quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Bandeirantes Continua Como Escola e SEDUC/URE Anunciam Outras Mudanças na Educação

Professor Jânio Ayres com Gestores de Outras Regionais de Educação

Uma reunião ampliada de gestores regionais, secretários municipais de educação, técnicos e secretários adjuntos da SEDUC, coordenada pelo secretário de educação do estado, João Bernardo Bringel, debateu os destinos da educação do Maranhão e decidiu algumas questões de caráter prático com relação ao início do calendário escolar de 2012. 

Entre as medidas anunciadas, ficou deliberado que Ensino Fundamental deverá ser separado do Ensino Médio. Pela medida cada escola ficaria apenas com estudantes do mesmo nível de ensino. As escolas em que funcionam os dois níveis deverão se reorganizar. 

Com relação a Chapadinha ficou decidido que o Colégio Bandeirantes não será transformado em Centro de Convenções. Segundo o gestor Jânio Ayres a sociedade se manifestou contrária à ideia. Depois de ouvir a direção do Bandeirantes foi definido que a escola atenderá alunos do ensino de nível médio, com isso os alunos do ensino fundamental passarão para o Colégio Paulo Ramos, no turno matutino e os alunos do ensino médio do Paulo Ramos serão deslocados para o Bandeirantes.

A SEDUC informou ainda que os municípios que aceitem receber alunos do Fundamental da Rede Estadual de Ensino poderão fazê-lo já agora em 2012, devendo apenas ser formalizado o ato. A proposta da SEDUC prevê concessões de prédios, professores, vigilantes e servidores estaduais, enquanto os municípios se estruturam para assumir plenamente o total de alunos.

De acordo com a SEDUC/URE, em Chapadinha as escolas estaduais com previsão de passar para o município são: UI Oliveira Roma (no bairro Corrente), UI N. Sra. das Dores (no bairro Mutirão) e o CAIC (no bairro Areal).

O gestor Jânio Ayres esclareceu que os professores da Rede Estadual não serão obrigados a permanecer ou a mudar de escola. “Eles (os professores) serão consultados a esse respeito, sendo consideradas as suas preferências”, explicou Jânio.

Conforme outra mudança anunciada, a sede da URE (Unidade Regional de Educação) de Chapadinha funcionará na escola Raimundo Araújo. “O setor de engenharia da SEDUC já está providenciando para que as 6 salas de aula do último pavilhão sejam adaptadas para receber a URE”, disse o professor Jânio Ayres, acrescentando “que com a medida, a SEDUC economizará cerca de 30 mil reais ao ano com aluguéis e estrutura extra, o que a médio prazo trará ganhos para os cofres públicos, sobrando recursos para novas carteiras e melhores condições dos espaços escolares”.

O professor Jânio Ayres falou ainda de planos para melhorar a escola que dividirá espaço com a sede da URE: “o CE Raimundo Araújo, por estar intrinsecamente ligado à URE, receberá investimentos a partir da ideia da criação de uma "Escola Modelo" na região”, finalizou.

Um comentário:

Naruto disse...

KD O SINDCHAP? OU MELHOR, DIZENDO (SIND-EDUC) QUE SO SE PRONUNCIA NAS QUESTÕES REFERENTES À EDUCAÇÃO DE CHAPADINHA; SERÁ QUE SÓ EXISTEM FUNCIONARIOS DA EDUCAÇÃO FILIADOS AO MESMO? E PQ O TÃO FALADO SINDCHAP NUNCA SE MANIFESTA COM OS DESCASOS DA GESTÃO PUBLICA REFERENTE AOS FUNC. DA SAUDE DESTE MUNICIPIO QUE SEMPRE SÃO EXCUIDOS/ESQUECIDOS/DESCRIMINADOS POR AMBOS, VEJA UM SIMPLES EX. TODOS OS MESES SÓ RECEBEM SEUS RENDIMENTOS APOS O PAGAMENTO DOS SALARIOS DA EDUCAÇÃO, E ALÉM SEM DATA CERTA PRA RECEBER. ENTRETANTO O SINDCHAP NUNCA SE PRONUNCIOU E PROL DOS MESMOS, EM SIMPLES QUESTÃO COMO ESTA PQ SÃO OMISSOS? E AGORA QUEM PODERÁ NOS DEFENDER? O CHAPOLIM COLORADO? CAROS LEITORES,EXISTE EDUCAÇÃO sem SAÚDE? QUAL O PQ DO DESCASO DO SINDCHAP/GESTÃO PUBLICA DE CHAPADINHA COM ESSES SERVIDORES ?