sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Secretário de Segurança Investigado por 24 Promotores


O Ministério Público do Estado do Maranhão instaurou, nesta sexta-feira (21), inquérito civil público (baixe aqui a íntegra da ação) para investigar “a situação de extremo abandono e caos em que se encontram o Instituto de Criminalística (ICRIM), Instituto Médico Legal (IML), Instituto de Identificação (IDENT) e Centro de Perícia Técnica da Criança e Adolescente (CTPCA)” e apurar as responsabilidades da Secretaria de Estado de Segurança Pública, sob o comando de Aluísio Mendes, no caso.

O detalhe é que a portaria que abre as investigações é assinada por nada menos que 24 promotores.

Os problemas nos quatro órgãos são de três ordens. Uma é administrativa, pela não aplicação correta, segundo o MP, de recursos oriundos de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) firmados com empresas privadas, que renderam à SSP nada menos que R$ 2,4 milhões para reforma das estruturas em São Luís e construção do ICRIM de Timon.

Documentos a que o blog teve acesso com exclusividade apontam que, no caso de um TAC com a Volkswagen, R$ 900 mil foram destinados a uma conta específica da SSP para as melhorias estruturais. A conta foi zerada foi zerada dias depois do crédito.

A segunda é de ordem processual. Muitos promotores e até juízes têm encontrado dificuldades para manter acusados na cadeia devido à falta de laudos e perícias. “Os reiterados atrasos nas entregas dos laudos, inclusive cadavéricos, prejudicando, sobremaneira, a conclusão de processos criminais e, via de conseqüência, diversos relaxamentos de prisões por excesso de prazo, prejudicando a aplicação da lei penal”, argumentam os promotores na ação.

Gilberto Léda

Nenhum comentário: