terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Baixaria: Vítimas e Algozes, Algozes e Vítimas

Como tudo que envolve política as denúncias permeadas por baixarias do vereador Emerson Aguiar contra a pré-candidata Belezinha ganharam forte repercussão e dividiram opiniões. Corretamente tem sido consenso que a intromissão na vida privada da empresária foi completamente descabida. Já as denúncias levantadas e ainda sem resposta, lamentavelmente colocadas em segundo plano, estas interessam ao debate público por levantar suspeita contra uma pré-candidata com chance de vitória. Neste sentido o povo tem direito de conhecer a conduta de quem poderá dirigir seu município.

A Motivação Política
A inegável motivação política por trás das denúncias faz parte do mesmo combate que abrange críticas ao governo. A luta pelo poder não se restringe a quem o detém e a oposição luta mesmo é para chegar a ele. Na política todos querem provar ser melhor que o adversário; em muitos casos basta mostrar que o oponente consegue ser pior.

Só Agora?
Dispensando os detalhes sórdidos, todos os personagens desta história são velhos conhecidos do meio político e social de Chapadinha. No caso do vereador Emerson ele é atacado (e com razão, em muitos pontos) por defeitos que carrega consigo desde o tempo em foi eleito pela ex-campanheira. Quando havia interesse em ter um representante chegado à família o discurso era que Emerson detinha todos os atributos de um excelente parlamentar. Ou você acredita que o vereador só começou a degenerar quando mudou de grupo?

Mulheres Uni-vos 

Falar da intimidade de uma mulher é sempre uma cafajestada. Recriminar é quase um dever de todos. Já que indistintamente todas as mulheres merecem respeito, fico a perguntar onde estava a “militância feminista” quando a vítima de injurias era a prefeita Danúbia? Muitos achando normal e outros até aplaudindo o massacre moral contra a “Capitu”.

Baixaria 2012
 
A campanha eleitoral se aproxima e pode anotar: assim como aconteceu em 2008, a baixaria será o principal argumento dos grupos (sem exceção no pleito anterior) que não conseguem debater seriamente educação, saúde e outras políticas públicas e usam a troca de ofensas como forma de desviar a atenção do cidadão que – na alternância de vítimas e algozes – acaba achando que política é apenas isso.

Nenhum comentário: