quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Líbia: CNT Divulga Foto de Kadafi Morto


Sirta (Líbia) – O ex-ditador líbio Muamar Kadafi foi morto nesta quinta-feira ao tentar fugir de Sirta, pouco depois que combatentes do Conselho Nacional de Transição (CNT) tomaram a cidade. Depois de muitas especulações, o ministro da informação do conselho, Mahmoud Shammam, confirmou que, segundo informações de combatentes que estão na cidade, o ex-ditador foi alvejado e morreu.

Os principais porta-vozes do CNT em Trípoli ainda não anunciaram a morte de Kadafi, mas o presidente do conselho, Mustafa Abdel Jalil, fará um pronunciamento em breve. Segundo Abdel Majid, comandante do CNT em Sirta, Kadafi foi ferido nas duas pernas e na cabeça ao tentar fugir em um comboio.

Ele teria sido atingido por um ataque aéreo da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), mas a aliança militar não confirma a informação. O coronel Roland Lavoie, da Otan, informou apenas que aviões da aliança atacaram dois veículos militares que faziam parte de um comboio perto de Sirta.

O comandante do CNT em Sirta afirmou que o chefe das forças de Kadafi, Abu Bakr, também foi capturado após a tomada de Sirta, cidade natal do ex-ditador e o último grande bastião das tropas ainda leais a ele, depois de oito meses de conflito.

- Houve muitos disparos contra seu grupo e ele morreu – afirmou Majid, sobre o ex-ditador.
Além da Otan, o Departamento de Estado dos EUA informou que ainda não tem qualquer confirmação sobre a situação do ex-ditador, cujo paradeiro era desconhecido desde a tomada de Trípoli, há quase dois meses. Segundo a CNN, o CNT só confirma que um “peixe grande” foi capturado, mas não divulga seu nome.

O Globo

Nenhum comentário: