segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Por 10 a 5 PT de Chapadinha Decide Continuar no Governo Danúbia


O diretório do Partido dos Trabalhadores de Chapadinha acaba de decidir, por 10 votos contra 5, pela permanência no governo municipal. Apesar do placar dilatado, a reunião foi tensa e os defensores das teses opostas chegaram a elevar o tom dos discursos. 

A proposta da saída do governo era sustentada pelo presidente do diretório Francisco Paiva e tinha por base a alegação de falta de autonomia dos secretários petista no governo Danúbia e transparência na gestão pública. 

A corrente que defendia a permanência contava com os secretários Eduardo Braga (Assistência Social) Zezinho Lima (Trabalho e Emprego) e Juvenal Neres (Projetos Especiais) e, ainda, personalidades como Jânio Ayres, Maria Coelho e Neldan Rocha. 

Depois do resultado o grupo vencedor fez questão deixar claro que, apesar da ampla maioria haver optado pela permanência no governo e pela manutenção da aliança política, ambas dependem da observância dos termos iniciais do acordo - por parte do grupo da prefeita Danúbia e deputado Magno Bacelar; do incremento da autonomia das pastas e do avanço da transparência na gestão como um todo.  

5 comentários:

Oberdan Galvão disse...

Prezado Alexandre,
Você informa "acaba de decidir", mas infelizmente a decisão já estava tomada em outras instâncias petistas, pois estive hoje as 14:30h com o mais alto dirigente que me afirmou: "Companheiro! Não haverá mudança em Chapadinha".

Herbert Lago Castelo Branco disse...

É lamentável! Diga com que tu andas que direi quem tu és.
Os "companheiros" são coniventes com o relatório do conselho municipal de saúde que aponta desvio de recursos públicos.

adriana disse...

É o PT dos tempos modernos...
Se me dissessem que isso aconteceria com o PT que direcionava a minha conduta nos tempos de movimento estudantil na UFMA, diria que era estratégia do imperialismo para derrotar as forças revolucionárias que lutavam pela conquista da hegemonia pela classe proletária - velhos tempos!
Enfim, minha utopia, cada dia mais utópica...
Força aos companheiros (e muita sabedoria na condução de uma causa que nos direcionou a prática política a vida toda.)
Adriana Cunha

Alexandre Pinheiro disse...

Bons comentários! Os dez votos foram de membros do diretório local e a concordância da direção estadual só legitima a decisão. Os maus feitos da saúde de Chapadinha, assim como as mazelas dos governos federal e estadual, não podem ser atribuídos ao petista comum, no contexto não passam de argumento preordenado pra constranger. Só se muda alguma coisa com o poder e a utopia, ah... essa palavra idílica: ninguém costuma mesmo “assistir ao formidável enterro de nossa última quimera”.

Herbert Lago Castelo Branco disse...

Não é porque estamos em tempos modernos que temos que vender a nossa alma ou a nossa dignidade.
Sei que para a gente mudar alguma coisa temos que participar, está dentro. Mas os próprio companheiros falaram em reunião no dia 5 de setembro, onde eu estava presente, que eles não tinham orçamento e nem autonomia de nada.
Hoje o PT do Maranhão está na Vice-Governadoria. Vocês acham que houve alguma mudança? Vai mudar alguma coisa a não ser o salário de algumas pessoas?
Não tenho hábito de constranger ninguém. Quando falei que os companheiros estão sendo coniventes com os desmandos da atual administração municipal de Chapadinha é porque o nosso presidente do PT local que também é membro do Conselho Municipal de Saúde nos apresentou o relatório do Conselho e confirmou as irregularidades e acredito no que ele nos disse.
Já que os companheiros estão sabendo das irregularidades e querem continuar não sei até quando, que eles defendam também estes desmandos porque eles estão ganhando para isso.