Por: Almir Moreira - Advogado

A última eleição para prefeito teve seu resultado afetado pelas candidaturas alternativas aos grupos tradicionais. Levi Pontes, pelo PDT, com programa, postura e estrutura mais substanciosa e Talvane Ortegal, por ele mesmo e pelo empresário Gomes dificultaram a candidatura do grupo Magno Bacelar. Danubia perdeu nas urnas por conta dessas candidaturas, perdeu quantitativamente, qualitativamente não. Ambas as candidaturas alternativas foram montadas a partir do grupo dirigido por Magno Bacelar. Deslize de todos os envolvidos gerou o racha. Principalmente a candidatura de Levi Pontes, que embora nascida do PDT, partido tradicional na oposição, arregimentou quase de última hora fração importante eleitoral e de articulação do grupo Bacelar, por exemplo, gente do calibre do vereador Samuel, estável na conquista de eleitores e do advogado Elcio Aguiar, expoente do grupo do então Dep. Paulo Neto no Município. Em suma, tiraram fatia importante do grupo governista. Enfim, essas candidaturas influenciaram na eleição.

Essa lição não pode ser esquecida. Há muito venho dizendo da inviabilidade da 3ª Via, hoje com pujança eleitoral similar a do pleito passado, para disputar o pleito majoritário, devido a polarização existente, mas como grupo de peso para influenciar e ajudar na decisão como aliado, ninguém em sã consciência pode desprezá-la. Basta ver os nomes de proa: Levi Pontes, Gomes, Zé Baleco e Raimundo Marques, por exemplo. Basta um deles se decidir por disputar uma vaga na Câmara Municipal, babau, vai eleito.

Todos os partidores da 3ª via têm substância programática e conhecimento de causa em Chapadinha. O PDT do empresário Zé Baleco, o PSDB liderado por Levi Pontes e o grupo ampliado pela agregação de outros Partidos liderados por Raimundo Marques(PPS) e o empresário Gomes(PSB) encarnam o que realmente se pode chamar de 3ª Via. Considero imprescindível tê-los como aliados, pois afora o peso de votos para ajudar na decisão do pleito, essa turma da 3ª Via esbanja conhecimento, responsabilidade, amor por Chapadinha e capacidade para somar na administração.

Só um aviso, como tudo na vida a costura para acordos desta categoria não é para qualquer um, importa se eleger as pessoas certas para as tratativas. 

Um comentário:

Alexandre Pinheiro disse...

AFIRMOU COM MUITA SAPIENCIA Dr. ALMIR MOREIRA , - ESSA LIÇAO NÃO PODE SER ESQUECIDA... O QUE MUITOS DESQUALIFICAVAM A CHAMADA 3ª VIA ACHANDO QUE NAO TINHAM COM QUE CONTRIBUIR, HOJE VEMOS UM RENOMADO ADVOGADO E UM GRANDE ANALISTA POLITICO RECONHECER A VALOROSA CONTRIBUIÇAO QUE ESSE GRUPO TEM A OFERECER NA POLÍTCA DO NOSSO MUNICÍPIO, LÍDERES DE CONDUTA IMACULADA TAIS COMO; Dr. RAIMUNDO MARQUES, ZÉ BALECO, Dr. LEVI PONTES E IRMAO GOMES: AQUI ESTÁ ESTAMPADA UMA ALTERNATIVA (3ª VIA) CAPAZ E QUE REPRESENTA UM GRANDE NÚMERO DO ELEITORADO DE CHAPADINHA SUFICIENTE PARA DECIDIR UMA ELEIÇAO.

NETO GALVAO

Por Email