quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Enquete: Belezinha, Magno e Doracy São os Preferidos de Cada Grupo


A enquete proposta pelo blog chega ao fim com um resultado previsível e muitas dúvidas quanto à possibilidade de manipulação de votação. Vamos ao resultado, depois faço os comentários sobre os números e abordo a questão da possibilidade de a enquete receber votos em sequência do mesmo computador. 


O Resultado
O grupo governista teve o deputado Magno Bacelar como mais votado com 20% dos votos, seguido da prefeita Danúbia com 13% e depois o ex-prefeito Zé Almeida com 7 pontos percentuais. O grupo teve 58% que não votaria em nenhum dos citados na enquete. 


Pela Terceira Via o nome vencedor foi da promotora Doracy Reis (26%), o ex-deputado Vagner Pessoa teve 17 e o ex-secretário de segurança Raimundo Marques ficou com 6%. 49% disseram que não votariam em nenhum dos nomes da lista. 


Já no grupo do ex-prefeito Isaias Fortes, a empresária Belezinha teve ampla vantagem com 52%, enquanto Isamara obteve 19 e o vereador Marcelo Menezes 3%. Os que não quiseram votar nos pré-candidatos apresentados foram 24% do total de votos.

Nossa Análise

Em que pese as dúvidas quanto a possibilidade de burla, o resultado dos vencedores se encaixa na lógica política. Magno é líder inconteste de seu grupo, sendo portando normal aparecer na frente de qualquer outro nome. A empresária Belezinha é hoje a esperança de volta ao poder do grupo de Isaías, natural que lidera entre os seguidores do ex-prefeito. E a promotora Doracy surge como o nome viável entre os que não concordam com a política de Magno e Isaías. 


Com relação à prefeita Danúbia, diante da cruel impossibilidade de superar o líder do grupo Magno, vale ressaltar dois fatos: ela é quem detém o poder, melhorar seu governo e sua imagem depende mais dela que de qualquer outro e cabe a lembrança que na pré-campanha de 2007 a então Secretária de Assistência Social não tinha nem 3% em qualquer pesquisa – agora teria 13% de preferência no grupo. 


Vagner Pessoa mostrou que tem votos e o resultado de 2012 poderá ter o ex-deputado como fiel da balança.  


Carretilha Eletrônica 
O blog detectou durante as madrugadas um movimento de votação acima do razoável na enquete. No mesmo ritmo dos acessos estranhos para o horário, um nome foi turbinado e opções desfavoráveis aos demais grupos aumentadas.


Contatamos a empresa responsável pelo sistema (a BLOGGER) comunicando a suspeita. A BLOGGER respondeu que era possível votar mais de uma vez e explicou como poderia ser feito. Ao receber a resposta da mantenedora do Blog pensamos em retirar a enquete e não mais disponibilizá-las neste espaço. 


Mas lembramos que inúmeras vezes alertamos que tais sondagens não têm a confiabilidade das pesquisas de opinião e  que os meios de interferir estão disponíveis por simples consulta ao Google, o que - em tese - poderia colocar os grupos em igualdade, caso queiram lançar mão da “carretilha eletrônica”, resolvemos, portanto, em respeito ao leitor, manter a enquete com os vencedores não sem antes reforçar o alerta para a possibilidade de manipulação.

Nenhum comentário: