segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Trânsito: Brasil Registra 35 mil Mortes Por Ano


O Diretor Geral do DETRAN-MA, Flávio Trindade Jerônimo esteve em Chapadinha na última sexta-feira (23) e, após empossar o novo diretor da 6ª CIRETRAN, proferiu palestra sobre os números de acidente de trânsito no Brasil e Maranhão, como parte das ações educativas do órgão na Semana Nacional de Trânsito. A primeira fala de Flávio aconteceu no Auditório da Prefeitura e a segunda, no período da tarde, no Colégio Raimundo Araújo. 

Por triste coincidência as violentas estatísticas apresentadas pelo diretor do DETRAN iriam, horas depois, consternar toda a cidade no noticiário da perda de 9 vidas.   

Trindade iniciou a solenidade apresentando um vídeo aos convidados onde a Diretora Geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Dra. Margareth Chan fala da Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas, que proclamou oficialmente o período de 2011 a 2020 como a Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito a fim de estimular esforços em todo o mundo para conter e reverter a tendência crescente de fatalidades e ferimentos graves em acidentes no trânsito no planeta.

Segundo os dados da OMS atualmente, registram-se mais de 1 milhão e 300 mil mortes por ano e milhões de pessoas feridas, algumas incapacitadas permanentemente, atingindo de forma majoritária aquelas na faixa etária de 15 a 44 anos de idade, significativa parcela produtiva da sociedade.

Seguindo o pedido da ONU e a determinação do Departamento Nacional de Trânsito, o DETREN-MA aderiu à campanha PARE, PENSE, MUDE – Parada Pacto Nacional pela Redução de Acidentes que tem como objetivo conscientizar todos os maranhenses sobre a necessidade de mudança do comportamento no trânsito e com essa reflexão promover a mudança de atitude, onde cada um pode fazer do trânsito um espaço de convivência mais pacífico e seguro.

De acordo com dados do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), acontecem aproximadamente 35 mil mortes em acidentes de trânsito, por ano, em todo o Brasil. Em São Luís, as estatísticas do setor de Educação para o Trânsito do DETRAN também impressionam, em 2009, foram registrados 4.680 acidentes o que ocasionou 68 mortos e mais de 1.200 vítimas. Só em 2010 foram registrados 5.768 acidentes com 57 mortos e mais de 1.500 vítimas somente na capital. Já em 2011, os números já ultrapassam mais de 3.800 acidentes até agosto com 36 mortos.

A somatória de vítimas e danos impressionam, e por isso mesmo, devemos refletir e debater meios de evitar tragédias como a que vivenciamos no momento.

Nenhum comentário: