sexta-feira, 16 de março de 2012

Blog Acusa França Nilo de Ameaçar Agricultores e Tumultuar Reunião

Vereador França Nilo Observa a Reunião Antes do Tumulto 

O blog dos Territórios Livres do Baixo Parnaíba noticiou uma confusão entre os moradores da localidade Mangueira e o vereador França Nilo. De acordo com o site um encontro que aconteceu ontem (15) a comunidade da Mangueira , na Zona Rural de Chapadinha, se reuniu com representantes do Fórum Carajás, dos STTR`s de Chapadinha e Afonso Cunha e de comunidades próximas a ela para debaterem questões fundiárias e ambientais do Baixo Parnaíba maranhense.

Ainda segundo o site, a área da Mangueira se  enfronha em quase dois mil hectares documentados em nome da família Lira e outros mil sem documentação.

Um dos assuntos que a reunião trataria dizia respeito ao pedido de vistoria feito pela comunidade ao INCRA. Antes que entrasse no assunto, o vereador França Nilo, proprietário da Mangueira, apareceu e fez com que o assunto ficasse na espera pelo momento que ele saísse. Outras questões relativas a reforma agrária foram discutidas. O vereador permaneceu calado até que resolveu intervir fazendo perguntas com relação a produção dos assentamentos da reforma agrária existentes e comparando com a produção na época em as famílias Lira e Bacelar detinham o controle sobre a maior parte das terras das localidade.

Os participantes da reunião preferiram ignorar as perguntas de França e ele teria saído proferindo palavrões contra os presentes, conforme relata o site. Depois houve uma confusão entre moradores e algumas pessoas que acompanhavam o parlamentar. Um dos homens que estavam com vereador chegou a puxou um rifle de dentro do carro e o direcionou  para os  presentes. Mas não houve disparos e, depois de muito bate-boca e mais ameaças, o vereador foi embora.

Os agricultores registraram queixa contra o parlamentar na Delegacia de Chapadinha.

Tentamos ouvir França Nilo, mas o vereador não atendeu  o celular. 

Nenhum comentário: