sexta-feira, 23 de março de 2012

Caso Fernanda Lages: Imprensa do Piauí Diz que Marcos Caldas É Investigado pela Polícia Federal


Jornal "O DIA"


A partir das investigações da morte da estudante Fernanda Lages, a Polícia Federal começa a colher indícios de outros crimes, que podem ser o pano de fundo do suposto assassinato. A existência de uma rede de prostituição por trás da morte da estudante já ganha contornos reais. A PF chegou a pelo menos dois deputados estaduais do Maranhão que supostamente conhecem a estudante Nayra Veloso, a Nayrinha, presa no último dia 15, e que teriam ligação com um esquema de garotas de programa de luxo em Teresina.
Segundo apurou ODIA, um dos deputados que estão na mira da PF seria o vice-presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Marcos Caldas (PRB), o Marcos Play, que assumirá, no próximo dia 07, o governo daquele Estado, por dez dias, em função de uma viagem da governadora Roseana Sarney (PMDB) aos Estados Unidos.
A PF está investigando, ainda, a ligação do escritório de advocacia "Francisco Ramos e Ronaldo Ribeiro", de São Luís (MA), responsável pela defesa de Nayrinha, com esses deputados e a suposta rede de prostituição.   
Ronaldo Ribeiro, dono do escritório, é advogado e amigo pessoal do deputado Marcos Caldas. Ronaldo diz que os dois vinham a Teresina com frequência. "Além de ser advogado dele, o Marcos Caldas é meu irmão, meu amigo pessoal. A gente já esteve várias vezes em Teresina juntos. Ele é do município de Brejo, que é muito próximo de Teresina, e eu tenho negócios aí, parcerias com outros escritórios de advocacia", afirmou.
De acordo com Ronaldo, a última vez que os dois estiveram na capital de Piauí faz 3 ou 4 meses. O advogado disse que ele e o deputado ficavam hospedados sempre num luxuoso hotel da cidade e costumavam frequentar boates na capital. "Temos muitos amigos em Teresina, os meninos donos das boates. A gente sempre gostou de ir a Teresina. Não vamos negar, não. Tenho mais amigos em Teresina do que em São Luís", disse.
Ronaldo reafirma que conheceu Fernanda Lages e que é amigo de Nayrinha e de outras garotas que faziam parte do círculo de amizade da vítima. "Eu conheci a Fernanda através da Nayra, que eu já conhecia há cerca de 2 anos; já a Fernanda, há pouco tempo. Eu tive, na realidade, uns dois contatos com a Fernanda, só, em Teresina mesmo. Mas não tinha muito contato de amizade com ela, não; com a Nayra, sim. A Nayra, depois da nossa amizade, até já veio a São Luís, a nosso convite. A gente tinha uma amizade bacana. Ela é uma pessoa gente fina", contou.
Quando informado do rumo que as investigações da PF estão tomando, Ronaldo reage: "Eu acho que a Polícia Federal devia estar se preocupando era em dar resposta à sociedade e não fazer uma ilegalidade de prender uma menina dessa (Nayra) ou perder o tempo deles investigando o meu escritório ou propriamente o deputado Marcos Caldas".
De acordo com informações obtidas por ODIA, Marcos Caldas teria estado em Teresina no dia da morte de Fernanda. Ele teria se hospedado nesse mesmo hotel onde costumava ficar e recebido, nesse dia, garotas de programa. Essas mulheres seriam amigas de Nayrinha.

Ronaldo contesta: "Nesse dia, nós estávamos em São Luís. Certeza absoluta. Fazia até tempo que a gente não ia a Teresina, quando aconteceu isso aí. Eu lembro muito bem de quando soube que a Fernanda tinha morrido. Fiquei perplexo. Agora, eu já estou até estranhando: eu, de advogado, passei a investigado".  
O advogado nega que Caldas conheça Nayrinha e que o tenha contactado para realizar a defesa da jovem. "Não houve pedido de nenhum político, de gente importante. O Marcos Caldas nem conhece a Nayra. Não sei se ele conheceu a Fernanda, mas Nayra, ele não teve contato algum com ela, não. Ele até fez um desafio: se ligassem ele a esse negócio de raparigagem (sic), renunciava ao cargo", frisou.

Ronaldo sustenta que só assumiu a defesa de Nayrinha porque "ficou sensibilizado" com o pedido de sua mãe. "Vi que a Nayra estava presa, aí liguei para a Paula (Ramos), uma amiga em comum. Ela me contou da situação da Nayra, que não tinha advogado. Sabe aquela coisa que a gente faz por educação, por amizade? Eu disse: 'Se precisar, eu estou à disposição'. Não demorou 10 minutos, a mãe dela me liga, me pedindo, pelo amor de Deus, para ajudar", ressaltou.
Para Ronaldo, nos autos, "não tem provas nem fundamentos que ainda possibilitem a permanência da Nayra na prisão".  
O advogado disse, ainda, que não teme ser investigado pela PF. "Se eles quiserem, eu dou o telefone da minha casa, do meu escritório. Podem interceptar, eu autorizo agora. Agora, vai perder tempo. A Polícia Federal está perdida. É melhor a polícia fazer o seguinte: dar a cara a tapa, ver que não tem indiciado, ninguém conseguiu nada, e encerrar o processo".
A reportagem de ODIA ligou diversas vezes na manhã de hoje (23) para o deputado Marcos Caldas, mas ele não atendeu às ligações. O advogado Ronaldo Ribeiro e o próprio assessor de imprensa do parlamentar, Altemir Coelho, informaram a ODIA que Caldas se encontra em Brasília e só deverá retornar a São Luís no final de semana.  

Marcos Caldas assumirá o Governo do Estado do Maranhão, interinamente, porque nem o vice-governador, Washington Luis Oliveira (PT), nem o presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo (PMDB), nem o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Guerreiro Júnior, querem tomar posse, no período em que Roseana vai estar viajando. Os três ou são pré-candidatos nas eleições deste ano ou têm parentes nessa condicão e, por isso, receiam a inelegibilidade.

Nenhum comentário: