segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A Enquete da Política Sem Saída


No marketing político se diz que têm duas formas de se perder antecipadamente uma eleição: achar que já ganhou e ter certeza que já perdeu. 


Embora se tenha que repetir que enquete não tem o mesmo poder de medir intenção de votos que as pesquisas e da possibilidade de manipulação por grupos, a enquete realizada pelo blog – em que pese alguma inflação de nome – parece repetir pelo menos a sequência do quadro eleitoral.  


Manifestamente o período eleitoral ainda não foi detonado em todas as suas características, mas o que se pode notar é que os sinais exteriores indicam um grupo que acha que já ganhou e outro que – pelo menos em sua falta de ações administrativas e, principalmente, políticas – demonstra que não deseja ou já acha impossível a vitória.


Contudo a política de Chapadinha continua mera briga de torcidas. E esse é nosso maior drama.   

Ninguém debate os problemas da cidade. Enquanto o governo ressoa: “não se fala de corda em casa de enforcado”; a posição peba diz: “quem tem rabo de palha não passa perto de fogo”. 


A despolitização geral que colabora com a presente falta de soluções é a mesma que pode nos trazer de volta os tão conhecidos erros do passado.  

Nenhum comentário: